Emissão zero na categoria Água

Sofitel Guarujá Jequitimar recebe Prêmio Brasil Ambiental por evitar a liberação de 40 milhões de litros de efluentes no meio ambiente

Notícia publicada em 14 de dezembro de 2018

João Carlos Polalak (Gerente Geral), Antonietta Varlese (VP de Comunicação e Responsabilidade Social AccorHotels), Luis Fernando Mattos (Gerente de Manutenção) e Márcia Miranda (Gerente de Operações)

A 14ª edição do Prêmio Brasil Ambiental, organizada pela AmCham Rio (Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro), premiou o Sofitel Guarujá Jequitimar em 1º lugar na categoria Água, pelo seu projeto "Emissão Zero", que reaproveita toda água do tratamento de efluentes e das chuvas no próprio resort. A iniciativa foi Idealizada por Luis Fernando Mattos, Gerente de Manutenção do hotel, com o suporte de João Carlos Pollak, Gerente Geral do Sofitel Guarujá Jequitimar. "É uma honra para a nossa equipe receber um prêmio tão importante, que reconhece um esforço do grupo no caminho da sustentabilidade. Foi uma grata surpresa", afirma o Sr. Pollak. O prêmio reconhece desde 2005 as organizações com melhores práticas em sustentabilidade.

O projeto "Emissão Zero", implantado em 2010, conta com três Estações de Tratamento de Água (ETAs), uma exclusiva para a água das chuvas, uma para as águas negras e outra para as águas cinzas, de maneira que possam ser reaproveitadas em jardins, lavagens externas, banheiros e torres de refrigeração, entre outros.

O lodo gerado pelo processo recebe tratamento de desidratação por um período de seis meses e o produto seco é reutilizado em jardins e agregado em obras na manutenção. Com isso, em 12 meses, o hotel consegue evitar a liberação de 40 milhões de litros de efluentes no meio ambiente. É o primeiro hotel brasileiro a buscar certificação internacional sobre emissão zero de efluentes.

O Sofitel Guarujá Jequitimar é uma referência para as estâncias de luxo na costa de São Paulo. O hotel destaca-se pelo seu design arquitetónico, quartos confortáveis com decoração exótica e grandes instalações de lazer que incluem um spa, piscina com bar, área infantil, centro de fitness, restaurantes e bares. A estância está localizada à beira-mar na praia de Pernambuco, no Guarujá.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP