Condor
 

Brasil ganha laboratório de soluções para Cidades Inteligentes

Iluminação pública inteligente com sensor de wi-fi e disparo de arma e monitoramento por drones serão algumas das atrações do espaço

Notícia publicada em 4 de dezembro de 2018

O Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em parceria com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), inaugura, no próximo dia 12 de dezembro, o Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes. O espaço servirá de vitrine das tecnologias que podem ser implementadas para tornar as cidades inteligentes como iluminação pública inteligente com sensor de wi-fi e disparo de arma e monitoramento por drones.

A intenção é que a demonstração de tecnologias inovadoras possa auxiliar gestores públicos na tomada de decisão em relação aos melhores investimentos que podem ser feitos em benefício do desenvolvimento urbano.

O Laboratório, localizado no Edifício das Águas do PTI, em Foz do Iguaçu, funcionará como uma plataforma na qual serão testadas e certificadas as soluções para cidades inteligentes. No espaço também serão customizados sistemas para a gestão dos dispositivos utilizados nas cidades.

As tecnologias já existentes no PTI como o sistema de compartilhamento de veículos elétricos, as bicicletas compartilhadas e sensores inteligentes ligados à Internet das Coisas (IoT) serão integradas ao novo laboratório, por meio da construção de uma Central de Comando e Controle Operacional (CCO).

O objetivo do PTI e da ABDI é, a partir do próximo ano, organizar caravanas de prefeitos para conhecer as tecnologias e conferir a confiabilidade de sistemas já existentes. Para isso, as instituições já estão em contato com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

"Uma cidade mais conectada, com melhor utilização dos recursos e pensamento sistêmico, permite ao poder público prover mais e melhoradas soluções aos cidadãos", afirma Jorge Augusto Callado, diretor superintendente do PTI.

O diretor superintendente exemplifica como essas tecnologias podem trazer benefícios à população das cidades. "Para que as experiências da população com os serviços das cidades sejam mais ágeis e com soluções completas, diminuindo filas e burocracias e melhorando a gestão da cidade e seus equipamentos". 

Cidades Inteligentes - Conceito

As cidades inteligentes utilizam tecnologias para um aproveitamento mais eficiente dos recursos disponíveis, com o menor impacto ambiental possível, e melhoraram a qualidade de vida dos cidadãos. 

O Laboratório Vivo do PTI vai envolver um conjunto amplo de atores, formado por empresas, centros de tecnologia e pesquisa, pessoas e seus dispositivos, a fim de disseminar os conceitos e as soluções das cidades inteligentes.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP