Black Friday - Congresso 2025
 

De hoteleiros para provedores de experiência

Essa foi a tônica do seminário da ADIT Hotel que debateu desenvolvimento e investimentos hoteleiros no Brasil

Notícia publicada em 7 de novembro de 2018

Felipe Cavalcante, presidente da ADIT Brasil, durante a 1a edição do ADIT Hotel, realizado em São Paulo

Para discutir as tendências, transformações e evolução da hotelaria no país, a ADIT Brasil inovou e lançou a primeira edição do ADIT Hotel - Seminário sobre Desenvolvimento e Investimentos Hoteleiros, que ocorreu na última segunda-feira (5 de novembro), no Hotel Pullman São Paulo Vila Olímpia. O evento reuniu grandes redes, hotéis independentes, gestores, consultores e desenvolvedores, além de síndicos e proprietários de condo-hotéis, pool e flats, para fomentar discussões e disseminar as melhores práticas no setor.

O presidente da ADIT Brasil - Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil, Felipe Cavalcante, deu boas-vindas ao público e disse que estava feliz porque vínhamos de uma política e de uma economia que estava com uma âncora amarrando os negócios e essa âncora parece que será superada com os movimentos de designação de um novo ministério de notáveis para o Brasil, embora acreditando que só teremos resultados visíveis do novo governo a partir do segundo semestre de 2019. Disse ainda que antes os investidores queriam encontros de 15 minutos e hoje esses encontros já duram mais de duas horas, o que acena que os investidores não deixaram de olhar o país.

"Acho que o presidente está com um capital político que raras vezes existiram no Brasil, e que ele vai ter muita força nos primeiros meses, exatamente por ser uma governabilidade a longo prazo, acho que obviamente ele não vai aprovar tudo, qualquer pessoa que ache que ele vai aprovar todas as reformas é ingênuo, mas o caminho está dado e várias reformas vão ser feitas. Esse é um sentimento que permeia a sociedade brasileira, na hora que a grande liderança diz "olha, esse é o caminho", o poder judiciário, o poder público, as pessoas, começam a atuar mais unilateralmente, então acho que tudo isso nos deixa mais otimista e abre uma oportunidade para colocarmos mais produtos hoteleiros na prateleira", resume Cavalcante.


Na programação, o painel "Perspectivas do mercado: a visão de quem comercializa hotéis e resorts no Brasil" teve a participação de alguns dos maiores líderes em vendas do setor no país, destacando-se a presença do diretor geral de Produtos do Grupo CVC, Claiton Armelin, e do diretor do Clube de Turismo da Bancorbrás, Carlos Eduardo Pereira.  

Para falar sobre "Turismo compartilhado e a força da nova economia: o papel do timeshare e da multipropriedade no Brasil", o ADIT Hotel trouxe Francisco Costa Neto, CEO do Grupo Rio Quente Resort, e Murilo Pascoal, CEO do Beach Park Entretenimento.

Nestes dois painéis foi consenso de que é preciso que o empreendedor trabalhe com uma hotelaria inteligente, cujo foco é o encantamento do consumidor, procurando trazer muito mais entretenimento de experiências para dentro dos hotéis quanto também para as localidades onde estes equipamentos estão presentes, sem deixar de focar a atratividade da cultura local. O segmento tem que ter como propósito fazer o hóspede feliz, para isso é importante que o empreendedor deixe de ser hoteleiro e passe a ser um provedor de experiências.

O evento contou ainda com os seguintes temas: "Tendências de design e arquitetura na hotelaria", por Paulo Mancio, da AccorHotels; "A força de uma marca", por Carolina Pinheiro, do Wyndham Hotels e Resorts; "O comportamento do viajante digital no Brasil", por Carolina Haro, da Mapie; "A administração de hotéis multipropriedade", por Alexandre Zubaran, da Enjoy; "As tendências da hotelaria tradicional face aos novos meios de hospedagem", por Eduardo Camargo, da AccorHotels; e "A regulamentação de condo-hotéis", por Caio Calfat, da Caio Calfat Real Estate Consulting.

Encerrando a programação, o prêmio "Legado ADIT - Uma vida que valeu a pena ser vivida" foi entregue a Roland de Bonadona, mentor do projeto que conduziu a expansão da AccorHotels no país. Após graduar-se em Administração de Empresas na Universidade de Paris IX, Bonadona iniciou a carreira estagiando como cozinheiro e garçom de hotel, no início dos anos 70. Em 1990, quando já ocupava o cargo de gerente de desenvolvimento da rede Sofitel na França, foi transferido para o Brasil para trabalhar na expansão local da marca. Logo foi nomeado diretor da AccorHotels no país e liderou um projeto que ajudou a consolidar o Grupo Accor na liderança do negócio hoteleiro nacional e o Brasil como terceiro maior mercado mundial da companhia. Após assumir também a responsabilidade pelas Américas do Sul e Central, por México e Caribe e, por fim, por Canadá e Estados Unidos, o profissional encerrou em 2015 uma carreira de 42 anos na Accor. Fundou então a Bonadona Hotel Consulting, passando a oferecer assessoria estratégica para grupos hoteleiros e imobiliários. Planejamento, diagnóstico organizacional, acompanhamento de negociações e mediação de litígios estão entre os serviços prestados. O Brasil segue sendo seu lar. "É um país de contrastes e grandes desafios, mas de um povo fantástico e com grande potencial para Turismo & Hospitalidade", comentou.

Fotos: Divulgação ADIT Brasil

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP