Condor
 

Como o Shopping Plaza Macaé espera otimizar o uso da energia elétrica

Ao investir na automação do sistema de HVAC, empreendimento prevê reduzir em até 20% o consumo, além de melhorar o conforto térmico

Notícia publicada em 4 de outubro de 2018

Inaugurado em 2008, o Shopping Plaza Macaé, no Estado do Rio de Janeiro, oferece diversas lojas, restaurantes, hipermercado, ampla praça de alimentação, opções de lazer e modernas salas de cinema stadium. Com 28 mil m² de área total construída e 22.955 m² de área bruta locável, o empreendimento conta ainda com projeto arquitetônico que privilegia a iluminação natural, além de climatização e estacionamento com 1.139 vagas. Desde agosto de 2012, a administração e a comercialização do Shopping Plaza Macaé é de responsabilidade da BRMalls, maior empresa integrada de shopping centers do Brasil.

O Plaza Macaé não tinha nenhum sistema de automação e era baixa a qualidade na climatização, tanto em consumo quanto em conforto térmico. Para automatizar o sistema de HVAC, melhorar o conforto térmico e reduzir o consumo de energia elétrica, a brMalls recorreu a Johnson Controls.

A multinacional instalou dois computadores e quadro de comando para controlar a CAG, modulando as bombas, torres e chillers. Além disso, o shopping fez um aditivo para instalar atuadores nas linhas de água gelada (AG) e ar condicionado para fechar e abrir as válvulas dependendo de qual e quantos chillers estão operando. O sistema também modula a abertura da válvula duas vias dos fancoils de acordo com a temperatura do ambiente a ser refrigerado, controlando a vazão de AG.

Segundo a Johnson Controls, o sistema de controle inteligente prioriza a eficiência, sem deixar de lado o conforto térmico dos usuários do shopping. "O estudo ainda está sendo feito, mas estima-se uma redução de até 20% em comparação ao custo anterior, sem contar a melhoria operacional", acrescenta Fernando Gonçalves, executivo de Contas da Johnson Controls.

"Ainda estamos fazendo alguns ajustes, mas já tivemos o benefício de operar a CAG e as casas de máquinas em automático, obedecendo aos horários sem falha humana em atrasar o horário de ligar ou até mesmo desligar. A automação também está ajudando a manter a temperatura do mall dentro dos padrões da auditoria de qualidade, modulando os equipamentos de acordo com a carga térmica e a temperatura ambiente", finaliza Rafael Pedrosa, Analista de Operações da BRMalls.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP