Como o Shopping Plaza Macaé espera otimizar o uso da energia elétrica

Ao investir na automação do sistema de HVAC, empreendimento prevê reduzir em até 20% o consumo, além de melhorar o conforto térmico

Notícia publicada em 4 de outubro de 2018

Inaugurado em 2008, o Shopping Plaza Macaé, no Estado do Rio de Janeiro, oferece diversas lojas, restaurantes, hipermercado, ampla praça de alimentação, opções de lazer e modernas salas de cinema stadium. Com 28 mil m² de área total construída e 22.955 m² de área bruta locável, o empreendimento conta ainda com projeto arquitetônico que privilegia a iluminação natural, além de climatização e estacionamento com 1.139 vagas. Desde agosto de 2012, a administração e a comercialização do Shopping Plaza Macaé é de responsabilidade da BRMalls, maior empresa integrada de shopping centers do Brasil.

O Plaza Macaé não tinha nenhum sistema de automação e era baixa a qualidade na climatização, tanto em consumo quanto em conforto térmico. Para automatizar o sistema de HVAC, melhorar o conforto térmico e reduzir o consumo de energia elétrica, a brMalls recorreu a Johnson Controls.

A multinacional instalou dois computadores e quadro de comando para controlar a CAG, modulando as bombas, torres e chillers. Além disso, o shopping fez um aditivo para instalar atuadores nas linhas de água gelada (AG) e ar condicionado para fechar e abrir as válvulas dependendo de qual e quantos chillers estão operando. O sistema também modula a abertura da válvula duas vias dos fancoils de acordo com a temperatura do ambiente a ser refrigerado, controlando a vazão de AG.

Segundo a Johnson Controls, o sistema de controle inteligente prioriza a eficiência, sem deixar de lado o conforto térmico dos usuários do shopping. "O estudo ainda está sendo feito, mas estima-se uma redução de até 20% em comparação ao custo anterior, sem contar a melhoria operacional", acrescenta Fernando Gonçalves, executivo de Contas da Johnson Controls.

"Ainda estamos fazendo alguns ajustes, mas já tivemos o benefício de operar a CAG e as casas de máquinas em automático, obedecendo aos horários sem falha humana em atrasar o horário de ligar ou até mesmo desligar. A automação também está ajudando a manter a temperatura do mall dentro dos padrões da auditoria de qualidade, modulando os equipamentos de acordo com a carga térmica e a temperatura ambiente", finaliza Rafael Pedrosa, Analista de Operações da BRMalls.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP