Ágora Tech Park avança com agilidade

Parque tecnológico está sendo construído no Perini Business Park, em Joinville


A instalação do prédio principal do Ágora Tech Park - parque tecnológico com área total de 140 mil m2 em construção no Perini Business Park, em Joinville (SC) - avança com agilidade em duas frentes. Enquanto as obras de engenharia, iniciadas em agosto, chegam à fase final de fundações e a fábrica da Perville desenvolve os pré-moldados para começar a erguer o edifício, a inteligência comercial do empreendimento conclui o plano estratégico de ocupação do espaço, desenhado para que o Ágora Tech Park reúna representantes qualificados de todos os atores do ecossistema de inovação.

"Por mais digital que seja, a inovação acontece no mundo físico, no ambiente real, e precisa de gente esbarrando em gente", afirmou o empreendedor de tecnologia  Romero Rodrigues, ao conhecer o conceito do Ágora Tech Park.

Alison Takano, diretor Comercial do Perini Business Park, lembra que um parque tecnológico, para ser bem sucedido, precisa ir muito além de um ambiente físico apropriado para potencializar conexões. Precisa reunir um ecossistema colaborativo que integre inovação, experiência empreendedora e capital, criando condições para reunir conhecimento, viabilizar desenvolvimento e mentoria e atrair recursos para investimentos, estimulando a cooperação entre instituições, universidades, empresas, governo e sociedade.

"O plano de ocupação do prédio principal do Ágora reúne três características essenciais para um empreendimento de inovação: privacidade de alguns ambientes destinados à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias; sinergia do espaço, a fim de promover maior interação entre ambiente e usuário; e flexibilidade de espaços para comportar futuras expansões das empresas", diz Takano. Ele destaca que mais da metade da área total de 6 mil m2 deste prédio foi planejada para promover a interação entre os atores do ecossistema, em diversos ambientes de convivência.

No Ágora Tech Park, os espaços compartilhados vão ocupar todo o piso térreo, com uma praça coberta, que contará com auditório e salas de treinamento para locação pontual, além da ampla e diversificada praça de alimentação.  No primeiro pavimento, haverá também uma área de apresentação de pitches e um espaço aberto para a colaboração, destinado a receber pessoas da comunidade que queiram interagir no ambiente de inovação do empreendimento.

Os 2,7 mil mdas áreas de locação do Ágora Tech Park estarão distribuídos na outra parte do primeiro pavimento e em todo o segundo andar, com espaços a partir de 18 m² . Eles serão ocupados por instituições de pesquisa e desenvolvimento, empresas de tecnologia, incubadoras, aceleradoras, coworkings, centros de pesquisa, fablabs,  empresas de serviços de suporte (treinamento, coaching, marcas e patentes, jurídico, alimentação) e outras atividades relacionadas à tecnologia.

Perini Business Park


O Ágora Tech Park é um parque tecnológico, com área total de 140 mil m2, que está sendo construído no Perini Business Park, em Joinville, norte do Estado de Santa Catarina, maior parque empresarial multissetorial da América do Sul. São mais de 2,8 milhões mde área total. Atualmente, o Perini possui 300 mil m² de área construída e reúne mais de 160 empresas, de 12 diferentes nacionalidades que, juntas, geram faturamento anual superior a R$ 4,3 bilhões, o que representa cerca de 21% do PIB de Joinville e 2% do PIB de Santa Catarina.

Diversos segmentos econômicos estão representados no parque, como automobilístico, plástico, agroindustrial, metalmecânico, eletroeletrônico, metalúrgico, químico, logístico, construção civil, softwares e serviços. O Perini Business Park é o único parque empresarial a sediar o campus de uma universidade pública. O complexo da UFSC no Perini Business Park foi inaugurado em março de 2018, com uma área de aproximadamente 13 mil m2. Diariamente 7,5 mil pessoas circulam no Perini, entre profissionais e estudantes.
 
Network e planejamento do Ágora

Para desenvolver o planejamento de ocupação do parque tecnológico, a equipe do Ágora realizou uma série de visitas técnicas, em que ouviu e trocou experiências com profissionais, empresas e cidades onde existem centros de inovação bem sucedidos. O benchmark para o roteiro conceitual do Ágora incluiu TecnoPuc (RS), Acate (SC), Cubo (SP), Porto Digital (PE) e uma visita à universidade e empresas de tecnologia de Israel, um dos países mais inovadores do mundo.

Para promover a aproximação com o ecossistema de inovação de Santa Catarina, ao longo de 2018, o empreendimento patrocinou eventos como a Expoinovação, o Startup Summit 2018, o programa de formação e capacitação Startup SC e os eventos Startup Weekends em 15 cidades do estado.  Além disso, estão sendo promovidos esforços para aproximar as universidades da região do mercado, visando fomentar a pesquisa científica aplicada. O apoio ao evento CBraVIC e a atuação junto ao Hub UFSC-Perini são exemplos de ações neste sentido.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP