Condor
 

Cantareira Norte Shopping aposta em sistema hídrico autossustentável

Fruto de um investimento de mais de R$ 4 milhões, solução trata 4,5 milhões de litros de esgoto por mês


Inaugurado há pouco mais de dois anos, o Cantareira Norte Shopping se tornou um importante centro de compras e lazer na região norte da capital paulista e é hoje um dos poucos empreendimentos na cidade que possui sistema hídrico autossuficiente e capacidade para tratar 4,5 milhões de litros de esgoto por mês. 

A solução sustentável teve um custo de implementação de cerca de R$ 4,3 milhões e traz um enorme ganho tanto para o empreendimento comercial, que economiza entre 25% e 30% todo mês, quanto para a região, já que o Cantareira Norte Shopping não utiliza nenhuma gota de água do Sistema Cantareira, responsável por abastecer a região. 

Para a depuração, o sistema capta toda a água utilizada nos sanitários e lojas de alimentação a armazena em um reservatório da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Lá, ela passa por processos químicos e biológicos de purificação e retorna 4 horas depois como água de reuso para ser novamente usada na irrigação de jardins, em descargas e, ainda, nas torres de resfriamento. 

Já a água potável do shopping é proveniente de um poço artesiano e armazenada em dois tanques de 250 mil litros cada, o que totaliza 500 mil litros de água. A média diária de consumo varia entre 80 e 100 mil litros. 

A medida adotada pelo Cantareira Norte Shopping o inseriu dentro das estatísticas divulgadas pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) em seu Relatório de Sustentabilidade, que traz dados importantes sobre o setor. Nele, os últimos índices divulgados mostram que 18,6 bilhões de litros de água por ano são tratados pelos empreendimentos, o equivalente a 620 piscinas olímpicas por mês. E de reuso, o número chega 6,6 bilhões de litros de água por ano, o que é proporcional a 220 piscinas olímpicas por mês.

"O nosso shopping foi concebido não só para oferecer opções de compras, serviços e lazer à região. Desde o início do projeto, houve a preocupação em criar um modelo com soluções sustentáveis que gerasse economia de água e evitasse o desperdício", afirma Geraldo Carvalho, superintendente do Cantareira Norte Shopping. 

Além de ser autossuficiente em questões hídricas, vale destacar que o empreendimento também foi o primeiro no Brasil a utilizar o sistema BIM - Building Information Modeling -, que permitiu planejar o gerenciamento da obra e, consequentemente, diminuir o custo do empreendimento. Até hoje, utiliza 100% da sua iluminação em LED, possui mecanismos inteligentes para auto regulagem do ar-condicionado, automação das escadas rolantes e elevadores, evitando o uso desnecessário de energia. 

O Cantareira Norte Shopping ocupa um terreno de 75 mil m² e tem 27 mil m² de Área Bruta Locável (ABL). Está localizado a 3 km do Rodoanel, no entroncamento da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães e Estrada do Corredor, importantes eixos de crescimento.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP