Black Friday - Congresso 2025
 

EXPOPRAG 2018, em São Paulo, é recorde de público

Após movimentar R$ 2,3 bilhões em 2017, mercado deve crescer 4% neste ano; no Brasil atuam 10,5 mil empresas

A 12ª edição do maior encontro da América Latina do mercado de controle de vetores e pragas urbanas superou todas as expectativas. No evento de encerramento foi apresentado o balanço da EXPOPRAG 2018, realizada de 29 a 31 de agosto, em São Paulo. No total, foram 2.880 participantes vindos de 21 estados brasileiros e de 13 países, entre eles, China, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Equador e outros.

"É emocionante este sucesso! Estamos extremamente satisfeitos com estes números e com a participação de todos que nos fizeram alcançar a ampliação de 40% no espaço da feira e congresso, em relação à última edição. O recorde de público deste ano em comparação com todas as 12 edições da EXPOPRAG superaram todas as expectativas", apontou Marcos Gennaro, presidente da Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (APRAG), que organiza o evento a cada dois anos.

Durante o encerramento, Dilceu Scapinello, coordenador da EXPOPRAG, destacou: "agradecemos a presença e participação de todos os patrocinadores, expositores, congressistas, palestrantes e visitantes que contribuíram para este resultado incrível".

Durante o evento, o biólogo e vice-presidente executivo da Aprag, Sergio Bocalini, foi homenageado com o prêmio anual Jair Rosa Duarte deste ano. Emocionado, agradeceu Antonio Marco França, presidente do Sindiprag,  que o convidou há 18 anos a vir para a Aprag. "Graças a este convite, tenho me dedicado integralmente ao associativismo e fico imensamente feliz com esta homenagem", disse.

A demanda do mercado de vetores e pragas urbanas em 2018 está crescendo pela 14ª vez seguida acima do crescimento da economia nacional, desde que o dado começou a ser registrado pelo segmento. "O setor vem evoluindo ao longo destes 14 anos com expressivos investimentos em produtividade, capacitação e profissionalização. O ambiente da EXPOPRAG propicia o intercâmbio de conhecimentos sobre produtos e serviços inovadores, treinamentos e gestão essenciais para o contínuo desenvolvimento do mercado", apontou Scapinello.

Tendo como principal tomador de serviços os setores de alimentos e bebidas, hotéis, farmacêutico e hospitalar, o mercado movimentou cerca de R$ 2,3 bilhões em 2017 e estima-se que deve crescer 4% em 2018. No Brasil, atuam 10,5 mil empresas, desde fabricantes, distribuidores a prestadores de serviços, entre outros. A atividade emprega cerca de 28 mil trabalhadores em todo o País (empresas controladoras de pragas sem contar os agentes de saúde envolvidos neste controle), segundo dados da empresa de pesquisa PHCFOCO.

"Entre os fatores que influenciaram o bom desempenho do mercado estão episódios graves que afetam a saúde pública, como os casos recentes de aumento de acidentes com picadas de escorpiões e proliferação de pombos, que repercutem na população. Isto tudo vem gerando mais procura por soluções e serviços de empresas especializadas no controle de pragas. A expectativa para o período de temperaturas mais altas com a proximidade das estações primavera e verão, em que a proliferação de vetores e pragas é maior, é de que a demanda por este serviço cresça 15% nos próximos meses", afirmou Scapinello.

Mulheres mostram sua força na Expoprag 2018

O empoderamento feminino foi o tema principal do Espaço Mulher que aconteceu no dia 30 de agosto, na parte da manhã, na Expoprag. Na abertura, Paula Hara, empresária e organizadora do evento, afirmou que o Espaço Mulher é um momento especial para as empresárias do mercado, "pois colocamos amor e carinho em tudo que fazemos". Na sequência, a também empresária e diretora da Aprag, Carla Ronchi, falou sobre a possibilidade de o mercado contratar maior número de técnicas em controle de pragas. "Temos necessidade de contratação de pessoas e as mulheres possuem a qualificação necessária para atuar neste mercado. Ela apresentou 5 dicas para contratação de mulheres na área: repensar as nossas necessidades, atualizar as descrições de trabalho, mostrar as empresas às mulheres, realçar o programa de treinamento e oferecer suporte e orientação.

As palestrantes do evento, patrocinado pela Bayer, foram a psicóloga Vania Vidal; e Nathália França, coach de empoderamento feminino. Segundo ela, temos que praticar a gratidão de forma ativa. Uma maneira de fazer isto é escrever à noite três sentimentos de gratidão por coisas boas que aconteceram na sua vida. "A gratidão é o caminho para a transformação das nossas vidas e vem sendo estudada pela neurociência."

Nathalia França promoveu uma reflexão para as participantes sobre o empoderamento. Segundo ela, as mulheres por serem guerreiras por natureza, mães por instinto e profissionais por competência têm atributos que as tornam especiais e empoderadas.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP