O mercado mudou, assim como as pessoas. Por isso, é preciso atender o novo perfil de consumidor que procura cada vez mais por ações personalizadas. E seguindo esta tendência, a AccorHotels traz um novo conceito para o setor hoteleiro onde a arquitetura, design, gastronomia e inovação são as peças-chaves para a geração de experiências diversificadas para as pessoas. Sim, pessoas. Afinal, mais que suprir as necessidades dos hóspedes, a proposta é entender e atender o público em geral. E todos estes pontos foram apresentados e discutidos no Design & Technical Summit - o maior evento de inspiração e formação do mercado hoteleiro, realizado ontem (28 de agosto), em São Paulo.
"Estamos diante de um cenário disruptivo onde as experiências são o ponto central do sucesso ou não de um negócio. Por isso, projetos com design e inovação tecnológica já são uma realidade em nossos hotéis, pois acreditamos que eles são elementos fundamentais para esta nova era da indústria hoteleira. Tudo isso para oferecer as pessoas as mais variadas experiências, pois a ideia é entregar algo além do esperado", explica Paulo Mancio, SVP de Design e Construção da AccorHotels América do Sul.
Paulo Mancio, SVP de Design e Construção da AccorHotels América do Sul, e Patrick Mendes, CEO da AccorHotels na América do Sul
Em sua terceira edição, o Design & Technical Summit contou com uma série de debates. Guga Stocco - CEO da GR1D, Arthur Casas - arquiteto e proprietário do Studio Arthur Casas, Chiara Gadaleta - estilista e consultora de Moda Sustentável, Kiko Sobrino - designer e artista plástico, Ricardo Natale - CEO do Experience Club, Hans Donner - designer, Raimundo Ribeiro e Daniel Fraianeli - executivos da LG, e Guto Requena - arquiteto do Estúdio Guto Requena foram alguns dos palestrantes.
Já os painéis tiveram a participação de Erlise Tancredi - da Kitchen Consultant, Marcelo Fernandes - empresário do segmento da alimentação e um grande incentivador da gastronomia brasileira; Beetto Saad - publicitário e jornalista; e Lucas Demetrescu - F&B Manager da AccorHotels, apontaram a importância da gastronomia como um dos elementos para conectar pessoas e gerar de experiências sensorial. E para falar sobre o universo Décor: Jóia Bergamo - arquiteta e designer de interiores, Sérgio Athié - arquiteto do renomado e premiado escritório Athié Wohnrath, Vitor Penha - arquiteto e sócio do Estúdio Penha, abordaram a importância da quebra de conceitos ultrapassados para atender o público que busca inovação e novas maneiras de viver, conviver e interagir.
Com participação de mais de 900 pessoas, o Design & Technical Summit contou com marcas renomadas do universo hoteleiro. Na categoria Máster: Artefacto, Breton, Duravit, LG, Hansgrohe, Le Club AccorHotels, Portobello, Uniflex e Vitra. Patrocínio: AQCEZ, Artesian, Assa Abloy, Athié Wohnrath, Beltech, Castor, Ceusa, Cook Machine, Deca, Docol, Durafloor, Duratex, Eucafloor, Exprest, Hamam, LHD, L'oeil, Luminance, Imaginação Brasil, Kenby, KOMM, Macom, Miroo, Mohawk Group, Padrão Argil, Rap Engenharia, Riberar, Roca, Saga Systems, Samsung, Saint Gobain, São Carlos Decorações, São Rafael, Shaw Contract, Tapetes São Carlos, Tarkett, Topema Innovations, Tramontina, Vescom, Xrobo. Além disso, o evento contou com o Apoio Institucional da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), DW! São Paulo Design Weekend, Green Building Council e a HIGH DESIGN - Home & Office Expo.
Conheça os vencedores do Prêmio Design & Technical Summit 2018
Durante o evento, foram anunciados os vencedores da 3ª edição do Prêmio "Um espaço 100 funções". A premiação tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de novas ideias, criar novos sistemas e soluções em projetos para o mercado hoteleiro, além de inovar os atuais meios de hospedagem.
Os ganhadores da categoria Estudantes foram Kaique Eduardo de Freitas Sepulveda e Gabriel Sabatino Basini, discentes da Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP, com o "Join Hotel", projeto de apartamento versátil, aconchegante e adaptável.
Já na dos Profissionais, os vitoriosos foram os arquitetos Leonardo Guido Militello e Fernando Hitzig, da Hitzig e Militello Arquitectos, que apresentaram o plano baseado em Identidade e Comunidade, convidando os hóspedes a modelarem o espaço ofertado pelo hotel.
Equipamento e Serviços premiou André Luiz Pereira Pinto, da POKT Design + Arquitetura, com o projeto "Poltrona de Dobrar", um móvel versátil que favorece a criação de diversos espaços dinâmicos.
Os vencedores das três categorias receberam troféus e um pacote de viagem para final de semana com hospedagem em um dos hotéis AccorHotels na América do Sul. Além disso, a categoria Profissionais premiou os arquitetos com um contrato para implementar o projeto em um dos hotéis da rede.
"Conseguimos provocar os inscritos a trazer ideias revolucionárias para a hotelaria. Não só foram reconhecidos pelo Design & Technical Summit, mas vamos levá-los como exemplo pra todo o setor", conclui Paulo Mancio.
Fotos: João Passos