Black Friday - Congresso 2025
 

Reajustes tarifários de energia serão de 15,08% e 17,67%

Aumento anunciado pela ANEEL para clientes da Eletropaulo entra em vigor nesta quarta-feira (04/07)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou hoje as novas tarifas de energia da Eletropaulo, que começam a vigorar a partir desta quarta-feira (4 de julho). O efeito médio será de 15,84% para os clientes da concessionária. Para as unidades residenciais e comércio será de 15,08%, enquanto para média e alta tensões será de 17,67%.

A parcela da distribuidora representou 1,8% do efeito médio (15,84%), já incluindo a inflação do período. Neste ano, o índice da Eletropaulo, assim como os das outras distribuidoras que já tiveram suas tarifas ajustadas, foi impactado, principalmente, pelos custos relacionados com a geração de energia, de 8,9%, que não são gerenciáveis pela concessionaria. A composição da nova tarifa tem, ainda, 5,1% de encargos setoriais.

 

Composição do reajuste tarifário

Segundo a companhia, em uma conta de luz residencial no valor de R$ 100,00, cerca de R$ 15,44 são destinados às atividades da distribuidora para investimento em expansão e manutenção da rede, atendimento ao cliente, remuneração aos colaboradores, além dos demais custos operacionais e administrativos.

O período compreendido para a análise do reajuste foi de julho de 2017 a junho deste ano. Para o cálculo do reajuste, a Concessionária leva em consideração as variações da inflação, menos um fator de produtividade das companhias. A aquisição da Eletropaulo pela Enel não impactou este reajuste, garante a empresa.

Veja como ficou a composição da conta de energia após aprovação do reajuste tarifário divulgado hoje:

Composição da conta de energia

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP