Como são aquecidos os gramados do Mundial na Rússia

Presente em oito das 12 arenas do maior campeonato de futebol do mundo, tecnologia também aquece água potável e piso

O maior campeonato de futebol da face da Terra acontece de 14 de junho a 15 de julho em 11 locais, em um total de 12 estádios, na Rússia. Para garantir as melhores condições de jogo no Mundial, a REHAU (nas áreas de Construção, Automóvel e Indústria no Brasil e no mundo e trabalha com o princípio de substituir materiais tradicionais por soluções criativas de polímeros de melhor desempenho) levou para os empreendimentos soluções inovadoras de aquecimento de grama e outros sistemas de polímeros. Oito estádios optaram pela tecnologia de aquecimento de relva da empresa.

De acordo com a companhia, os tubos RAUTHERM foram instalados abaixo das bases, num total de 64.000 metros quadrados e agora aquecem o gramado de forma confiável no inverno. Em caso de altas temperaturas no verão, o sistema também permite o esfriamento.

Distribuição uniforme de calor

A tecnologia Railfix é utilizada pela REHAU na colocação dos tubos de polímero. No processo, os trilhos especiais asseguram que os tubos e os circuitos de aquecimento sejam inseridos precisamente como planejado, garantindo uma distribuição de calor uniforme. Os tubos são colocados cerca de 25 centímetros abaixo do gramado e, portanto, são protegidos contra danos. A grama do campo pode ser cultivada profundamente sem o risco de danificar as tubulações. As conexões e os canos em si são projetados de tal forma que danos ou até mesmo um vazamento é descartado sem ação externa.

Além disso, o sistema de distribuição Tichelmann pré-isolado reduz as perdas de calor e provoca menos custos operacionais do que um sistema não isolado, de acordo com a empresa. Portanto, o sistema de controle inteligente do aquecimento opera na chamada faixa de baixa temperatura com um valor máximo de cerca de +2 graus Celsius na superfície do gramado. Esta baixa temperatura tem a vantagem de que o consumo de energia primária seja baixo e o dano no gramado seja evitado.

No Mundial de seleções, os tubos e canos de aquecimento realizam também o aquecimento da água potável, bem como do piso radiante nas salas de eventos da maioria dos estádios, garantindo as melhores condições mesmo fora das quatro linhas.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP