TELELOK
 

Novo movimento de expansões em escritórios de alto padrão

Em SP, 58% das movimentações ocorridas no segmento até agora são de empresas que decidiram ampliar suas áreas ocupadas

A análise apresentada pela Buildings em primeira mão em seu terceiro evento "Buildings Exclusive", que comemorou 10 anos de atividades da empresa de pesquisa imobiliária, mostra que 58% das movimentações ocorridas no segmento corporativo classe A em São Paulo no ano de 2018 foram realizadas por empresas que já ocupavam prédios de alto padrão e expandiram suas áreas ocupadas nesse mesmo nicho. Esse comportamento difere da movimentação durante todo o ano de 2017 nesse segmento no mesmo mercado, que concentrou sua maior porcentagem - 65% das movimentações - em empresas que saíram de segmentos inferiores, como B e C, de salas comerciais, casas e galpões, e passaram a ocupar empreendimentos classe A, movimento chamado de "flight-to-quality", que caracterizou o comportamento do mercado imobiliário corporativo no ano passado.

Números

Em 2018, até o momento, além dos 58% de empresas que já ocupavam o segmento classe A e expandiram suas atividades dentro desse mercado, 39,5% realizaram o movimento de "flight-to-quality", passando a ocupar também edifícios de alto padrão; 2,5% das empresas mantiveram suas áreas ou reduziram suas metragens em prédios classe A.

Em 2017, apenas 30% das empresas que já ocupavam o segmento classe A expandiram suas áreas nesse mesmo nicho, e 65% das empresas saíram de edifícios de classificação inferior para ocupar empreendimentos padrão A (realizando movimentações do tipo "flight-to-quality"); no ano passado, 5% das empresas mantiveram-se estáveis ou reduziram suas metragens em prédios de alto padrão.

Para a Buildings, a expansão no segmento de alto padrão mostra um cenário mais animador para o mercado imobiliário corporativo de São Paulo. De acordo com as análises e projeções dos analistas da Buildings, o ano de 2018 será marcado por expansões, redução de descontos em negociações e aumento do preço pedido.

"Essa análise foi feita com o objetivo de mensurar uma percepção que já tínhamos do mercado, de que, com a redução contínua na taxa de vacância na cidade e mais acentuada ainda em algumas regiões, os proprietários tornam-se menos flexíveis em condições comerciais, o que desacelera o movimento 'flight-to-quality'. Assim, esses espaços começam a ser tomados pelas grandes empresas, que reagem a um cenário econômico mais favorável. É um crescimento mais orgânico do que vimos nos outros anos", comenta Fernando Didziakas, sócio da Buildings. 

Foto: Região da Faria Lima / Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP