Condor
 

Ambientes projetados para cada tipo de demanda

Clínica de reabilitação têm materiais de acabamento que facilitam a limpeza e arquitetura funcional para otimizar a operação

A SZK Arquitetura, especializada em projetos residenciais, comerciais, industriais e administração de obras, estruturou duas unidades da Clínica Pace, especialista em procedimentos de reabilitação em traumatologia e ortopedia, fisioterapia, condicionamento físico, entre outros. Elas estão situadas no Jardins (Rua Haddock Lobo, 1421) e na Vila Mariana (Rua Dr. Amâncio De Carvalho, 182).

O foco em ambas as instalações foi a inovação em todas as etapas da obra, com o intuito de proporcionar serviços e atendimento de ponta para um público exigente, com problemas de locomoção e necessidade de atividades que garantissem resultados rápidos e eficazes.

A excelência nos serviços incluía a otimização dos espaços, de modo que a clínica pudesse atender a vários pacientes, sem perder qualidade. Por isso, os ambientes foram projetados para cada tipo de demanda: tratamento de dores, correção da postura, recuperação de cirurgias, atendimento à terceira idade, fisioterapia, entre outras.

O projeto foi elaborado com base nas etapas de tratamento aos pacientes, criando uma planta física que propiciasse um ambiente todo aberto e integrado, facilitando a locomoção entre as diferentes estações de trabalho.

Os únicos ambientes fechados são os banheiros e a sala de consultório - para garantir a privacidade durante a consulta e os exames. A sala foi desenhada de forma a facilitar a entrada e locomoção de pacientes com algum tipo de restrição de mobilidade. A mesa foi colocada frente à porta, e a maca de exames, ao lado.

"Fizemos o projeto desde o início, participando de toda a criação, e pensando em todas as demandas específicas da clínica", confirma Daniel Szego, Sócio e Diretor de Desenvolvimento de Projetos Arquitetônicos Residenciais, Comerciais e Industriais da SZK Arquitetura.

Nem o quesito limpeza foi esquecido durante a elaboração do projeto: a SZK utilizou materiais que facilitassem a limpeza, já que higiene é um aspecto fundamental em se tratando de saúde. Dentre estes materiais, estão piso vinílico (resistente a impactos, além de ser lavável, o que garante a limpeza contínua) e MDF amadeirados (madeiras com um revestimento melamínico, que possibilita a limpeza sem danificar a estrutura da madeira e dos porcelanatos antiderrapantes nos banheiros).

"Acredito que tornar um ambiente agradável, sofisticado e harmônico, sem perder a funcionalidade, fará com que a clínica seja um diferencial em sua área", reforça Fernanda Sakabe, Sócia e Diretora de Planejamento e Obras da SZK Arquitetura.

O escritório realiza todos os seus trabalhos em 3D. Com a tecnologia, o arquiteto consegue ter uma visão mais realista do projeto, podendo identificar problemas e soluções com mais facilidade. Para o cliente, é possível apresentar uma simulação mais inteligível e atraente. Mas, para a Clínica Pace, o uso do 3D foi imprescindível, diz o escritório de arquitetura. "Nestas obras, foi preciso um estudo minucioso, garantindo precisão, realismo, personalização, agilidade e maior qualidade nos resultados. Ao final, conseguimos entregar as unidades idênticas às simulações via 3D", afirma Szego.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP