A evolução dos serviços a partir de uma visão holística do negócio

Grupo Brasanitas mostrará na 7a Expo INFRA Facility SP porque une a experiência e a tradição com o olhar do hoje e do futuro

15º Congresso INFRA São Paulo vem aí. Considerado um dos mais relevantes e aguardados eventos voltados para o mercado de Facilities e Properties Management, o encontro acontece nos dias 8, 9 e 10 de Maio, na capital paulista, em paralelo a 7a Expo Facility SP e com visitas técnicas à Atento, Complexo Intensidade da Cacau Show, Complexo 17.007 Nações, Nokia e Porto Seguro.

Com 56 anos de atuação neste mercado, o Grupo Brasanitas novamente é presença importante no evento, que reunirá cerca de 1.000 profissionais de FM no Centro de Convenções Frei Caneca. A Revista INFRA conversou com o Diretor Regional de Facilities Marcello Salvatore sobre a capilaridade geográfica e de negócios do Grupo, sua gestão unificada de soluções, investimento contínuo em tecnologias e processos, preocupação socioambiental e sobre os novos serviços que têm o objetivo de facilitar ainda mais o dia a dia de quem gerencia instalações prediais e corporativas.

Como o Grupo Brasanitas está posicionado atualmente?

Em 2018, o Grupo Brasanitas completou 56 anos de atuação neste mercado. Somos líderes no segmento de serviços de conservação, limpeza, manutenção de áreas verdes e serviços de apoio. Contamos com divisões especializadas que operam com o mais alto grau de eficiência. São elas: Brasanitas Limpeza e Conservação, Brasanitas Hospitalar (Higienização de Instituições de Saúde), Praxxis Controle de Pragas, Infralink (Engenharia de Manutenção) e a mais recente, a Divisão de Serviços Aeroportuários (DSA), lançada em 2017.

Poderia compartilhar alguns números do Grupo?

Destaco a nossa capilaridade geográfica e de negócios. Atualmente, temos mais de 3.000 pontos de atuação, 18 filiais, mais de 22 mil colaboradores e mais de 650 clientes. Nossas unidades estão estrategicamente instaladas em todas as regiões do país.

Quais são as áreas em que atuam?

Temos clientes dos mais diferentes setores: centrais de distribuição, concessionárias de energia, indústrias, instituições de ensino e saúde, mineradoras, prédios administrativos, shopping centers, telecomunicações, instituições financeiras, transporte coletivo e portos e aeroportos. Em shoppings, por exemplo, temos uma carteira com mais de 65 clientes, o que representa aproximadamente 1,6 milhão de m2 de ABL gerenciados.

Quanto a companhia cresceu em 2017 e quais são as expectativas para este ano?

Frente à retração vivenciada pelo mercado, fomos bastante ousados. Avançamos a casa de dois dígitos no ano passado, com expectativas de repetir esse resultado em 2018.

A que você atribui esse crescimento?

Eu diria que a empresa sempre esteve e continua muito alinhada com o desenvolvimento do mercado de Facilities Management. Recentemente, unificamos a gestão das operações de duas das nossas unidades de negócio: Ambiental e Infralink. Com isso ganhamos mais sinergia e velocidade nas decisões, o que refletirá em uma prontidão de atendimento muito maior para o nosso cliente. Esse movimento foi no sentido de tentar instigar o mercado a enxergar que isso traz vantagens de gestão, redução de custos e resultados. Demonstra o nosso propósito e capacidade de nos antecipar e nos adequar ao futuro. O nosso cliente só tem a ganhar!

Quais são os diferenciais do Grupo?

O Grupo Brasanitas tem uma característica de longevidade muito forte. Temos contratos de mais de duas décadas. Isso retrata de certa forma a maneira com que trabalhamos: "foco" na capacitação técnica, processos muito bem fundamentados e difundidos, investimento forte em treinamento e novas tecnologias, inclusive na formação de um banco de talentos, no caso de Gestores de Facilities.

Outro ponto importante a ser ressaltado é que o cliente, cada vez mais, busca clareza e transparência na sua relação de prestação de serviços, e nós temos trabalhado, incansavelmente, no desenvolvimento de ferramentas e formatos de gestão que tragam esta característica para a relação.

Outro ponto são as metodologias, não?

Com certeza! Está no "DNA" da empresa uma cultura muito própria de aprendizado e transformação deste em metodologia aplicada em nossas operações, sempre de comum acordo com nossos clientes. E o que resulta disso tudo? A sistematização do processo e a sua execução, que pode ser aferida pelo cliente em tempo real com transparência e confiabilidade, tendo como resultado uma elevação na performance da prestação de serviço.

Outro ponto importante é saber o que a nossa prestação de serviço agrega no core business dos nossos clientes. Temos trabalhado cada vez mais para oferecer estratégias e soluções que possam ajudá-los a obter economias nos mais variados dispêndios que eles possuem no seu dia a dia. Estas soluções vão desde uma troca de lâmpada/luminária com maior eficiência, até mesmo um projeto de reuso de água.

O Grupo está ampliando o seu portfólio de serviços. Você poderia falar dessas novidades?

Percebemos que o mercado está aberto a novas opções de serviços. Atualmente atuamos também em: análise/avaliação do fornecimento de energia elétrica, análise e projetos de eficiência energética, termografia, avaliação e manutenção de sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), manutenção de subestações, entre outros.

Para fechar o nosso bate-papo, por que investir novamente nos Eventos da INFRA?

Este é um evento único no mercado brasileiro para quem deseja atuar em Facilities Management. A nossa parceria com a INFRA, igualmente com o que acontece com muitos dos nossos clientes, é de longa data. Participamos de todas as edições do congresso e feira, por entender que são dois canais importantíssimos para os profissionais e empresas do setor que desejam expandir seus conhecimentos através das inovações/experiências que o mercado oferece, e que são, aqui, apresentadas. Convidamos todos para nos visitar no estande 8!

15º CONGRESSO INFRA SÃO PAULO

7ª EXPO FACILITY

TRANSFORMAÇÃO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE

8 de Maio de 2018 
(visitas técnicas Atento Itaquera | Complexo Intensidade da Cacau Show | Complexo 17.007 Nações | Nokia | Porto Seguro)
somente para inscritos no Congresso

9 e 10 de Maio de 2018
(palestras e exposição | Centro de Convenções Frei Caneca)
São Paulo | Brasil

Mais informações e inscrições: (11) 5582-3044 

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP