Black Friday - Congresso 2025
 

Diego França, da MDS Brasil, é o Entrevistado Especial do Mês

Na estreia da seção, ele detalha a Gerência Administrativa, que provê infra e serviços para mais de 400 colaboradores em sete escritórios

Facilitar o dia-dia do cliente, bem como desenvolver planos estratégicos para redução de custos sem afetar a qualidade do serviço ou produto. Essa é a principal missão dos profissionais que atuam em Facilities Management. Entram nessa lista ainda: o desenvolvimento de novos parceiros e planos de trabalhos inovadores para melhoria dos processos internos de grande impacto.

Com mais de 10 anos de experiência na área, com passagens por empresas como Polícia do Exército, Medial Saúde, Grupo GPS, CBRE, Bombardier, Global Web e atualmente na MDS Insure Brasil, Diego Ribeiro de França conhece bem esse universo e compartiha as principais responsabilidades, desafios e particularidades do seu trabalho na MDS Brasil na seção Entrevistado Especial do Mês no Portal INFRA.

No cargo de Gerente Administrativo da MDS Brasil, do MDS Group, um dos mais atraentes no ramo de corretagem no mundo, França é responsável por prover infraestrutura e serviços para mais de 400 colaboradores alocados em sete escritórios que a companhia detém em seis estados: SP, RJ, PR, SC , PE e BA. Saiba tudo no bate-papo a seguir:

Poderia nos atualizar sobre a MDS Brasil?

A MDS Brasil pertence a MDS Group e possui uma carteira de prêmios emitidos da ordem de R$ 1,8 bilhão. Criada em 1984 em resposta à necessidade de uma gestão eficiente do programa de seguros de um grande grupo econômico português, a MDS Group diversificou e expandiu a sua atividade. Atualmente, é um dos mais atraentes grupos de corretagem do mundo. No Brasil, a MDS alia alta qualidade no atendimento ao prestígio mundial da marca.

Com expertise em todos os ramos de seguros, resseguros e risco, a MDS está na gênese da Brokerslink, uma das maiores empresas internacionais de corretores independentes de seguros que apresenta uma base de 55 acionistas, representando 42 empresas de 100 países dos 5 continentes. O papel desempenhado pela MDS na Brokerslink permite criar importantes parcerias internacionais e solidificar acessos privilegiados a serviços altamente especializados.

Fale um pouco sobre a sua experiência na área.

Tenho 31 anos, formado em Gestão Finaceira e possuo 10 anos de experiência em gestão de facilities. Minha trajetória inclui passagens pelas empresas: Polícia do Exército, Medial Saúde, Grupo GPS, CBRE, Bombardier, Global Web e atualmente na MDS Insure Brasil. Na posição de Gerente Administrativo, eu e minha equipe temos como principal objetivo facilitar o dia-dia do cliente, bem como desenvolver planos estratégicos para redução de custo sem afetar a qualidade do serviço ou produto. Também temos no escopo o desenvolvimento de novos parceiros e planos de trabalhos inovadores para melhoria dos processos internos de grande impacto. Entre os serviços gerenciados, podemos citar: Facilities, Compras, Viagens e Operacional, grande envolvimento de KPIs, políticas e business.

Por que você decidiu pela profissão de Facility Manager?

Não foi uma decisão e sim um chamado, sempre digo que nasci para para atender, me doar e poder ver algo ser criado do zero. Ser um FM pra mim é como cuidar e zelar por uma familia (construir, dedicar tempo, amar, realizar e chegar ao  sucesso). Facilitar a vida das pessoas (empresa) está no meu DNA.

Qual é a abrangência do cargo e escopo de trabalho?

Minha função na MDS com FM nível Brasil vai além do facilities management e de toda área administrativa. Procuro ter o olhar de "dono do negócio". o que significa buscar sempre trazer recursos para a empresa e redução de custos na operação, com foco na inovação e no desenvolvimento/crescimento do negócio principal. Busco acompanhar o mercado atual e suas modernidades para oferecer praticidade para a MDS e suas pessoas. Melhorar cada vez mais a operação e facilitar o dia-dia são meu foco.

Poderia compartilhar um desafio que conseguiu superar e/ou case de sucesso recente que acha relevante?

Posso citar dois. O primeiro foi no projeto anterior ao da MDS, cujo desafio foi implantar 350 pessoas em 40 dias em um novo prédio. Apesar dos muitos desafios, o trabalho em equipe atingiu a sua meta e ainda com uma redução de quase R$ 3 milhões. Já o case mais recente foi desenvolver a padronização para administrar todos os serviços de facilities das diversas unidades da MDS no Brasil. Criamos processos práticos com a ajuda da tecnologia. O pensar fora da caixa foi fundamental para praticar um FM leve e eficaz.

O quer significa estar à frente da Gerência Administrativa?

Significa ser um soldado em busca da vitória diária, ter sempre o sentimento de inovar para sobreviver aos desafios, fazer o melhor a cada minuto para transformar projetos em realidade. Ser um gerente não é ser um "chefe" e sim um lider que deve ter a consciência do respeito, camaradagem, transparência, inteligência, objetivo, simplicidade e dignidade.

Como está estruturada a sua área?

Atualmente minha área é dividida em:

Facilities: Limpeza, Manutenção e Projetos;

Administrativo: Custos, Expedição, Documentação, Contratos, Sistemas, Recepção e Corpo Administrativo;

Viagens: Passagens, Táxi, Frota e Eventos; e

Planejamento: Politicas, Normas e Rotinas Administrativas e Gerenciais.

Qual é o pilar do seu modelo de liderança e como trabalha as metas com a equipe?

Sabedoria, respeito e transparência. Logo no início do ano delegamos as metas de cada um. Também está no nosso radar buscar desenvolver cada um, treinando bem e nunca deixando que entrem na zona de conforto. Realizar um rodízio entre as áreas tem sido uma estratégia boa que ajuda todos a entender o trabalho do outro, com suas peculiaridades e desafios.

A cada final de semestre fazemos uma reunião para avaliar a meta colocada e medir a evolução/desempenho de cada liderado (é possível fazer por meio de sistemas, relatórios, pesquisa de satisfação e acompanhamento diário).

Quais são os pontos cruciais a serem observados de olho em um workplace adequado à atração e manutenção dos talentos, e alinhado à cultura organizacional?

Um ambiente mais dinâmico, em que todos possam interagir e conhecer o trabalho um do outro, onde as relações mutidisciplinares consigam atingir seu objetivo. Os talentos começam a ser observados e melhor aproveitados qaundo conseguimos implantar um conceito inovador. Ter medo de mudanças não tem vez. Quanto à cultura organizacional, de tempos em tempos vale ajustar para que o sucesso ocorra e o resultado seja positivo.

A gestão da infraestrutura e dos serviços é realizada por equipe própria ou terceirizada? Por quê?

Cinquenta por cento é próprio e 50% terceirizamos. Busco dar oportunidade ao mercado e estabelecer parcerias em que o trabalho seja feito em conjunto. Acredito que mesclar a equipe é a melhor forma de obter resultado e mostrar que somos um só.

Quais são os parceiros terceiros que ajudam a prover a infraestrutura e serviços necessários para que a operação aconteça?

Em Alimentação temos a Focco EventosArquitetura (gestão de layout / obras / reparos / modernizações): a Forma Espaço. A Net Park é responsável por Estacionamento, enquanto Frotas está com a Movida. A InService está à frente da Recepção, Limpeza e Conservação. A Álamo em Manutenção Predial (elétrica, hidráulica, ar condicionado), além da Paisagismo São Paulo.

Quais características têm feito a diferença em sua atual posição?

Inovar sempre e não ter medo de mudanças. O FM de hoje deve pensar fora da caixa, ter a consciência de que o mundo está cada vez mais tecnológico e que o mercado muda constantemente e de forma agressiva a cada dia.

Está com alguma contratação de serviços terceirizados em andamento?

Atualmente, não. Todo o planjamento realizado em novembro de 2017 já foi colocado em prática. Em janeiro já conseguimos obter uma melhor performance e reduções significativas para a MDS.

Quais são suas expectativas no cargo?

Com um ano e cinco meses de MDS, procuro ajudar cada dia mais esse Grupo que tornou-se parte da minha familia. 2017 foi um ano intenso e de grandes conquistas. Sempre digo que meu foco é no agora e atenção no futuro, mas para um crescimento profissional é preciso trabalho duro, inovação e foco no resultato. A expectativa é no crescimento da MDS, com isso a censequência será de bons frutos para a minha carreira e da minha equipe.

O que falta para que a área de FM alcance uma posição mais estratégia nas companhias?

Entender que são profissionais estratégicos e não simples facilitadores. A empresa precisa mais do que um "dono de casa", precisa de executivos inovadores.

Como é o seu dia a dia e quais são os principais desafios nesta posição?

O dia-dia é intenso, somos verdadeiros bombeiros e em alguns casos membros de um esquadrão de inteligência (risos). O desafio é constante e não temos hora para iniciar ou acabar o expediente, a cabeça sempre está ligada para qualquer situação, digo que com trabalho duro e dedicação tudo sempre será positivo.

Quais conselhos daria a um profissional que pretende seguir a carreira e galgar uma posição de destaque como a sua?

Não faça pelo dinheiro, mas sim pelo compromisso de fazer o melhor, servir. Em todas as profissões, mas principalmente nesta, é preciso trabalhar com foco nas soluções, na criatividade. Atuar em Facilities Management é fazer ARTE.

Sobre a vida pessoal: missão, família, hobbies... Como você recarrega as energias?

Recarrego minhas energias com uma mesa farta e um delicioso café da manhã com a familia e amigos, além de uma boa sessão de filmes... Também não dispenso um boa pescaria (risos). Como mensagem final, gostaria de lembrar que ser lider é compartilhar o conhecimento e desenvolver pessoas para um futuro produtivo e melhor.

Comentário(s):

Boa noite, Tenho o privilégio de atender a MDS nas suas viagens E como dito na matéria, pasta que está na gestão do Diego. Trabalho há mais de 25 anos servindo pessoas e empresas. E o Diego é uma referência de profissional da área de facilities que age pensando em servir bem seu cliente interno. Justamente para que transcendam e seu cliente externo tenha também um excelente atendimento. Um ícone de profissional que age fora da caixa, não fica apenas em pensar fora dela. A MDS tem um profissional muito acima da média. Um abraço ML - Grupo MM Gerente - MM Travel

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP