Hotel Fasano Angra dos Reis inicia operação

Empreendimento de luxo na Costa Verde fluminense ganhou soluções que primam por durabilidade, requinte e qualidade

Instalado no Complexo Frade, resort de alto padrão na Costa Verde fluminense, o Hotel Fasano Angra dos Reis acaba de iniciar suas operações. Ao todo são 60 suítes que ocupam 18.052,75 m², sendo 15.040,90 m² de área coberta.

Com projeto desenvolvido pelos escritórios Bernardes & Jacobsen e Bernardes Arquitetura e construção a cargo da Lafem Engenharia, o empreendimento contempla materiais que primam pela durabilidade. É o caso do painel composto importado de Portugal e usado no fechamento dos quartos. Sua composição mistura partículas de madeira e cimento Portland, comprimidos e secos. Esse material é resistente a impactos, fogo, umidade, variações térmicas, ruídos e fungos.

Já na fachada, foram usados "brises" de um tipo de madeira pouco usual, mas igualmente resistente. A madeira passa por um tratamento de acetilação, que altera suas propriedades, impedindo que seja roída por insetos e mantendo sua estabilidade, mesmo sob condições climáticas adversas. Resiste bem aos raios UV, sem perder as características naturais.

A nova unidade do Fasano ainda conta com outros materiais sofisticados, como as louças e metais sanitários. O granito branco aparece no revestimento dos pisos, enquanto no dos banheiros o material usado foi o mármore Crema Marfil. Já nos forros há um mix de gesso acartonado com madeiras nobres.

Também foram executados processos de impermeabilização com manta no telhado do Bar Marea - o que garante resistência térmica e mecânica - e nos trechos em balanço. Bem interessante é o controle de iluminação nas suítes principais. O Business Center, por sua vez, possui revestimento acústico. Na fachada, foram aplicados painéis de chapas cimentícias revestidas com textura hidrofugante.

O Coordenador de Projetos da Lafem, Fernando Cantarino, explica que a obra teve muitos detalhes e exigências. E essa complexidade não foi a única dificuldade que se impôs ao desenvolvimento do empreendimento. "Precisamos realizar a obra ao mesmo tempo em que o projeto era desenvolvido", conta Cantarino, que, em conjunto com uma equipe média de 220 funcionários da Lafem, foi responsável pela gerenciamento do projeto.

Segundo ele, somam-se ao desafio a geografia e o clima. Por estar a cerca de 150 km da cidade do Rio, longe dos principais centros urbanos e num local de difícil acesso, deslocar a equipe de trabalho e operar a logística dos materiais foi um desafio. Também foi necessário muito planejamento no decorrer das obras por conta dos altos índices pluviométricos de Angra, fato que interfere e compromete o cronograma.

O Fasano se junta ao portfólio de diversas obras "green field" e de retrofit realizadas pela Lafem Engenharia no setor hoteleiro, sendo seis nos últimos três anos. O segmento representa cerca de 30% dos negócios da construtora, cujo volume de negócios em construção, em 2017, chega a R$ 183 milhões, compreendendo  mais de 170 mil m² de área construída.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP