Revitalização do Cais Mauá

Começam as obras do espaço que reintegrará os porto-alegrenses e seu Centro Histórico às águas do Guaíba. Serão mais de 181 mil m² dedicados à cultura, lazer, gastronomia, turismo, negócios e eventos

Começaram na última segunda-feira (5/3) as obras de revitalização do Cais Mauá, em Porto Alegre. Inspirado em alguns dos mais bem-sucedidos projetos desta natureza do mundo, ele chega para reintegrar os porto-alegrenses e seu Centro Histórico às águas do Guaíba.

Muito mais do que a reforma de um antigo espaço à população, é um complexo que vai dar mais vida à cidade. Serão mais de 181 mil m² dedicados à cultura, lazer, gastronomia, turismo, negócios e eventos. Em 25 anos, estima-se que o Cais Mauá resulte em investimentos em torno de R$ 500 milhões. Quando estiver em pleno funcionamento, vai gerar 28 mil empregos.

Em 2010, a Cais Mauá do Brasil venceu a concorrência para a revitalização da área, amparada por estudos e projetos de dois dos mais reconhecidos escritórios de arquitetura e urbanismo do mundo: o brasileiro Jaime Lerner e o escritório espanhol b720 Fermín Vázquez, autor do projeto do Mercado dos Encantos, em Barcelona, entre outros.


O plano é desenvolver o complexo em três etapas, em trechos diferentes dos mais de 3,2 km de extensão. Uma das fases corresponde à parte central, onde se localizam os armazéns que serão revitalizados e darão lugar a atividades culturais, polo de design e decoração, hotel, terminal de passageiros e a lojas, bares, restaurantes. As docas, mais ao sul, vão receber três prédios comerciais e um centro de eventos nas instalações do antigo Frigorífico do Porto. Outra etapa contemplará os espaços revitalizados que terão atividades comerciais e áreas de lazer próximo à Usina do Gasômetro.

O projeto prevê que o local seja facilmente acessado por carro, bicicleta, ônibus ou trem após a revitalização.

Nos próximos três meses, a área será limpa e organizada para, então, o trabalho se concentrar na recuperação dos tradicionais armazéns. A primeira etapa da iniciativa, que contempla a restauração de 11 armazéns, além da construção de dez novas praças, e deverá ser finalizada até dezembro de 2019.

IFrame

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP