Black Friday - Congresso 2025
 

ENGIE adquire empresa de eficiência energética no Brasil e expande atuação

Com a compra da ACS, ela avança em sua meta de faturar R$ 1 bilhão com a área de serviços no território nacional em dois anos

A ENGIE Soluções, braço de serviços do grupo francês ENGIE no Brasil, concluiu a aquisição da ACS, empresa de monitoramento remoto de consumo de energia. A companhia é líder de mercado, com participação de 40% em sua área de atuação. A compra estratégica possibilitará que a empresa atue em todos os segmentos do setor de eficiência energética.

O negócio permitirá a oferta de uma extensa gama de soluções integradas para os mais de 600 clientes que a ACS já possui - desde o monitoramento até a entrega de serviços que reduzam o consumo. A transação irá ainda expandir o leque de soluções a serem oferecidas para os mais de 700 clientes que a ENGIE já atende no Brasil.

Para Mauricio Bahr, CEO da ENGIE no Brasil, o negócio segue a meta global de focar investimentos em eficiência energética e plataformas digitais. No caso do Brasil, afirma o executivo, enquadra-se no objetivo de ampliar e diversificar a presença do grupo no país.

"Essa aquisição está perfeitamente alinhada com a estratégia da ENGIE de diversificar a sua atuação e se tornar líder na transição para um consumo de energia mais responsável. Estamos satisfeitos em expandir nosso portfólio de soluções com a aquisição da ACS", disse Bähr.

Segundo o executivo, a compra da empresa é complementar às áreas nas quais já está presente. "A ACS era a peça que faltava no nosso quebra-cabeça de soluções integradas em serviços de energia. Ao conhecer o perfil de consumo dos clientes, poderemos identificar e fornecer os melhores serviços de eficiência energética, climatização, iluminação inteligente, manutenção e instalação de equipamentos industriais, sistemas de geração solar e até mesmo a compra de energia no mercado livre, dependendo do porte do cliente e do custo da energia", explica Bähr.

Com crescimento superior a dois dígitos nos últimos anos, a ACS utiliza uma plataforma totalmente digital de acompanhamento online de consumo, carga e potência de energia em 5 mil sites de monitoramento. A ferramenta traça o perfil da demanda de cada cliente e permite ligar ou desligar equipamentos remotamente ou programá-los de acordo com o horário.

Meta

Com a aquisição, a ENGIE, que controla a maior geradora privada de energia do país, avança em sua meta de faturar R$ 1 bilhão com a área de serviços no Brasil em dois anos. O negócio ajudará a companhia a atingir esse objetivo, ao alavancar cerca de 10% deste valor em novos negócios gerados a partir desta aquisição.

Inicialmente, a ACS continuará operando com uma estrutura própria. A ideia é que haja um processo de integração que mantenha o "DNA" da companhia, com as características que a diferenciam no mercado e a alçaram à liderança do setor. A empresa tem mais de 30 anos no segmento de eficiência energética.

A ACS tem clientes como Santander, C&A, Casas Bahia, Pão de Açúcar, Votorantim, Cinemark, Bünge, Hotéis Meliá, entre outros. 

Além de energia elétrica, a empresa faz monitoramento de água, temperatura e gás - nichos de mercado com potencial de expansão.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP