Condor
 

Ano recorde de aberturas

AccorHotels expande na América do Sul. Grupo chegou a 329 hotéis na região e segue com plano de operar 500 até 2020

Patrick Mendes, CEO da AccorHotels América do Sul

A AccorHotels, líder em experiências hoteleiras, abriu 52 hotéis em 2017 na América do Sul, incluindo a aquisição de 21 contratos de administração da BHG. Com isso, a empresa passou a operar 329 unidades e 51.800 quartos - 283 no Brasil (45 mil quartos), além de 142 unidades no pipeline. O Brasil foi o 2° país que mais abriu hotel no mundo, considerando os 99 países em que o Grupo atua.

O valor da transação com a BHG foi de R$ 195 milhões. Para reformas e adaptações às marcas AccorHotels, serão investidos R$ 307 milhões pela BHG.

"Estamos muito próximos de alcançar a meta de ter 500 hotéis na região até 2020", diz Patrick Mendes, CEO da AccorHotels América do Sul. "No ano em que completamos 40 anos de história, assinamos 43 contratos e superamos a projeção inicial, sobretudo no último trimestre. Para 2018, consolidaremos o desenvolvimento dos últimos três anos com novas aberturas. Nosso objetivo é chegar a aproximadamente 400 hotéis abertos ao final de 2018", afirma.

Por meio de investimentos estratégicos, gerenciamento de marca e operações comerciais focadas, a AccorHotels se estabeleceu como líder no mercado global de hotéis de luxo. O portfólio dedicado para esse segmento inclui muitas das mais prestigiadas marcas mundiais de alto nível.

Até 2020, a AccorHotels já possui contratos assinados para abrir ao menos quatro hotéis de luxo na região. Em 2019, o Sofitel Copacabana no Rio de Janeiro abrirá suas portas como Fairmont, depois de passar por reformas de R$ 250 milhões. Na América do Sul, será inaugurado o terceiro Swissôtel, em Medellín, Colômbia. A marca MGallery dobrará de tamanho, ganhando dois novos hotéis: MGallery Buenos Aires Callao, com abertura prevista para 2018, e MGallery Montevidéu, previsto para 2020. O Brasil também dobrou o número de hotéis com a marca Grand Mercure em 2017. Com a aquisição de contratos da BHG, saltamos para sete hotéis da marca.

"Temos quatro pilares estratégicos que norteiam nosso negócio para consolidação do plano 2020: valorização dos colaboradores, paixão pelo cliente, plataforma de distribuição poderosa e melhor relação com investidor. Para 2018, iremos ampliar nosso foco em três aspectos para tornar a experiência do cliente ainda mais positiva: Alimentos e Bebidas, Design e Emoção", afirma Patrick.

No segmento midscale, foram 14 aberturas em 2017 e houve a inauguração do novo conceito de restaurante para a marca Novotel: o Gourmet Bar - já são duas unidades na região. Além disso, a marca Adagio Aparthotel completou quatro anos de presença no Brasil com nove unidades, sendo três aberturas em 2017. Em 2018, o segmento midscale atingirá a marca de 100 hotéis na América do Sul, com abertura de 6 Novotel, um deles resort.

Por outro lado, a empresa continua com o foco estratégico de desenvolver seu portfólio em hotéis lifestyle, com marcas dedicadas para este segmento como Jo&Joe e Mama Shelter.

Aquisições

Além da abertura de hotéis e resorts no segmento lazer, foram feitas aquisições e parcerias importantes como onefineStay, Squarebreak e Travel Keys. Em outubro, a AccorHotels firmou parceria estratégica com SNCF Group, para o desenvolvimento da marca Orient Express, e adquiriu uma participação de 50% nas ações da companhia. A marca Orient Express é um símbolo atemporal da arte em viagens de luxo, uma marca rica em cultura, esplendor e requinte.

Alinhada com a estratégia destinada a fortalecer a liderança da AccorHotels em toda a experiência do cliente, aumentando a gama de serviços oferecidos aos viajantes de negócios, o Grupo adquiriu a Gekko, um dos principais players no mercado Business to Business (B2B). Graças à sua experiência e tecnologia de ponta, a Gekko oferece soluções de busca e reserva por meio de uma interface conectada a mais de 500.000 hotéis em todo o mundo, do econômico ao luxo.

Na mesma linha de negociação, o Grupo assinou acordo com Mantra Group Limited, com o objetivo de adquirir todo o capital da empresa por meio de um acordo a ser aprovado pelos acionistas. O Mantra é um dos maiores operadores hoteleiros e de resorts da Austrália contando com 127 propriedades e mais de 20.000 quartos em hotéis, resorts e apart-hotéis em toda a Austrália, Nova Zelândia, Indonésia e Havaí.

Além disso, foi iniciada, globalmente, a implantação do AccorLocal, uma gama de serviços que oferece aos comerciantes locais a oportunidade de ofertar seus produtos nos hotéis do Grupo. Por outro lado, os hotéis têm a chance de promover seus serviços de hospitalidade para uma nova clientela. Por exemplo, pessoas da vizinhança podem usar serviços de lavanderia, estacionamento e alugar espaços dentro dos hotéis para realização de reuniões. A AccorHotels, portanto, conecta a conveniência do digital à sua experiência em hospitalidade e à experiência local, introduzindo uma nova maneira de interagir com as comunidades que vivem nas proximidades, hotéis e empresas locais.

Design inovador: essencial para o negócio hoteleiro

O design e a inovação tecnológica tornaram-se elementos essenciais para o negócio hoteleiro. Projetos desenhados com espaços e cenários ousados, viagens e serviços que convidam as pessoas a experimentarem novas sensações. Por isso, a AccorHotels faz parceria com arquitetos renomados para proporcionar aos hóspedes as tendências comportamentais e incríveis experiências.

Hoje, todos os novos projetos já são desenvolvidos pensando no design e em como proporcionar melhores experiências ao cliente. O Design & Technical Summit, evento reconhecido no setor por abordar tendências e organizado pela AccorHotels, terá sua terceira edição em 2018.

Parte da estratégia de 2018 da AccorHotels é a inovação. Para isso, diversos hotéis do Grupo na região receberão um "Innovation Room", com design moderno, inovador e elementos de última tecnologia.

Mama Shelter Rio de Janeiro Santa Teresa: exemplo da rede descolada criada pelo Grupo em Paris em 2008

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP