Black Friday - Congresso 2025
 

Novidade para escritórios no Brasil

Conheça a nova sede latino-americana da Nokia, onde tudo é conectado, acessível e móvel, além de estrutura 100% de fibra óptica

A Revista INFRA de Dezembro já está no ar! E a edição está mais do que especial!

Na Capa, trazemos o novo escritório da Nokia e uma entrevista exclusiva com Andre Mendes, Head de Strategy & Portfolio para a América Latina, área dentro da estrutura de Workplace Resources responsável pelo gerenciamento dos ativos imobiliários da empresa. Leia abaixo a reportagem completa.

Mas tem também tudo sobre o Jantar de Premiação dos Indicados INFRA 2017, a retrospectiva do 7º INFRA Centro-Oeste (congresso + visitas técnicas) e o novo laboratório DataLab, que cumpre o papel de aproximar ainda mais a Serasa Experian dos clientes e promover um ambiente instigante voltado à construção de soluções inteiramente inéditas e disruptivas.

Confira essas e outras reportagens e artigos na Edição Digital!

_______________________________________________

Ultratecnológica

Na nova sede latino-americana da Nokia, localizada em São Paulo, tudo é conectado, acessível e móvel - e com uma novidade para escritórios no Brasil: estrutura 100% de fibra óptica

Por Érica Marcondes

Apesar de não se dedicar mais à fabricação de celulares, a finlandesa Nokia continua uma das gigantes no mercado de telecomunicações e tecnologia mundial. Depois de protagonizar no ano retrasado uma das maiores fusões do setor com a compra da rival Alcatel-Lucent, a empresa viu o número de colaboradores praticamente dobrar. Com isso veio a necessidade de investir em um ambiente de trabalho renovado, capaz de comportar e integrar as duas companhias em uma só cultura com a inauguração de uma nova sede latino-americana, e ainda modernizar a infraestrutura da rede, uma vez que o escritório já estava há cerca de 10 anos no mesmo complexo empresarial de 160 mil m², na região da Lapa, em São Paulo.

Após um criterioso estudo de viabilidade em 21 imóveis, que incluiu mapeamento do endereço dos funcionários e clientes, proximidade com as principais rodovias e aeroportos, estudo sobre segurança, meio ambiente, farta oferta de vagas de estacionamento, características das lajes e facilidades em termos de serviço, a decisão foi permanecer no e-business Park, mas agora em um prédio novo de dois andares interligados por uma majestosa escada.

"A instalação é uma antiga fábrica da Siemens retrofitada. Tínhamos uma espécie de papel em branco que nos permitia criar - e isso nos encantou. Além disso, no condomínio temos bosque, espaço de eventos e convenções, praça de alimentação com mais de 10 opções de restaurantes, praça de serviços com bancos, farmácia, revistaria, lotérica e lojas diversas e portaria 24h", explica Andre Mendes, Head de Strategy & Portfolio para a América Latina, área dentro da estrutura de Workplace Resources responsável pelo gerenciamento dos ativos imobiliários da empresa.

Com 24 anos de carreira construída no setor de TI, 12 deles à frente das responsabilidades de Real Estate na Nokia, Andre abraçou com entusiasmo o desafio de liderar esse robusto projeto de mudança, que valoriza as pessoas por meio da inovação tecnológica. 

Nessa empreitada, contou com importantes parcerias, como do escritório chileno Castellanos Castro Arquitectura, que há mais de 10 anos assina os projetos da companhia na América Latina; da expertise da Informov Engenharia + Arquitetura em execução de obras no conceito turnkey; e do gerenciamento do projeto capitaneado por Luiz Henrique Castro, da Jung & Castro.

"Em setembro de 2015, quando a Nokia nem tinha definido o local de sua nova sede, a Jung & Castro foi contratada para gerenciar o projeto. O momento antecipado em que essa definição ocorreu foi fundamental para o sucesso do gerenciamento. O estabelecimento do escopo de trabalho da construtora talvez tenha sido o grande desafio, tendo em vista a existência apenas do projeto arquitetônico. As rotinas periódicas de vistorias de obra e semanais de reuniões, acompanhamento de budget, qualidade e prazo e análise de riscos, foram ferramentas que anteciparam questões que, discutidas com o Comitê Diretor do Projeto, permitiram o cumprimento das principais metas do projeto", explica Luiz Henrique.

Para Andre Mendes, "concentrar o trabalho nessas três empresas extremamente competentes foi essencial para o sucesso do projeto, que tinha inúmeras facetas mas foi executado com qualidade e dentro de um prazo enxuto de cinco meses. E, não menos importante, com o envolvimento grande da Nokia (nos níveis global, regional e local) e dos próprios funcionários. Para se ter uma ideia, tínhamos visitas semanais à obra, onde com os óculos de realidade virtual cedidos pela Informov foi possível vivenciar o escritório pronto (com alto nível de fidelidade) e nos ajudar a tomar as devidas decisões, como o apontamento de ajustes necessários que otimizam sobremaneira a operação do dia a dia", relata ele.

O projeto

Tudo foi pensado para incentivar e estimular o engajamento entre as áreas e ainda proporcionar um ambiente saudável e produtivo, repleto de mobilidade e ultratecnologia. 

A nova sede latino-americana da Nokia possui 8.000 m2 (entre escritório e showroom) e abriga 800 colaboradores que podem escolher entre 900 assentos para trabalhar: 440 workstations, salas de reuniões, salas menores de concentração, bancos e confortáveis lounges com sofás dotados de dispositivos para carregar o notebook. Sem falar que a companhia incentiva fortemente o home office.

"Desde 2006 a Nokia adota o chamado Modern Office, conceito carregado de modernidade, conectividade e ergonomia. E os colaboradores adoram! Prezamos por espaços abertos e menos hierarquizados. Não existem salas específicas para as diretorias e a presidência; os colaboradores não têm mesa fixa, podendo escolher um lugar diferente sempre que desejarem e, assim, aproveitam os diversos ambientes, projetados para favorecer a descontração. São muitas as salas de reuniões e cabines telefônicas, para que os colaboradores tenham a opção de participar de reuniões presenciais, por telefone ou por videoconferência, com a necessária privacidade", detalha o executivo.

"Como o escritório oferece uma vasta opção de áreas colaborativas, tivemos forte cuidado com a acústica, seja nos painéis fixados nas paredes das salas de reuniões e nos vidros duplos das divisórias, seja nas nuvens acústicas que também servem para delimitar os espaços de convívio e trabalhos informais", conta Murilo Toporcov, Diretor da Informov, que também destacou o importante trabalho da empresa nas áreas técnicas, a fim de suportar o perfil robusto da infraestrutura de elétrica, voz e dados da nova sede.

Vantagens na operação

São muitos os detalhes que facilitam o trabalho realizado pela área de Facilities Management. As workstations não têm lixeiras individuais tampouco gaveteiros - contribuindo para ganhos de escala na operação, igualmente beneficiada pela padronização das cadeiras (são todas iguais, inclusive para alta diretoria), pelo piso vinílico sobre o piso elevado que facilita a manutenção e pelo paisagismo que prioriza os jardins naturais desidratados, mantendo a beleza das plantas por mais tempo sem grandes intervenções.

Também não há telefones fixos. Todos usam o softphone, que pode ser acessado por laptop ou celular. Para imprimir um documento, por exemplo, basta enviar a impressão para o follow-me printer, passar o crachá em qualquer impressora do escritório e, por fim, retirar seu documento.

Outro ponto em destaque é a preocupação da empresa com o meio ambiente. A iluminação do novo escritório é 100% LED e os espaços foram pensados para aproveitar a luz natural. Além disso, foi instalado um sistema para o reúso da água de chuva. Já em termos de mobilidade, que também contribui para a sustentabilidade e o bem-estar das pessoas, existe a parceria da empresa com o aplicativo Bynd, em que os colaboradores podem oferecer e receber carona de forma criativa e rápida, trazendo integração e acumulando pontos em programas de fidelidade, podendo trocar esses pontos por passagens aéreas ou produtos.

Ineditismo em tecnologia por fibra óptica

Se você pensa que as novidades na sede da Nokia acabaram, está muito enganado. Afinal, este é o primeiro escritório da empresa no mundo a ter disponível a tecnologia 100% de fibra óptica, com tráfego 100 vezes mais potente do que o de um cabo de cobre. Segundo Andre, isso permite ser mais veloz, otimizar recursos com infraestrutura de dados e manutenção e ter ganhos em produtividade. Elimina-se, por exemplo, a necessidade de suítes a cada 100 metros para distribuição da rede.

Na prática, significa que, ao acessar a rede no novo escritório, cada profissional conta com Wi-Fi ou com conexões físicas (cabos) interligados com tecnologia POL (Passive Optical LAN), denominação que descreve as conexões feitas por uma fibra óptica próxima de onde aquele profissional está sentado, seja em área informal de convivência, sala de reunião ou na própria mesa de trabalho. Todos os dados relativos a e-mails, conferências, chamadas de voz, câmeras de segurança, controle de acesso são transmitidos via raios lasers.

Os sinais estão disponíveis em duas redes de distribuição: uma por baixo do piso e, outra, dentro do forro. A rede do piso é responsável pelos cabos físicos em mesas e espaços de reuniões, por meio de aparelhos telefônicos. Já nas estações de trabalho, a cada quatro posições, há a possibilidade de conexão pelo cabo de rede, pois a principal conexão será feita via Wi-Fi, controlada pela rede do forro, juntamente com as câmeras de vídeo. Tudo foi dimensionado para que a rede tenha total redundância e maior capacidade de transporte de dados, a fim de não travar videoconferências nem outras situações, como quando o profissional assiste a sessões via reuniões virtuais.

A tecnologia pode ser facilmente visualizada na recepção, por exemplo, em uma espécie de vitrine. Trata-se de um verdadeiro showroom de tecnologias. E o novo escritório da Nokia é exatamente isso!

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP