Suzano Papel e Celulose inicia operação de nova ETE na Unidade Mucuri

Projeto, mais uma iniciativa para a perpetuidade dos recursos hídricos na região, conta com a tecnologia Minimum Bio-Sludge Production


A Suzano Papel e Celulose, empresa de base florestal e uma das maiores produtoras globais de celulose de eucalipto, inicia a operação de sua nova estação de tratamento de efluentes (ETE) instalada na unidade industrial de Mucuri, localizada no sul da Bahia. A nova ETE, construída com tecnologia da Veolia Water Technologies, empresa especializada na prestação de serviços relacionados ao tratamento de água e efluentes, tem capacidade para tratar 2.900 m³/h e promete aprimorar o processo de devolução de água ao Rio Mucuri.

A unidade de Mucuri possui capacidade anual de produção de 1,74 milhão de toneladas de celulose de eucalipto e 240 mil toneladas de papel, e agora conta com uma nova estação de tratamento de efluentes, que será utilizada em paralelo com a estação atual. Após 13 meses de obras, o start up da planta foi realizado em julho com a fase de inoculação, período de preparação do sistema para a plena operação.

Fabrício José da Silva, Gerente-executivo da Unidade Mucuri da Suzano Papel e Celulose, explica que a nova ETE faz parte de um conjunto de investimentos para o ano de 2017, que visa aperfeiçoar as operações da empresa e diversificar sua atuação. "Estamos sempre em busca de soluções que aprimorem os nossos processos produtivos. Com a melhor gestão dos recursos hídricos, conseguiremos aumentar ainda mais a qualidade do nosso efluente e contribuir de forma ainda mais eficaz com a proteção do meio ambiente e dos cursos d'água da região", afirma.

A nova ETE possui a tecnologia MPB (Minimum Bio-Sludge Production), desenvolvida pela Veolia por meio de seu Centro de Tecnologia para Papel & Celulose (Aquaflow), baseado na Finlândia. Trata-se de uma tecnologia com alta eficiência na redução de carga orgânica, menor volume de lodo, alta confiabilidade, área de implantação de baixo custo de construção.

"A Veolia se orgulha muito de, mais uma vez, atender um de seus principais clientes dentro dos mais exigentes padrões de qualidade e dos prazos estabelecidos. Destaco a eficiência da entrega de alta performance na remoção de carga orgânica, que foi obtida através da tecnologia aplicada e comprovada; o curto prazo de execução das obras e o reduzido custo das obras civis para viabilizar o investimento", comenta Rubens Perez, Diretor de Desenvolvimento de Negócios de Papel & Celulose da Veolia Water Technologies.

Outra iniciativa da Suzano Papel & Celulose voltada à perpetuidade dos recursos hídricos na região é o projeto Nascentes do Rio Mucuri, que visa estimular a recuperação de nascentes com apoio de diferentes atores e estimular a cultura de preservação de nascentes no país.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP