Energia solar ajuda hotéis a reduzirem custos

Conheça o exemplo do Hotel Pousada Vale do Sol, que viu a conta mensal cair de 8.600 para 2.500 reais

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou recentemente que a bandeira tarifária na conta de energia elétrica será amarela a partir de setembro, ou seja, com acréscimo de R$ 2,00 a cada 100 quilowatts-hora (kwh) consumidos na conta de luz. Embora a tarifa tenha reduzido, os preços cobrados ainda são altos.

Um dos setores que "sofre" com a cobrança do consumo de energia é a rede hoteleira. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2016 - Pesquisa de Serviços de Hospedagem - há em torno de 31.299 estabelecimentos no país, que possuíam 1.011.254 unidades habitacionais (suítes, quartos e chalés) e 2.407.892 leitos.

A maior parte da rede hoteleira do Brasil está no Sudeste com 41,8% dos estabelecimentos. Em segundo vem o Nordeste com 23,6%. São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia são os estados líderes em número de estabelecimentos de hospedagem e, juntos, são responsáveis por 48% do total dos hotéis.

Para driblar os custos, muitos hotéis têm buscado energias alternativas, a exemplo do Hotel Pousada Vale do Sol (foto), em Pompéia, interior de São Paulo, que investiu cerca de R$ 230 mil em energia solar (energia fotovoltaica). De acordo com o proprietário José Carlos de Sá, ele optou pelo sistema por ser uma energia limpa e pela redução de custo.

Desde que instalou os equipamentos em 2015 houve uma queda considerável em sua conta. "Chegamos a pagar 8.600,00 reais por mês, e após instalação nunca ultrapassamos 2.500,00 reais", afirma. O sistema implantado abastece diversas atividades no hotel, como: lavanderia, iluminação externa e interna, campo de futebol, quadra de tênis, cozinha, câmara fria etc. O projeto conta com quatro inversores da marca austríaca Fronius e com 194 placas solares.

Segundo Denilson Tinim, técnico e especialista da multinacional Fronius, os números da venda de inversores da empresa aumentaram 160% desde 2015. E um dos segmentos que ajudou a alavancar as vendas foi o hoteleiro. "Temos grandes expectativas para o próximo ano. A intenção é aumentar em 300% as vendas de inversores solares e a expectativa é que o mercado hoteleiro seja responsável por aproximadamente 30% das vendas", comenta Denilson.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP