Um overview da 20ª edição da FEBRAVA

Feira bate recorde de público com inovações para o setor de climatização e negócios que ultrapassaram US$ 1 mi

A 20ª edição da FEBRAVA, mais importante feira de negócios para o setor AVAC-R, atraiu cerca de 28 mil pessoas ao São Paulo Expo. Durante quatro dias, executivos, engenheiros, instaladores e profissionais do mercado de climatização e tratamento do ar puderam trocar conhecimentos, encontrar inovações em produtos e serviços, ter acesso às principais tendências do mercado e realizar negócios, que ultrapassaram US$ 1 milhão.

A feira foi realizada numa área de 50 mil m² e teve presença de 280 empresas expositoras que puderam mostrar aos visitantes seus serviços e produtos. O ambiente propiciou novos relacionamentos comerciais, estreitou parcerias e promoveu negócios. "Conseguimos atingir nossas metas. Junto com a ABRAVA, principal associação do setor, realizamos uma feira que foi eficaz tanto para visitantes, quanto para expositores. Contribuímos para o desenvolvimento deste mercado com ações, conteúdo e inovação", comentou Ivan Romão, gerente de produtos da FEBRAVA.

O engenheiro Arnaldo Basile, presidente da ABRAVA, ressaltou a importância da realização da 20ª edição da FEBRAVA, como uma das edições mais importantes realizadas nos últimos tempos, pois marca o desafio de superar as dificuldades criadas pelo contexto político-econômico brasileiro. Prova disso foi a participação das empresas expositoras. "Foram dias de muitas ações que nos permitiram presenciar o quanto todos os eventos foram bem sucedidos. Nestes últimos dias, conversando com os colegas do setor, todos, sem exceção, deram testemunho de que a situação está melhorando. Só posso agradecer a todos os agentes envolvidos nas ações realizadas; que o trabalho para o nosso setor não pode e nem vai parar", revelou Arnaldo Basile.

As experiências incentivando a realização de negócios contaram com ações como o Premium Club Plus, um espaço de relacionamento entre executivos dos expositores e os principais compradores qualificados de toda cadeia produtiva. Além disso, a Rodada de Negócios ABRAVA, promovida pelo programa ABRAVA EXPORTA, atraiu compradores internacionais e movimentou negócios superiores a US$ 1 milhão, segundo estimativas.

Para Leila Vasconcellos, gestora do programa, "as rodadas de negócios são importantes porque aproximam potenciais compradores e importadores das empresas brasileiras. Isto possibilita o desenvolvimento de novos relacionamentos comerciais e novos pontos de distribuição dos produtos brasileiros do setor".

A FEBARAVA é o principal evento do setor na América Latina. Para as empresas participantes, a feira é vitrine ideal para lançamentos, posicionamento de mercado e fundamental para o fortalecimento do relacionamento com os principais executivos e profissionais do setor.

"Sem dúvida a feira é fundamental para os nossos negócios e não poderíamos deixar de participar deste grande evento do setor. Nesta edição notamos que o público estava mais qualificado, contribuindo para novos negócios da marca", destacou Luciano Valio, gerente comercial de condicionadores de ar da Panasonic do Brasil.

Já para Maurício Xavier, presidente da Chemours, a participação na FEBRAVA é estratégica para os negócios, pois durante o evento a empresa tem oportunidade de apresentar suas linhas de produtos para o mercado de refrigeração. "Na edição deste ano, criamos e estreitamos o relacionamento com nossos clientes e parceiros, tivemos a oportunidade de trocar experiências e conhecimento do que há de mais novo e tecnológico para o setor", destaca.

A satisfação com a FEBRAVA já rende frutos para a próxima edição, marcada para acontecer de 10 a 13 de setembro de 2019. Das empresas expositoras desta edição, 32% já confirmaram participação no evento a ser realizado daqui há dois anos, porcentagem expressiva já que a ação de renovação com expositores nunca havia sido feita durante o próprio evento.

Inovação & Conteúdo - O visitante pôde conferir o Selo Destaque Inovação nos estandes dos 20 expositores premiados. Ao todo foram 42 produtos, soluções e serviços que se destacaram em relação aos já existentes no mercado e que não foram apresentados na edição anterior da feira.

A Samsung conquistou o Selo Destaque Inovação pelo seu mais recente lançamento da área de equipamentos de ar condicionado. "Ficamos muito felizes pelo reconhecimento. Podemos garantir que o AR9500M inaugura uma nova categoria de aparelhos de ar condicionado. Foi a partir de pesquisa avançada, e de ouvir a necessidade dos consumidores, que a Samsung desenvolveu a tecnologia inédita que garante conforto e economia de energia para os usuários", afirma Jefferson Porto, Diretor Associado de Produtos da Divisão de Digital Appliance da Samsung Brasil.

Na Arena do Conhecimento centenas de visitantes puderam desfrutar de palestras gratuitas com conteúdo técnico e discussões de cases de sucessos. Com curadoria dos parceiros de mídia da feira, o espaço possibilitou aos visitantes aprofundar conhecimentos específicos.



A FEBRAVA também contou com cinco Ilhas Temáticas. Nestes espaços foram discutidos temas emergentes e relevantes para o segmento AVAC-R. Na ilha Aquecimento Solar foram apresentadas soluções inovadoras e produtos aplicados para aquecimento da água. A ilha Cadeia do Frio mostrou todas as etapas em refrigeração para a manipulação de produtos alimentícios. A Ilha Meio Ambiente abordou processos de recolhimento, reciclagem e regeneração de fluídos refrigerantes. O ensino e a educação profissionalizante foram temas em dois ambientes, a Ilha de Formação Profissional FATEC e Ilha SENAI. Nestes locais os visitantes puderam conhecer os principais cursos e especializações oferecidas pelas entidades de ensino de São Paulo.

Simultaneidade - Como forma de engajar e ampliar o conhecimento dos profissionais, a FEBRAVA contou com três eventos simultâneos.

CIAR-CONBRAVA 2017 reuniu congressistas de comunidades técnicas, acadêmicas e profissionais. Organizado pela ABRAVA, contou com palestras nacionais e internacionais, mesas-redondas, cursos e exposição de painéis focados no tema "Pesquisar, Inovar, Climatizar e Refrigerar", reforçando a importância do AVAC-R na qualidade de vida.

A FEBRAVA também abrigou a 17ª edição do Encontro Nacional de Projetistas e Consultores, realizado pela ABRAVA, que debateu temas de grande relevância para os envolvidos direta e indiretamente.

Pela primeira vez a feira foi realizada simultaneamente à EQUIPOTEL, principal evento em hospitalidade e serviços alimentares. Reunindo profissionais de hotéis, motéis, SPA's e meios de hospedagem, além de academias, bares e restaurantes, a Equipotel potencializou a possibilidade de relacionamento das empresas participantes.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP