A Bresco Investimentos, empresa de investimento imobiliário com foco no segmento corporativo, está implantando ações verdes no Parque Corporativo Bresco Viracopos, empreendimento de uso misto de alto padrão, único no Brasil, vizinho ao Aeroporto Viracopos. Cerca de R$ 50 milhões serão investidos até o final do plano de desenvolvimento do parque. "Dentre as várias ações já implementadas, a mais atual é a instalação de um carregador para abastecer veículos elétricos", adianta Carlos Sisti, Diretor de Operações da Bresco.
O equipamento, com possibilidade de carregar dois veículos simultaneamente, atende às características de carga para todos os veículos do mercado e será abastecido com energia proveniente da usina de energia solar com painéis fotovoltaicos instalada no empreendimento. Esta usina, que está em processo de expansão de sua capacidade, atende cerca de 30% do consumo de energia das áreas comuns do condomínio, composto por iluminação com lâmpadas LED e sistemas de bombeamento com grande eficiência energética.
Com várias possibilidades de ocupação, como imóveis prontos para locação e áreas exclusivas para construção Build to Suit (sob medida), o Parque Corporativo Bresco Viracopos já conta com dois empreendimentos com pré-certificação LEED, o galpão logístico G1 Viracopos e o Hotel Ramada.
O Parque Corporativo Bresco Viracopos também tem instalado uma estação de tratamento de esgoto (ETE) composta por sistema de membranas ultrafiltrantes, sistema que representa o que existe de mais avançado em tratamento de efluentes doméstico e industrial com capacidade de tratamento de 100% do efluente gerado. Este processo permite o uso do efluente como água de reuso em todo o empreendimento, sendo utilizado nos imóveis que possuem a caixa d´água destinada ao reuso para irrigação dos jardins e utilização específica nas bacias sanitárias. Quando há excedente de água tratada, é possível o descarte de uma água com grande teor de pureza no córrego Viracopos, sem nenhum prejuízo ao meio ambiente. A destinação deste excedente de água tratada possui outorga do Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE).
"O Parque tem 247 mil m² de área verde preservada, e foi realizado o plantio, manutenção e conservação de mais de 26 mil espécies da Mata Atlântica na área de preservação ambiental, visando o incremento da flora nativa", comenta Sisti. Além disso, há programas de controle e monitoramento da fauna e avaliações periódicas da emissão de ruídos, gerados pelo empreendimento, bem como o controle da qualidade da água do córrego Viracopos, no trecho em que cruza o Parque Corporativo, e coleta seletiva de lixo.
As ações voltadas para a sustentabilidade vêm ao encontro da política da Bresco Investimentos, que sempre teve uma grande preocupação em seus empreendimentos com os assuntos ligados à preservação e qualidade do meio ambiente. A empresa é membro fundador do Green Building Council Brasil e tem como prioridade viabilizar soluções imobiliárias que gerem prosperidade e sólidos relacionamentos.
Parque Corporativo Bresco Viracopos
Já estão em operação o Centro de Treinamento da Azul Linhas Aéreas, com área de cerca de 7 mil m², que foi construído sob medida e tem espaço previsto para até seis simuladores de voo, e o Centro de Distribuição e de Treinamento da John Deere, com 75 mil m², também construído sob medida. O Flex Viracopos, com conceito que une a atratividade estética, o conforto e a infraestrutura dos edifícios de escritórios à flexibilidade e ao baixo custo dos condomínios de galpões. Também já estão prontos o G1 Viracopos, galpão crossdocking com 25.500 m², e o Hotel Ramada.
O empreendimento também é dotado de portaria com acesso direto da rodovia, além de vias internas pavimentadas com iluminação e segurança 24h. Para dar apoio para as empresas do condomínio, o parque inicia neste ano a construção de uma área de conveniência com restaurantes, academia e outros serviços especializados.