Black Friday - Congresso 2025
 

O potencial mercado de clubes

E o importante papel dos gestores profissionais de facilities para o sucesso deste negócio

Você já parou para pensar o que faz um Gerente de um Clube? Posso garantir que, em média, 60% do seu tempo é Facility Management, dependendo da tipologia do empreendimento - se é esportivo, social ou misto. Em um clube social, por exemplo, o core business é entretenimento, ou seja, o que um associado busca é justamente serviço.

Conforto, tecnologia, atendimento, segurança, qualidade das instalações são premissas básicas da atenção de um bom gestor de clubes e esse perfil se vê em um profissional de FM. Além disso, outras matérias compõem o dia a dia de atribuições e responsabilidades desse gestor, como finanças, eventos, suprimentos, RH, alimentos & bebidas etc. 

Normalmente as estruturas administrativas dos clubes são justas, simplificadas. E o peso para a operação desses empreendimentos recai sobre quesitos como: manutenção, limpeza, piscinas, quadras, áreas de lazer, áreas verdes, salas de cinema, bares e restaurantes, controles de acesso - sendo essas as principais meninas dos olhos dos clubes, é a maior fatia na cabeça de um Gestor de Clube.

Pensando em gestão de clubes como oportunidade de mercado para quem é da área de FM, tomo a liberdade de tecer alguns comentários. Existem cerca de 11 mil clubes no Brasil, sendo 5 mil somente na região Sudeste, cerca de 800 no Rio e 2 mil em São Paulo. Se considerarmos que cada empreendimento detém de 50 a 1.000 funcionários, não preciso me alongar muito para mostrar que esse é, sim, um potencial mercado.

Some a esses dados, infelizmente, a violência que assola o brasileiro, levando cada vez mais famílias a procurarem empreendimentos onde possam ter lazer, esporte e convívio em único local, e com segurança. É importante ressaltar que, na contramão da crise brasileira, os serviços premium não demonstram nenhum pouco de queda. Pelo contrário, vem crescendo a passos largos. Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Luxo (Abrael), em 2017, o mercado de luxo cresceu de 11% a 13%.

Mas se existentes oportunidades neste mercado, também há os desafios. E a escassez de opções de profissionalização para a gestão desse tipo de instalação (ou até mesmo inexistência) é um deles. Por acaso você, leitor, já participou de algum curos de administração de clubes? Em caso positivo, peço que nos enviei uma carta compartilhando a direção, pois desconheço qualquer treinamento focado nessa área em todo o Brasil.

O mercado é potente, mas carece de profissionais preparados para atender e não se vê bibliografia sobre a matéria, o que encontramos são cursos e livros sobre gestão de esportes, a maioria de futebol. O que acontece quando um clube precisa encontrar um profissional preparado para atuar? Tenta encontrar na hotelaria, que se assemelha muito. Mas na realidade são universos muito diferentes e normalmente quem estudou e se concentrou em turismo e hospitalidade quer se manter nessa área.

O trabalho é árduo para um headhunter encontrar um gerente, superintendente, gestor de clube no geral, quando na verdade o perfil profissional de um Gestor de Facilities é o que mais tem a oferecer para o gerenciamento de um clube pelas razões citadas acima - se este ainda coleciona experiência na hotelaria - melhor ainda!

Nosso grande ideal é, em um futuro bastante breve, tenhamos criado possibilidades de treinamentos e leituras sobre os temas específicos desse tipo de administração. Estamos nesta luta, trabalhando para que em breve o mercado de FM possa ouvir mais sobre este segmento da administração, que permeia a gestão de esporte, a hotelaria, mas que precisa de você: um especialista em Infraestrutura.

Henrique Martins é presidente do GEC Rio (Grupo de Gestores de Clubes Rio) e Gerente Geral do Paissandu Atlético Clube, retratado nas imagens​. [email protected]

Comentário(s):

Em qual pesquisa vc viu que existe 11 mil clubes no brasil ?

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP