Black Friday - Congresso 2025
 

Rock in Rio terá 5 árvores de placas solares para recarregar celular

Juntas, poderão gerar 1,38 kWh/dia de energia, o suficiente para a iluminação do mobiliário e para 10 telefones durante 12 horas

Um dos maiores festivais de música do mundo, marcado para setembro no Rio de Janeiro, o Rock in Rio 2017 contará com cinco árvores de placas solares, onde o público poderá recarregar telefones celulares com energia 100% limpa. Conhecidas como OPTrees, as árvores são revestidas pelo filme OPV (Organic Photovoltaics), que se diferencia das placas tradicionais por ser leve e flexível. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Comerc Energia e a Sunew.

Marcel Haratz, Diretor da Comerc Solar, unidade especializada da Comerc Energia, explica que "essa tecnologia é especialmente interessante em projetos que buscam aliar a funcionalidade à questão estética, deixando a geração de energia bem integrada em diversos ambientes". Já para Marcos Maciel, CEO da Sunew, "a utilização das árvores no Rock in Rio demonstra as inúmeras aplicações do OPV, que é um material extremamente versátil e de bom custo-benefício". Juntas, as cinco árvores terão potencial para gerar 1,38 kWh/dia de energia, o suficiente para a iluminação do mobiliário e para recarregar 10 telefones celulares durante 12 horas.

A iniciativa faz parte do Amazonia Live, projeto socioambiental do festival de música que busca reverter os impactos do desmatamento na floresta amazônica por meio do plantio de árvores e outras atividades. "Estas árvores foram pensadas para serem instaladas em áreas públicas e, no Rock in Rio, com a energia gerada por elas, reforçamos para o público que é possível, sim, contribuir para o meio ambiente de forma prática e muito simples. Queremos que o mote do Amazonia Live esteja vivo na Cidade do Rock e as OPTrees traduzem exatamente o olhar que estamos dando à natureza", afirma Roberta Coelho, diretora de projetos especiais do Rock in Rio.

Fotos: Divulgação Sunew

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP