Black Friday - Congresso 2025
 

"Flight to quality": aterrissando em empreendimentos de primeira linha

O termo vem de fora e evidencia uma tendência mundial que cada vez mais movimenta o mercado imobiliário comercial no Brasil

"Flight to quality" é uma expressão que indica a migração dos escritórios corporativos para empreendimentos de melhor qualidade, normalmente edifícios Triple A, com certificação LEED e todos os benefícios de um prédio sustentável. Essa melhoria ocupacional traz diversas vantagens para as empresas, desde ambientes de trabalho mais agradáveis, espaços automatizados, maior probabilidade de interação entre os colaboradores e até mesmo uma localização mais conveniente.

Para quem busca mudanças, essa é a hora de tirar a ideia do papel e aproveitar as boas oportunidades que o mercado tem oferecido. Por exemplo, a taxa de vacância dos edifícios corporativos no Rio de Janeiro é expressiva. De acordo com levantamento da CBRE, essa taxa fechou o primeiro trimestre deste ano em torno de 33% para edifícios de primeira linha e em 26% para o mercado de um modo geral. A oferta de empreendimentos na cidade maravilhosa teve um boom entre 2008 e 2010, influenciada, principalmente, pelo mercado de Óleo e Gás e pela expectativa dos jogos olímpicos e outros eventos sediados na capital. Novas regiões da cidade foram valorizadas e os empreendimentos triple A se tornaram ícones de arquitetura, mesclando-se hoje com as paisagens naturais do Rio de Janeiro, como na Barra da Tijuca, Cidade Nova e Porto Maravilha.

A demanda mais tímida, resultado da crise econômica e política que o País vem enfrentando, não acompanhou o estoque imobiliário. A oferta disponível somente no Rio de Janeiro fechou o primeiro trimestre de 2017 com mais de 1 milhão de m2. Já para edifícios classe A/AAA, essa oferta cai praticamente pela metade, ficando em torno de 600 mil m2, o que comprova um movimento migratório e o interesse das empresas em otimizar e replanejar suas ocupações. Nesse cenário, vale a pergunta: por que é necessário aproveitar essas oportunidades rapidamente se há tantos espaços sendo oferecidos? 

Antes de qualquer coisa, eles provavelmente vão encarecer - e isso acontecerá em um futuro não tão distante. O ciclo imobiliário acompanha a economia e, com sinais de melhora que começam a surgir, os atrativos oferecidos até então tendem a reduzir.

Além disso, o Rio de Janeiro tem a sua economia diretamente atrelada ao mercado de Óleo e Gás. Com a recente recuperação do preço do barril e a confirmação de novas licitações de blocos para exploração e produção de petróleo e gás natural, o mercado imobiliário se beneficiará com a geração de demanda por espaços de escritórios, possibilitando crescimento e mais investimentos.

Nos últimos meses, já tem se observado o aumento dessa absorção em comparação aos trimestres anteriores. No primeiro trimestre de 2016, foram registrados pouco mais de 27.000 m2 de absorção, contra mais de 78.000 m2 apenas nos três primeiros meses deste ano, uma alta próxima de 200%, sendo uma parcela significativa em edifícios Triple A ou classe A.

O movimento é gradual e quanto mais a economia se movimenta, maiores são as mudanças. Os escritórios de boa qualidade estão lá, prontos para serem ocupados. Os novos empreendimentos estão à espera desses ocupantes. Basta pegar o voo e aterrissar nesses edifícios de primeira linha construídos na cidade maravilhosa. 

Alberto Robalinho é Diretor Regional da CBRE - RJ

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP