Produtos e serviços voltados para facilitar a gestão de espaços prediais são sempre bem-vindos. Hoje o Portal INFRA traz uma solução flexível e inteligente para projetos de arquitetura corporativa.
Já pensou instalar um banheiro ou cozinha completos, onde quiser e sem grandes obras? Com os trituradores sanitários, isso já é possível. Para conhecer em detalhes a solução, fomos conversar com a SFA Sanitrit Brasil, filial de uma empresa francesa líder mundial neste tipo de tecnologia.
"Independente do segmento, as soluções da empresa se encaixam bem em projetos de ampliação, de reforma e de mudança de layout. Temos aparelhos da Sanitrit instalados em vários escritórios (como Mondelez, Sanofi e Johnson & Johnson) e em shoppings centers e hospitais, a exemplo do Shopping Morumbi, em São Paulo; Hospital Aliança, na Bahia; Hospital das Américas, no Rio de Janeiro, e Hospital Villa Lobos, na capital paulista; além de redes de varejo e restaurantes", conta o Diretor Xavier Desrousseaux.
Segundo o executivo, trata-se de uma solução simples e econômica, que permite a instalação de equipamentos sanitários e de pias onde sejam necessários, mesmo em ambientes sem condições de evacuação por escoamento gravitacional.
Menor incômodo
Hoje o método tradicional para realizar uma instalação hidráulica é quebrar o piso para levar os resíduos até o ponto de esgoto mais proximo. O resultado são vários transtornos e sujeira, entre outros incômodos. A prumada de esgoto fica longe ou o vizinho de baixo não autoriza mexer no forro, o que impossibilita qualquer instalação hidráulica por gravidade. Com o sistema SANITRIT todos esses obstáculos são superados, permitindo montar um banheiro, um lavatório ou uma cozinha, de forma prática, rápida e sem precisar mexer na estrutura.
Mas o que é um triturador sanitário?
Um triturador sanitário é, basicamente, uma bomba com turbina que permite evacuar as águas residuais para onde quiser. Ele possui lâminas de trituração que reduzem os materiais fecais e o papel higiênico em partículas minúsculas. Os resíduos são quase liquefeitos, o que possibilita o uso de tubos PVC de pequeno diâmetro (28/32 cm) para levar os resíduos até o sistema de esgoto ou fossa séptica distante, sem quebrar o chão ou as paredes.
Como funciona um triturador sanitário?
Quando você dá a descarga no vaso sanitário a água escoa para dentro da bomba, onde o sistema de detecção de pressão, que consiste em um micro interruptor e uma membrana, detecta a pressão do nível de água subindo dentro da unidade. Uma vez que o nível da água atinge a membrana, a bomba liga fazendo com que as lâminas acionadas pelo motor triturem todos os resíduos em partículas minúsculas. Todas as partículas trituradas caem para o fundo da caixa. Estas são, então, capturadas pelo rotor e bombeadas para fora através do tubo de descarga interno. Uma vez que saem da bomba, os resíduos passam por um cotovelo de descarga que se conecta a um tubo de ¾ de polegada. Uma válvula de retenção incorporada evita que as águas residuais retornem à bomba quando o sistema é desligado. Para instalar a solução no banheiro, é necessário colocar um vaso sanitário com saída lateral.
É necessário estar próximo à uma saída para esgoto?
Para a instalação comum de um banheiro ou uma cozinha, é, sim, necessário estar próximo à uma saída de esgoto. No caso de um triturador sanitário, não. É possível a instalação de banheiros em locais sem saída para esgoto ou abaixo da rede de esgoto. Uma tecnologia que permite instalar um banheiro completo em até 24h, eliminando a necessidade de escavações, perfurações e reformas. O sistema é compacto e fácil de ser embutido dentro de paredes de drywall ou dentro de gabinetes, preservando a estética dos projetos arquitetônicos.