Black Friday - Congresso 2025
 

Eficiência e redução de custos nos espaços de saúde

Fórum INFRA de Facilities Management no Ambiente Hospitalar reúne profissionais do setor em SP para discutir melhores práticas de gestão

Nunca o setor de Facilities Management apresentou tamanha visibilidade no Brasil. Conjunto de atividades de suporte que sustentam o core business, fornecendo melhores condições para que uma organização possa atrair e reter talentos, ganhar maior eficiência operacional e lucratividade, o FM pode ser ainda mais estratégico quando se fala em ambientes de saúde. Afinal, além de todas essas variáveis, a moeda de maior valor é a preservação da vida.

A gama de instalações com este perfil é considerável no território brasileiro. Segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), o País conta hoje com aproximadamente 394 mil empreendimentos que juntos têm um total de 439 mil leitos clínicos e cirúrgicos, sem contar os laboratórios especializados, clínicas e consultórios que podem se beneficiar de serviços de facilities voltados às suas necessidades.

Para este público, é possível oferecer a gestão de lavanderia, limpeza técnica, limpeza predial, recepção, segurança, informática, manutenção, alimentação, estacionamento, automação, entre outros serviços que impactam, direta ou indiretamente, o negócio principal.

Mas quais são as melhores práticas de gestão? Foi exatamente para discutir esses pontos que cerca de 80 Gestores de Facilidades em espaços de saúde participaram na última terça-feira (16/5) do Fórum INFRA de Facilities Management no Ambiente Hospitalar. Realizado no Expo Center Norte, em São Paulo, o evento faz parte da Hospitalar Feira e Fórum, principal encontro da cadeia da saúde das Américas, vitrine de exposição para o mercado nacional e internacional.

Na próxima edição da Revista INFRA traremos uma retrospectiva completa dos temas e suas principais conclusões. Mas, podemos adiantar alguns pontos-altos das palestras.

Idealizador e coordenador do MBA/USP Gerenciamento de Facilidades, o Prof. Dr. Moacyr Eduardo Alves da Graça apresentou o passo a passo para implantar sistemas de gestão nesses ambientes. Segundo ele, além de pensar o prédio, é preciso pensar a operação, ter um FM orientado para a experiência do usuário.

Também docente do curso de MBA/USP, o Prof. Dr. Paulo Eduardo Antonioli palestrou sobre 'Como o FM pode dar o melhor suporte às atividades médicas'. Destacou, por exemplo, a importância de listar os itens das rotinas planejadas e das não-planejadas, e as economias consideráveis que a gestão pode alcançar ao diferenciar as áreas críticas, das semi-críticas e não-críticas.

Gerente de Operações do Hospital do Coração (HCor), Domenico Caruso compartilhou um case repleto de inovações quando o assunto é limpeza hospitalar, que inclui o uso da nanotecnologia, da mecanização e da gamificação, que engaja pessoas, estimula positivamente a competitividade entre os agentes de limpeza, valorizando-os e otimizando os processos e a superação as metas. O executivo falou ainda das estratégias colocadas em prática que permitiram reduzir de uma hora para 18 minutos o tempo de limpeza de uma área de 240m2. Ficou curioso? Então não perca os detalhes na matéria completa na revista impressa de Junho.

CEO da Vivante, Philippe Enaud trouxe para a pauta as oportunidades de melhorias dentro das organizações a partir dos indicadores de desempenho de serviços, e os detalhes desta aplicabilidade no Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) em Belo Horizonte, onde a remuneração pela gestão de facilities depende totalmente do índice de performance da operação.

Por fim, a última apresentação do dia foi conduzida pelo consultor Daniel R. Figueiredo, que mostrou as três grades fases de uma PPP, além das oportunidades deste mercado e o fato de os serviços de FM serem o 'coração' de um projeto deste tipo.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP