Black Friday - Congresso 2025
 

Empreendimento comercial surge na sede do antigo Cine Plaza

Reforma do prédio dos anos 30 manteve a fachada e o foyer originais, incorporando elementos de sustentabilidade e mobilidade urbana para atrair público corporativo no Rio de Janeiro

A antiga sede do Cine Plaza, um dos ícones dos tempos de ouro da Cinelândia, está de roupa nova no Centro do Rio de Janeiro. Construído em 1934, o prédio em estilo Art déco chama-se agora BVEP Nigri Plaza e teve toda a estrutura modernizada. No retrofit, a fachada externa e o foyer foram restaurados de acordo com a planta original. A antiga sala de projeção deu lugar a um auditório multifuncional com capacidade para 220 pessoas. O empreendimento foi inaugurado no dia 11 de abril.

Localizado na Rua do Passeio, o edifício tem 17,3 mil metros quadrados de área construída, sendo andares de escritórios, além de estacionamento e bicicletário no subsolo. Para atrair o público corporativo, os empreendedores apostam nas opções de mobilidade urbana da região - a dez minutos do Aeroporto Santos Dumont e servida por metrô, VLT, diversas linhas de ônibus e estacionamento privado. Outro diferencial é a vista privilegiada para alguns dos principais cartões postais da cidade, como o Aterro do Flamengo, o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e os Arcos da Lapa.

Foram investidos R$ 150 milhões no projeto, desenvolvido pela BVEP, empresa de empreendimentos e participações do Banco Votorantim, e pela incorporadora carioca Nigri Engenharia, que também revitalizaram o antigo Cine Vitória, na mesma região. Além desses dois empreendimentos, outros quatro prédios da região central do Rio foram restaurados com as técnicas do retrofit: Belga Hotel e os edifícios Galeria, Serrador e Amadeus Mozart, o Amarelinho.

Sustentabilidade e resgate histórico

Ainda durante a execução da obra, que começou em 2013, o BVEP Nigri Plaza conquistou a certificação internacional LEED Gold. Concedido pelo Green Building Council dos Estados Unidos, o selo avalia o desempenho ambiental de uma edificação. O prédio possui sistemas de uso racional de água e energia (que reduzem o consumo em até 40%) e seis elevadores panorâmicos inteligentes, que armazenam energia para uso próprio. Além disso, quem alugar o 14º pavimento terá acesso exclusivo a 480 metros quadrados de área verde, com espécies nativas da Mata Atlântica, e um reservatório de reuso de águas pluviais para irrigação do jardim.

Também durante a obra, uma parceria dos empreendedores com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) revelou detalhes do passado. O terreno fica onde antes se localizava a Lagoa do Boqueirão, aterrada no século 18 para a construção do Passeio Público. Durante as escavações foram encontrados louças, moedas e objetos de uso pessoal datados dos séculos 18 e 19. O Iphan recolheu, catalogou e armazenou cerca de cinco mil peças e achados arqueológicos, um investimento de R$ 1,5 milhão.

Tendência de mercado

A escassez de terrenos disponíveis para construção de novos imóveis no Centro do Rio tem dado espaço a este processo de modernização e readequação de edificações antigas que mantém algumas de suas características originais. Esta é uma das soluções que o mercado imobiliário tem usado para atender às demandas por escritórios de alto padrão no coração financeiro da cidade.

Raphael Nigri, diretor-executivo do Grupo, diz que, além de contribuir para preservar o patrimônio arquitetônico, a opção pelo retrofit foi pensada para melhor eficiência do projeto, impactando também no custo do empreendimento. "O Plaza é um empreendimento completo, com localização privilegiada, ampla rede de transportes, vista privilegiada, preocupação com a sustentabilidade e modernidade em conjunto com o resgate histórico".

Para o diretor da BVEP, Luiz Renato Paim, o projeto é a consolidação da visão da instituição que é trabalhar por um desenvolvimento urbano mais humano, prezando pelo diálogo e pela sustentabilidade. "O mundo está repensando a forma como as cidades são ocupadas e o projeto de retrofit do Cine Plaza traz soluções inovadoras para empresas, cidadãos e investidores, tornando-se alternativa funcional no Centro da cidade do Rio", afirmou.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP