Black Friday - Congresso 2025
 

Ser ou Estar? Eis a questão!

Eleve o conceito que tem de si mesmo e assuma uma identidade nova e mais poderosa

Você ingere comidas e bebidas calóricas ou não saudáveis? Você dorme pouco, não cuida da saúde e não pratica exercícios físicos? Você fuma ou bebe todos os dias? Você está sempre sentado numa cadeira do escritório, no assento do carro ou no sofá vendo televisão ou navegando no celular?

Imagine que você respondeu sim para duas ou mais perguntas do parágrafo anterior. Agora responda: Você é uma pessoa saudável? Você culpa tudo e a todos quando não consegue bater suas metas? Faz mais de seis meses que não lê um livro? Não investe em cursos de formação? Você não tem mais paciência para se relacionar com seus clientes? Você sente que está estagnado nas últimas posições no ranking da sua área de atuação e anda desmotivado?

Imagine que você respondeu sim para duas ou mais perguntas do parágrafo anterior. Agora responda: Você é um profissional extraordinário?

Vejamos alguns aspectos interessantes sobre o que somos e por que fazemos o que fazemos:

* Contexto - Onde você está ou aonde vai todos os dias? Em que ambiente você transita? Com quem você mais convive? Pessoas saudáveis buscam ambientes saudáveis, transitam por clubes, parques ou academias e convivem com outras pessoas saudáveis. Vendedores extraordinários estão sempre aonde seus clientes estão e convivem com outros campeões de vendas.

* Comportamentos - O que você faz? Quais são seus hábitos? Você é consistente no "fazer" ou "não fazer"? Pessoas saudáveis têm o hábito de ingerir comidas saudáveis e praticar atividades físicas. Campeões definem metas, investem em suas carreiras, fazem cursos, lêem livros e não desistem facilmente de um desafio. Campeões comportam-se como campeões!

* Competências - Como você faz o que faz? Você é muito bom no que faz? O que você faz para melhorar o que faz? Pessoas saudáveis e campeões em vendas se tornam cada vez melhores naquilo que fazem. Estão sempre evoluindo e crescendo, porque aprendem como fazer melhor o que já fazem bem todos os dias. Você é do tamanho de suas competências ou incompetências.

* Crenças - O que você mais valoriza na vida? Por que você acredita que algo deve ser feito? Você realmente quer fazer? Seus valores mudam na mesma proporção que suas crenças. Pessoas saudáveis acreditam nos benefícios de uma vida saudável. Vendedores extraordinários alimentam crenças extraordinárias dentro de sua mente e não crenças limitantes.

- Conceito - Quem você é? O que você realmente deseja ser? Como você se vê? A imagem que você tem de si mesmo define todos os aspectos anteriores. O conceito que você tem de si mesmo define todo o resto. Uma pessoa saudável não pergunta a si mesmo se deve ou não fazer o que pessoas saudáveis fazem. Um campeão não tem dúvida do que deve ser feito simplesmente porque ele fará o que todos campeões fazem: buscar a excelência naquilo que faz.

Quando mudamos o que somos (conceito), mudamos aonde estamos, aonde vamos e com quem vamos (contexto). Quando mudamos o que somos, mudamos o que fazemos (comportamentos) e como fazemos (competências). E principalmente, mudamos nossos valores e entendemos melhor por que fazemos (crenças) o que fazemos. Nossa vida passa a ter um novo sentido, pois tudo muda de sentido, no sentido de nossa nova identidade.

Uma dica importante: muito cuidado quando você usa o verbo ser para descrever a si mesmo em relação a algo negativo: "Eu sou desastrado. Eu sou incompetente. Eu sou um fracasso". Atenção! Troque ser por ESTAR. Eu estou distraído hoje. Eu ainda não estou preparado. Eu estou errando em algo e por isso ainda não consegui. Melhor não?

Agora quando for algo positivo e poderoso busque usar o verbo SER no lugar de estar. Eu sou otimista. Eu sou uma pessoa bem-sucedida. Eu sou um campeão. Eu sou saudável. Eu sou extraordinário. Eu sou uma pessoa bondosa.

Enfim, eleve o conceito que tem de si mesmo e assuma uma identidade nova e mais poderosa. Você consegue mudar tudo o que estiver ao seu redor quando muda a imagem que tem de si mesmo, pois buscará novas crenças, competências, comportamentos e contextos para sua vida. Você precisa mudar o SER para CRER, SABER, FAZER E OBTER ALGO DIFERENTE em sua vida. Por isso que digo todos os dias para mim mesmo e para os demais: #SejaEXTRAORDINÁRIO.

O que serás agora?

Marcos Antonio de Sousa é palestrante motivacional e de vendas. Marcos Sousa é conferencista internacional, palestrante, escritor e especialista em vendas, comportamento e programação neurolinguística (PNL). Diretor da Superação Treinamentos e Consultoria. Graduado em engenharia elétrica pela UFPB e MBA em marketing pela FGV. Trainer e master em PNL. Já realizou mais de 1000 palestras e treinou mais de 40.000 pessoas nos últimos 15 anos. Articulista em diversos jornais, portais e revistas do país.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP