Black Friday - Congresso 2025
 

Absorção bruta elevada de escritórios de alto padrão marca 2016 no Rio e em SP

Pesquisa da JLL também mostra que preços na capital paulista praticamente pararam de cair nas regiões nobres

A elevada oferta de novos edifícios e os preços baixos movimentaram os mercados imobiliários de alto padrão do Rio de Janeiro e de São Paulo em 2016. É o que mostra as pesquisas First Look Office Rio e First Look Office São Paulo, que acabam de ser divulgadas pela JLL.

Em São Paulo, as empresas aproveitaram o momento favorável para renegociar seus contratos de aluguel ou para se mudar para escritórios novos e ainda economizar. A absorção líquida melhorou ao longo do ano, mas fechou o ano com um saldo negativo de 9 mil m2. Já a absorção bruta chegou perto da média histórica dos últimos 10 anos, atingindo 362 mil m2".

A boa notícia para os proprietários é que os preços em São Paulo praticamente pararam de cair nas regiões nobres, que concentram 40% do estoque de alto padrão na cidade. A pesquisa First Look Office São Paulo indicou ainda que os developers estão postergando a entrega de novos empreendimentos, como estratégia para evitar custos de um edifício sem ocupação. No 4o trimestre, por exemplo, não houve nenhuma entrega.

No Rio de Janeiro, também houve o adiamento de novas entregas. Em 2016, foram entregues quase 230 mil m2 ao longo do ano, e 52,8 mil m2 foram postergados para 2017. Empresas do setor de energia responderam por 40% das devoluções de áreas ocupadas".

A disponibilidade de espaços de excelente qualidade e os preços em queda também incentivaram as movimentações de grandes empresas no Rio. A absorção bruta total de 2016 foi de 196,4 mil m2, maior que a média dos últimos seis anos.

Leia as pesquisas First Look Office Rio e First Look Office São Paulo.

Fonte: Panorama JLL

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP