Black Friday - Congresso 2025
 

Construções irregulares: mais de 200 mortes em 20 anos, na Grande SP

Conselhos de Arquitetura e Urbanismo passam a destinar 2% do orçamento para apoio às ações de assistência

A construção irregular de casas em locais inapropriados é um reflexo da falta de política pública na área da habitação que acomete boa parte das nossas cidades. Obras que são realizadas em áreas de risco, sem qualquer fiscalização e sem o acompanhamento de algum especialista em construção, não demoram muito a apresentar problemas, expondo as pessoas ao perigo.

Dados do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) apontam que nos últimos 20 anos deslizamentos de terra mataram mais de 200 pessoas na Grande SP, destruindo casas construídas em locais inadequados e sem qualquer cuidado necessário.

"Nas áreas onde acontecem acidentes como esses, que são geralmente próximas a encostas, os terrenos apresentam alta declividade, um fator extremamente favorável para a ocorrência de deslizamentos. E, na maioria dos casos, percebe-se facilmente que as construções não obedecem a critérios mínimos de segurança, sendo executadas da mesma forma como se fossem para terrenos planos", diz Gilberto Belleza, presidente do CAU/SP - Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. "Sem contar as casas que são erguidas em locais sujeitos a solapamentos", completa o presidente.

Para ajudar a combater esse problema, a partir desse ano, os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo de todos os estados do país passam a destinar 2% de seu orçamento para o apoio às ações estratégicas de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS).

"Pela Lei de Assistência Técnica 11.888/2008, famílias de baixa renda, com faturamento mensal de até três salários mínimos, têm acesso gratuito ao trabalho técnico de profissionais especializados em projeto e construção de habitação para moradia própria. É um direito fundamental do cidadão, assim como saúde e educação", conclui Belleza.

Foto: Divulgação/Secretaria Especial de Ordem Pública)

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP