Sorteios 11ª Expo
 

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Por Léa Lobo


No universo corporativo, histórias de determinação e sucesso como a de Erika Porcaro inspiram e desafiam as convenções. Com uma carreira brilhante tanto no Brasil quanto no exterior, Erika é o exemplo vivo de que, com estratégia e resiliência, é possível construir um legado impactante nos negócios.

Iniciando sua trajetória profissional no Brasil em 1999, Erika dedicou quase 15 anos à excelência em companhias renomadas como a Embratel e a Telelok. Sua jornada tomou um novo rumo em 2013, quando, acompanhada de sua família, partiu para Ontario, Toronto, no Canadá, em busca de novas experiências e aprendizados. Lá, mergulhou no estudo da língua inglesa, enfrentando o desafio de se adaptar a uma nova cultura e sistema educacional para “jovens”, já que ela era 40+.

Após seis meses de estudo intensivo, Erika não só dominou o idioma como também integrou a Mirabelli Corporation, onde atuou como VP Operations. Neste cargo, trabalhou com clientes de peso como Apple e Walmart, provando sua capacidade de gerar resultados significativos e estabelecer estratégias de negócios únicas e eficazes, não apenas no Canadá, mas também nos EUA e em países da América Latina, já que a Mirabelli era uma companhia global.

Mesmo diante do sucesso internacional, Erika manteve suas raízes brasileiras vivas, decidindo, em 2023, retornar ao Brasil, já que para ela sua família (seus pais) precisa de sua presença. Durante sua estadia no Canadá, ela também contribuiu voluntariamente com o The Chartered Institute of Marketing Management of Ontario (CIMMO), agregando ainda mais à sua vasta experiência.

Erika Porcaro é uma profissional que personifica a união entre pensamento crítico e estratégico. Com mais de duas décadas de experiência, ela se destacou por sua habilidade em desenvolver estratégias de negócios impactantes, sua eficácia na comunicação e liderança resiliente. Sempre com uma atitude positiva, Erika não se limitou a contribuir significativamente em suas áreas de atuação; ela também se dedicou a aprender e evoluir constantemente, durante quase nove anos no Canadá.

A jornada de Erika foi tão elétrica como ela, e é marcada por uma busca incessante por desafios e pelo desejo de superar barreiras culturais e linguísticas. No Canadá e América Latina enfrentou o desafio de adaptar-se a um novo ambiente de trabalho, enquanto no Brasil liderou projetos de inovação e estratégia empresarial. A volta ao país não significou um passo para atrás, mas, sim, a continuação de um legado de excelência e inovação.

Hoje, Erika lidera áreas cruciais como Marketing, Comercial e Desenvolvimento de Novos Negócios na Telelok, uma referência na área de locação de móveis corporativos. Sua visão estratégica, networking de peso, não só a ajudou a deixar sua marca na Mirabelli Corporation e em seus clientes como Apple, Walmart e muitos outros, como também a tornou uma peça-chave na Telelok, que tem a missão de criar ambientes de trabalho inspiradores e funcionais para usuários de mobiliários, seja na área corporativa, arenas esportivas, entre outros.

Ao mesmo tempo em que enfrentava novos desafios profissionais na Telelok, Erika também lidou com uma situação escolar inesperada envolvendo seu filho, Noah, de 12 anos. Crescido no Canadá, Noah não falava português fluentemente e se sentia deslocado em sua nova escola bilíngue no Brasil, onde deveria cursar a sexta série. Resistente à ideia de retornar às aulas por não se sentir parte do ambiente escolar, a mudança comportamental de Noah foi uma preocupação a mais para Erika, talvez a maior delas. Como mãe atenta, ela se envolveu diretamente, participando de reuniões com a direção da escola para compartilhar suas preocupações e buscar soluções. Graças a um esforço conjunto com a instituição, que adotou novas abordagens para integrar Noah, ele logo recuperou sua alegria de aprender, retomando o entusiasmo pelas aulas, amizades e atividades esportivas.

Erika Porcaro é pura alegria e sua história traz um testemunho poderoso de que, com coragem, estratégia e uma mentalidade voltada para o aprendizado e a inovação, é possível alcançar novos horizontes e deixar uma marca indelével no mundo dos negócios, sem deixar sua família de lado. Erika não apenas atravessou fronteiras geográficas, mas também expandiu as fronteiras do que é possível alcançar com determinação e uma visão clara de futuro.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP