19º Congresso InfraFM
 

FM aos 15 anos. Conheça a nova coordenadora de infraestrutura da JLL

Com passagem na Cushman & Wakefield e na Stefanini Brasil, Talita Ioricce possui vasta experiência em Facilities e Real Estate.

FM aos 15 anos? Conheça a trajetória da nova coordenadora de infraestrutura da JLL

​Na área de Facility Management, começar aos 15 anos é pouco comum, mas essa é a história da Talita Ioricce, 37, nova coordenadora de infraestrutura da JLL. Como jovem aprendiz, Ioricce era responsável pela abertura de chamados de manutenção, limpeza, paisagismo, pesquisa de satisfação e apoio aos técnicos em campo na Brisa Brasil.

Recentemente, Ioricce completou um ano na JLL, onde atuava como analista de infraestrutura no projeto Mercado Livre. Para a profissional, atuar dentro da casa do cliente é sempre uma grande responsabilidade, sendo o foco a qualidade, acuracidade das informações e estar em um processo de melhoria contínua. "Uma das culturas do Mercado Livre é o Beta Continuo, a ideia de continuar aprendendo, até mesmo com os erros. Como analista de facilities, o meu desafio foi trazer para o cliente soluções práticas que visavam esse processo de melhoria no controle de documentação, no operacional do dia a dia ou no relacionamento com os terceiros", observa.

Dentro do projeto, o maior desafio era realizar um trabalho de conscientização sobre a importância da documentação solidária dentro de facilities. "Todos nós sabemos que as empresas prestadoras de serviço precisam apresentar as documentações obrigatórias, mas, muitas vezes, esse processo é automático e não temos a dimensão do porquê são tão necessárias, o que contribui para falhas no processo de gestão documental. Com treinamentos efetivos, uma parceria estreita com os prestadores de serviço e com as áreas da companhia responsáveis por seus terceiros, hoje percebo um grande avanço, engajamento e esforço dos parceiros na regularidade das documentações", comenta Talita. Desta forma, houve o controle efetivo de contratos dos prestadores de serviços em facilities nível Brasil. Atualmente, o projeto possui mais de 700 contratos assinados, sendo Ioricce a responsável pela gestão completa do processo: contrato inicial, renovação e análise de budget.

Como coordenadora, a maior expectativa da profissional é manter a qualidade das entregas no projeto, além de ter um programa de gestão de pessoas com objetivo de motivar e incentivar o crescimento profissional. Um bom líder, na perspectiva de Ioricce, caminha junto com a equipe, por isso sua meta é desenvolver o time para que sejam futuros gestores e, no presente, sejam os melhores profissionais em suas posições. "Como analista tive vários aprendizados, mas o que fez com que eu me tornasse uma profissional melhor foi a empatia e a responsabilidade que lido com as pessoas e com as minhas atividades", analisa.

Para Talita, antes de habilidades técnicas, o bom profissional, em qualquer área, precisa de habilidades interpessoais: "Quando fui promovida, algo que ouvi dos meus gestores e colegas que justificava essa promoção foi: 'Isso é resultado das suas entregas, do seu companheirismo, da sua amizade e dedicação todos os dias'. Entendi que não basta entregar bem suas atividades, você precisa entregar de si para os outros".

O Facility Manager promove a integração de ambientes, os torna funcionais, mas acima de tudo, para Ioricce, promove a integração de pessoas nas diversas áreas de uma empresa. Isto é, habilidades técnicas são importantes e um profissional pode escolher o que melhor se adequa às suas necessidades, mas elas não terão muito valor sem a habilidade de lidar com pessoas e respeitá-las.

No projeto Mercado Livre, quando trabalhava na Cushman & Wakefield, Talita realizou o controle efetivo de documentos de mais de 200 fornecedores e recursos alocados. Na Stefaníni Brasil, onde trabalhou entre 2018 e 2019, era responsável pelo gerenciamento de manutenção predial, supervisão de serviços de terceiros, elaboração de relatórios gerenciais, assim como, controle de estoque de insumos, de escritório e de expedição. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP