19º Congresso InfraFM
 

54% dos FM´s se demitiram ou pensaram em se demitir no último ano

Pesquisa realizada pela Professional Facility Management Institute aponta quais são os principais desafios enfrentados pelo setor e como as organizações podem melhorar a retenção de talentos.

54% dos FM se demitiram ou pensaram em se demitir no último ano

Foto: Canva.com/ Vm

O setor de Facility Management está em transformação, mas as organizações percebem o crescimento de uma lacuna em termos de conhecimento e habilidades. Ao mesmo tempo, o sentimento de cansaço entre os colabores aumentou. As afirmações são do 2023 FM Training Outlook Survey, estudo realizado pela Professional Facility Management Institute (ProFMI), instituto estadunidense.

A pesquisa revelou que 54% dos FM se demitiram ou pensaram em se demitir no último ano, sendo os principais fatores que podem manter os profissionais nas atuais empresas: melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal, oportunidades de desenvolvimento e crescimento e, por último, aumento de remuneração e benefícios. 

O estudo também apontou que o crescimento organizacional está elevando a pressão no trabalho. Em contrapartida, segundo as empresas entrevistadas, o crescimento é a principal razão de vagas em aberto, seguido da perda de funcionários para outras empresas e da aposentadoria de colaboradores. Além disso, 64% dos contratantes afirmam ter dificuldade em encontrar facility managers com as habilidades técnicas necessárias.

Em relação a qualificação profissional, 78% dos profissionais de FM dizem que poderiam usar de mais treinamentos para avançar no trabalho. Metade dos entrevistados afirma que já foi encorajada pela liderança sênior da empresa a investir no aprimoramento de habilidades técnicas, enquanto 52% dos empregadores dizem que fornecem financiamento para treinamento externo ou credenciais/ qualificações.

De acordo com os gerentes, as equipes de FM precisam de treinamentos em:
- Saúde e segurança ambiental;
- Comunicação;
- Conformidade e padrões;
- Habilidades de liderança;
- Gerenciamento de projetos;
- Planejamento estratégico.

Desta forma, os profissionais de Facility Management que investiram em qualificação elencam como principais resultados: novas oportunidades de trabalho em outras empresas, oportunidades de crescimento interno, estabilidade no emprego e aumento salarial. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP