3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

Por Natalia Gonçalves

Quatro iniciativas da Telhanorte para reduzir impacto ambiental das operações


O setor de construção é responsável por cerca de 21% das emissões globais de gases de efeito estufa, de acordo com o relatório de Status Global para Edificações e Construção, publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Aliança Global para Edificações e Construção (GlobalABC). Conforme o estudo, ao longo de 2024 os líderes políticos e da indústria devem priorizar urgentemente ações que reduzam as emissões do setor. “Para alcançar os objetivos do Pacto Global, a descarbonização dos edifícios deve acelerar significativamente. Depender apenas de práticas comuns de construção e renovação não será suficiente”, afirma o relatório.

Com o intuito de contribuir para a redução do impacto ambiental do setor, a Telhanorte Tumelero, varejista de materiais de construção, consolidou a agenda ESG. Desde o ano passado, a empresa amplia a presença de Ecopontos para auxiliar no descarte correto dos resíduos das obras, pois, apesar da contração de caçambas para grandes obras ser responsabilidade do gerador, pequenas reformas ainda descartam de forma incorreta. "Muitas vezes, o cliente, o nosso consumidor, por falta de informação ou até mesmo de um local adequado, descarta isso no lixo comum", destaca Jordana Barros, diretora de operações gerais da Telhanorte Tumelero.

​"Nós temos o foco em ajudar o cliente na jornada de obra e se responsabilizar pelo material também faz parte dessa jornada. Então, a ação parte de profissionais da área de construção para pensar nesses resíduos de pequenas reformas", completa Rafael Paulino, diretor de marketing e e-commerce da varejista.

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Foto: Divulgação


​Para Jordana, o varejo possui o papel de envolver a indústria em iniciativas sustentáveis: "o nosso maior desafio, além da perenidade dos programas de sustentabilidade, é trazer a indústria conosco". Neste sentido, ela cita a dificuldade em ampliar a frota elétrica da operação. Segundo a profissional, além da disponibilidade de veículos ser baixa, o custo e a dificuldade para eficiência da operação ainda são altos.

Segundo a executiva, a meta da empresa é diminuir as emissões de CO2 em 16% até 2030, mas alcançar a neutralização até 2050. Confira iniciativas da varejista:

- Criação de Comitê 360:  o programa Sustenta+ já existia antes da gestão de Jordana, porém houve a criação de um comitê 360, que engloba representantes de quase todas as áreas da empresa e que descentralizou os pilares de ESG entre todos os colaboradores. Em um dos pilares, foi expandida a implementação de Centrais de Resíduos Sólidos para diversas lojas, tornando a cadeia de suprimentos e operações mais sustentável;

- Logística reversa: em conjunto com parceiros, já foram coletados e destinados corretamente mais de 190 mil lâmpadas e mais de uma tonelada de eletroeletrônicos. A meta é que a presença de Ecopontos nos estacionamentos seja ampliada neste ano;

- Conscientização dos colaboradores: desde palestras, intervenções até peças de teatro, a Telhanorte Tumelero utiliza de diferentes métodos para abordar temas de sustentabilidade com os colaboradores. Além disso, em lives mensais existe a apresentação de resultados das ações do programa Sustenta+. Na Semana da Sustentabilidade, realizada em junho, a empresa promove diversas ações alusivas ao tema, contemplando os três mil colaboradores da rede;

- Eficiência energética: outra ação foi a implantação de placas fotovoltaicas. Só em 2023, essa iniciativa gerou economia estimada de 50.000kWh, que representa mais de 500 árvores poupadas.

Outro desafio, segundo Jordana, é de levar a mensagem correta e manter os funcionários engajados com as causas. “Por isso, é importante constantemente reportarmos os resultados e conquistas para que a mentalidade de todos esteja voltada para o mesmo objetivo. Ainda há muito o que ser feito, mas o caminho está traçado à medida que a agenda ESG se torna um compromisso que guia todas as ações da companhia”, observa.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP