3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Apesar do aumento de incêndios estruturais, medidas preventivas são negligenciadas

Notícias de incêndios estruturais cresceram 8,9% em 2023, mas a priorização de metas imediatas em detrimento da segurança ainda é comum. Confira medidas para assegurar a eletricidade segura.

Por Natalia Gonçalves

Apesar do aumento de incêndios estruturais, medidas preventivas são negligenciadas

Foto: Canva.com/kwanchaichaiudom


​O descaso com a implementação de medidas preventivas pode ocorrer por diversos motivos, como a falta de recursos financeiros, falta de compreensão dos riscos ou, simplesmente, a priorização de metas imediatas em detrimento da segurança a longo prazo. Para Danilo Barros, coordenador de Facilities e Manutenção no Grupo Fleury, a pressão por resultados imediatos pode ser um desafio para a adoção de práticas preventivas nas empresas.

Uma das consequências da negligência em relação a manutenção preventiva e regular são os incêndios. Segundo monitoramento do Instituto Sprinkler Brasil, apenas em 2023 foram noticiados 2222 incêndios em prédios corporativos e indústrias, um aumento de 8,9% em comparação com 2022. Desta forma, garantir eletricidade segura se tornou um tema urgente para os gerentes de infraestrutura. Conforme Danilo, algumas medidas para assegurar a eletricidade segura são:

- Manutenção regular: realizar inspeções regulares em instalações elétricas, substituindo fios desgastados ou danificados;
- Profissionais qualificados: contratar eletricistas qualificados para instalações e reparos, garantindo conformidade com normas de segurança;
- Proteção contra sobrecarga: utilize dispositivos de proteção contra sobrecarga, como disjuntores, para prevenir danos aos equipamentos e reduzir riscos de incêndio;
- Aterramento adequado: certifique-se de que o sistema elétrico está devidamente aterrado para evitar choques elétricos;
- Uso consciente de equipamentos: evite sobrecarregar tomadas, desconecte aparelhos quando não estiverem em uso e utilize equipamentos elétricos de forma responsável;
- Treinamento dos usuários: eduque os usuários sobre práticas seguras de uso da eletricidade, incluindo o reconhecimento de sinais de problemas elétricos;
- Sinalização adequada: marque e sinalize áreas de risco elétrico, alertando as pessoas sobre possíveis perigos;
- Atualização tecnológica: se mantenha atualizado com tecnologias de segurança elétrica e incorpore avanços relevantes nas instalações.

De acordo com a última pesquisa do Instituto Ipos realizada sobre o risco de incêndio nas empresas, apenas 54% das corporações dizem categoricamente ter planos de contingência estruturados para essas ocorrências. O estudo foi realizado com empresas multinacionais e de capital nacional com mais de 250 funcionários, em 2019. Ainda, a pesquisa apontou que apenas 14% das empresas entrevistadas contam com sistemas de sprinklers nas instalações.

Embora, mais da metade das empresas entrevistas possuam planos de contingência, a conscientização da importância da manutenção preventiva ainda é tímida. Neste sentido, Barros explica que alguns cenários podem se tornar impasses para a realização de manutenção regular em empresas e indústrias, tais como:

- Restrições orçamentárias ou limitações financeiras podem levar as empresas a priorizarem custos imediatos em detrimento da manutenção preventiva.
- Paradas de produção ou programar a manutenção pode exigir paradas nas operações, o que pode impactar a produção e causar resistência por parte da gestão;
- Falta de pessoal qualificado e a escassez de profissionais qualificados para realizar a manutenção pode ser um desafio, especialmente em setores específicos.

Além disso, Barros observa que os equipamentos de difícil acesso, em instalações complexas, podem ser negligenciados devido à complexidade ou custo associado à manutenção. “Superar esses impasses geralmente envolve um equilíbrio entre as demandas operacionais imediatas e o reconhecimento dos benefícios a longo prazo da manutenção regular”, afirma.

Quer saber mais sobre o assunto? No 3º Fórum InfraFM Indústrias & Sites Remotos, a InfraFM convidou Alexandre Teixeira, especialista em estratégias de Facility Management, para falar sobre sistemas de manutenção preditiva e a utilização de novas tecnologias para otimizar a operação. Confira a palestra "Digitalização da área e atividades de FM na Indústria" e mais detalhes sobre o evento aqui.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP