19º Congresso InfraFM
 

“Temos como cultura fazer cada obra como única. Assim, fidelizamos nossos clientes”

Okean Engenharia se mudou para Pinheiros e diretores comentam decisão estratégica, além de cases marcantes.

Por Mateus Murozaki

Novo escritório da Okean

Foto: Divulgação

O novo escritório da Okean Engenharia está localizado no Edifício Passarelli, em Pinheiros. A empresa estava sediada em Alphaville mas, por questões estratégicas, decidiu-se mudar a sede para um ponto mais acessível e de fácil locomoção para clientes, parceiros e colaboradores.

De acordo com o Diretor Comercial Silvio Rosolem, a decisão pela região se deu por alguns fatores: o primeiro foi facilitar o processo de contratação; o segundo, devido ao interesse crescente pela área, que está cada vez mais abrigando prédios corporativos; e o terceiro, por uma questão de acesso, que ele exemplifica: “Se eu tenho uma reunião na Paulista, pegando o metrô, eu chego lá em 20 minutos, enquanto de carro eu demoro 45... já fiz essa experiência”.

Fabio Neri, CEO da empresa, explica que não houve nenhuma dificuldade na mudança, que durou 45 dias. “É o nosso dia-a-dia, afinal... o projeto foi nosso, então não havia motivo para ter alguma dificuldade no caminho”, aponta. Sendo uma empresa que cresceu e continua crescendo de maneira estudada, o novo escritório já pede uma expansão que, de acordo com Fabio, deve acontecer em breve.

Contornando o maior dos gargalos

A Okean nasceu de uma necessidade de outra empresa, a instaladora Interface. Com uma cultura de atender apenas a clientes finais, logo estes começaram a pedir por um serviço completo para além das instalações. Hoje, são entidades quase independentes, embora a construtora se beneficie muito por também contar com um serviço de instalação da empresa mãe. Fabio é o único profissional que atua em ambas.

“Isso é uma grande diferença, porque nós somos muito conhecidos na área de instalações e sabemos que um orçamento de construção civil tem aí seus 25% na parte de instalação, então passamos a ser bem competitivos em relação a isso. Outra coisa, é onde geralmente são os gargalos da obra, a parte de instalação, e esse é o menor problema hoje que a gente tem, os nossos gargalos não são esses”, explica o CEO.

Profissionalismo em lidar com projetos complexos

Em relação a 2023, dois cases chamaram a atenção. O primeiro deles foi um retrofit de áreas técnicas e comuns de um Edifício icônico que abriga uma instituição cultural com uma agenda apertada e cheia de itens sensíveis. Com a execução faseada, a obra foi acompanhada de perto o que garantiu a qualidade na entrega.

O segundo foi o de um cliente que está conosco há anos e que fez uma mudança de sede da Faria Lima para a Paulista em um espaço de 60 dias. O trabalho foi adequar as necessidades do cliente ao novo espaço de 3.500m², junto ao descomissionamento do anterior. Uma obra que trouxe visibilidade para a construtora.

Quando questionados sobre a razão por aceitarem projetos tecnicamente mais complexos, Fabio comenta que buscam fidelizar clientes aceitando desafios que outras construtoras costumam evitar. Ocorre, claro, um estudo técnico para saber se será possível e financeiramente viável entregar cada projeto dentro do prazo estipulado.



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP