19º Congresso InfraFM
 

Onde está o Facility Manager a bordo?

Juliana Pereira de Siqueira, nova diretora na ABRAFAC, analisa as oportunidades para profissionais de Facility, Property e Workplace Management em cruzeiros.

Por Natalia Gonçalves

Onde está o Facility Manager a bordo?

Foto: Canva.com/ Brendon Spring


Era apenas para ser uma viagem de cruzeiro, mas a experiência no navio se tornou objeto de pesquisa. Apaixonada por Facilities, Juliana Pereira de Siqueira, nova diretora do Congresso e Expo ABRAFAC, sempre teve uma curiosidade imensa para conhecer os bastidores das operações e como elas funcionam. Durante uma viagem de navio, planejada para relaxar, não foi diferente.

"A vontade de entender os bastidores da experiência marítima me impulsionou a indagar sobre cada detalhe, desde o destino do lixo a bordo até as leis sanitárias que regiam o ambiente. Assim, minha experiência a bordo não apenas reforçou minha paixão pela área de Facility Management, mas também ressaltou a importância vital desses profissionais nos mais diversos setores", diz Juliana.

Assim que retornou da viagem, ela iniciou uma pesquisa sobre a gestão de processos de navios de cruzeiro. No ano passado, o estudo foi reconhecido pelo prêmio Melhores do Ano ABRAFAC. “O foco deste estudo é contribuir para o mercado de Facilities, destacando as melhores práticas nas operações de navios e, por conseguinte, gerando questionamentos que talvez não tenham sido considerados anteriormente”, destaca.

Onde está o Facility Manager a bordo?

Sem intenção de criticar qualquer companhia de cruzeiros marítimos, Juliana encontrou pontos similares na operação de diferentes empresas. Logo no início do estudo, identificou a ausência da área de Facility Management. Apesar dos profissionais responsáveis pela manutenção e operação dos navios serem cruciais para o bem-estar dos hóspedes, esse reconhecimento ainda não é claro para o mercado.

“Enquanto os passageiros repousam, a equipe de manutenção está ativa realizando inspeções e preventivas para assegurar o pleno funcionamento de toda a operação”, destaca a pesquisadora. Para ela, os bastidores, muitas vezes invisíveis aos olhos dos viajantes, revelam uma coreografia complexa de esforços coordenados, que garantem uma experiência a bordo não apenas memorável, mas também impecavelmente segura e higiênica.

Por exemplo, durante a manutenção da piscina, pode ser necessário esvaziá-la por completo, para evitar a contaminação da água. Além disso, o lixo proveniente dos pratos passa por uma triagem minuciosa, como explica Juliana: os resíduos orgânicos são triturados em máquinas especializadas, enquanto o material reciclável é lavado, compactado e armazenado no porão, pronto para ser descartado nos portos. Desta forma, a experiência glamourosa dos passageiros é mantida com um trabalho minucioso e discreto.

Ao longo da pesquisa, outro ponto que chamou atenção foi a falta de processos focados em pessoas. Para Juliana, a realidade dos responsáveis em manter a experiência dos passageiros foi uma surpresa. “As companhias marítimas, frequentemente, recorrem a terceirizadas para compor grande parte de suas equipes operacionais. Este contingente é formado por indivíduos de diversas nacionalidades, muitas vezes com limitado domínio do inglês, submetidos a jornadas de trabalho médias de 10 horas diárias, sem folgas semanais, durante seis longos meses”, ressalta.

Assim, os colaboradores, afastados da família e amigos, em quartos minúsculos que compartilham, poucas vezes retornam à função após o período de viagem. Deste modo, a pesquisadora propõe um novo cenário em que a área Facility Management seja responsável pelas contratações, com o intuito de melhorar a experiência dos colaboradores e diminuir a rotatividade. “Nesse contexto, as empresas teriam a oportunidade de recrutar colaboradores diretamente, eliminando a necessidade de 'contratos por embarque' ou por períodos pré-determinados”, explica.

 “Além disso, ao considerar a nacionalidade das regiões pelas quais os cruzeiros transitam, poderíamos alinhar as contratações, proporcionando aos colaboradores períodos regulares de folga, maior proximidade com sua terra natal e até mesmo a criação de planos de carreira dentro da própria empresa”, completa Juliana. Segundo a profissional, os cruzeiros representam uma área pouco explorada para os profissionais de Facility, Property e Workplace Management, mas repleta de potencial.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP