CARREGANDO O CONTEÚDO
10º Fórum InfraFM Hospitais

FACILITY MANAGEMENT HOSPITALAR: DO INVISÍVEL AO INDISPENSÁVEL
AGOSTO DE 2024

Carregando as informações...
Dúvidas sobre o Evento?
Fale com a nossa equipe
9o Fórum Hospitais - INFRAFM

10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

FACILITY MANAGEMENT EM HOSPITAIS: DO INVISÍVEL AO INDISPENSÁVEL

Local: Amcham Brasil,  Chácara Santo Antônio, São Paulo

Data: 13 de agosto de 2024 (visitas técnicas)

14 de agosto de 2024 (palestras e networking)

INSCREVA-SE JÁ

INSCREVA-SE JÁ

FM EM HOSPITAIS: DO INVISÍVEL AO INDISPENSÁVEL

A gestão de Facilities hospitalar vai além da simples manutenção e operação dos edifícios. Ela envolve a criação de ambientes que promovem a produtividade, a satisfação e o bem-estar dos colaboradores e dos pacientes, além de garantir a conformidade com as normas e regulamentos vigentes. Uma infraestrutura bem gerida pode reduzir custos operacionais, aumentar a eficiência energética e melhorar a sustentabilidade do negócio. Além disso, o papel estratégico do FM inclui a antecipação e mitigação de riscos, a adaptação a mudanças e inovações tecnológicas, e a implementação de soluções que apoiem os objetivos de longo prazo da organização. Em um mercado cada vez mais competitivo, a capacidade de gerenciar de forma eficaz os recursos físicos e infraestruturais de uma unidade de saúde pode ser um diferencial significativo na última linha do balanço.  

A gestão de Facilities hospitalar vai além da simples manutenção e operação dos edifícios. Ela envolve a criação de ambientes que promovem a produtividade, a satisfação e o bem-estar dos colaboradores e dos pacientes, além de garantir a conformidade com as normas e regulamentos vigentes. Uma infraestrutura bem gerida pode reduzir custos operacionais, aumentar a eficiência energética e melhorar a sustentabilidade do negócio. Além disso, o papel estratégico do FM inclui a antecipação e mitigação de riscos, a adaptação a mudanças e inovações tecnológicas, e a implementação de soluções que apoiem os objetivos de longo prazo da organização. Em um mercado cada vez mais competitivo, a capacidade de gerenciar de forma eficaz os recursos físicos e infraestruturais de uma unidade de saúde pode ser um diferencial significativo na última linha do balanço.  

 No 10º Fórum InfraFM voltado para ambientes de saúde, você vai encontrar palestras que abordam desde situações de emergência em hospitais até o processo de certificações internacionais de sustentabilidade. Além disso, o evento é a oportunidade de realizar networking com profissionais especialistas em gestão de Facilities em ambientes de saúde, mas também de gestão de resíduos, hotelaria, projetos, manutenção e gestão de contratos. Participe e garanta insights valiosos!  

Público do evento:

publico

 No 10º Fórum InfraFM voltado para ambientes de saúde, você vai encontrar palestras que abordam desde situações de emergência em hospitais até o processo de certificações internacionais de sustentabilidade. Além disso, o evento é a oportunidade de realizar networking com profissionais especialistas em gestão de Facilities em ambientes de saúde, mas também de gestão de resíduos, hotelaria, projetos, manutenção e gestão de contratos. Participe e garanta insights valiosos!  

depoimento

Veja como foi o InfraFM Hospitais do ano passado

Visitas Técnicas

13 de agosto de 2024

Visita Técnica Educacional - 9h

VT - Lady

Qual é a importância da acústica nos Ambientes de Trabalho? Nesta visita o participante irá conhecer um espaço projetado para não apenas mostrar produtos, mas que educam sobre a importância da acústica através de experiências diretas. Os visitantes podem comparar ambientes com e sem tratamento acústico, uma demonstração que ressalta vividamente a diferença que o controle do som pode fazer. O showroom serve como uma plataforma para discussões sobre a acústica, oferecendo uma imersão completa sobre a importância da acústica nos ambientes trazendo tranquilidade e paz no ambiente de trabalho, incluindo ambientes de saúde, como clínicas e hospitais.

Patrocinadores

Programação

(Sujeito a alteração, sem prévio aviso)

14 de agosto de 2024 

08h – CREDENCIAMENTO 

08h45 – FACILITY MANAGEMENT HOSPITALAR: DO INVISÍVEL AO INDISPENSÁVEL

LÉA LOBO, Empreendedora, Administradora, Jornalista, pós-graduada em Marketing, com MBA de Gerenciamento de Facilidades pela Universidade de São Paulo (USP) e mais de 35 anos de carreira profissional multidisciplinar, transversal e proativa, seguindo naturalmente o perfil de liderança humanizada, que inspira e cativa em suas palavras e ações. Pioneira na disseminação do Facility Management no Brasil, mesmo antes de o conceito sequer ser mencionado no País. É essa bandeira que ela levanta há mais de 24 anos por meio das plataformas de comunicação da InfraFM (revista, portal de notícias, eventos e feiras), que é um hub especializado no tema do Facility, Property, Workplace & Real Estate Management.

09h – ESG PARA QUE UNIDADES HOSPITALARES FUNCIONEM DO JEITO CERTO

Quais são as principais tendências e regulamentações globais em ESG que impactam os prédios hospitalares. E quais são os desafios únicos que hospitais enfrentam ao implementar práticas ESG, como controle de resíduos, consumo de energia e bem-estar dos pacientes e funcionários. Conheça também ferramentas tecnológicas que podem ajudar na gestão de ESG em hospitais, como softwares de monitoramento ambiental e plataformas de reporte ESG. 

ROLDO GOI JUNIOR, executivo com vasta experiência em Gestão de Negócios e ESG na Integrow. Sua carreira é marcada pela gestão integral de Turnaround e Recuperação de Empresas no Brasil, envolvendo áreas como Finanças, Operações, Gestão de Pessoas, Desenvolvimento de Negócios, Administração, TI, Jurídico, além de relacionamentos com Fundos e órgãos de Governo. Ele liderou projetos de construção de campi industriais no Brasil e nos EUA, além de reestruturações empresariais, revisões de processos e implantações de sistemas ERP e de Indústria 4.0. É empreendedor no setor de franchising, trazendo programas de desenvolvimento gerencial de uma instituição britânica para o Brasil, tem um forte viés acadêmico, sendo autor de livro e artigos, e professor em renomados MBAs.  

09h45 – RESÍDUOS HOSPITALARES, DO SUBSOLO A BOLSA DE VALORES

A inovadora jornada da gestão de resíduos hospitalares e como ela pode aparecer no relatório de sustentabilidade hospitalar com alto impacto nos indicadores pontuados nos relatórios de sustentabilidade da bolsa de valores. Neste case será discutido as melhores práticas na segregação e tratamento de resíduos hospitalares, enfatizando a importância da sustentabilidade e da conformidade regulatória. Prepare-se para descobrir um novo horizonte onde a gestão eficiente de resíduos hospitalares encontra o mercado financeiro, promovendo um futuro mais limpo e lucrativo. 

vitor silva, tem experiência de 20 anos na área hospitalar, é formado em Gestão de Tecnologia Ambiental pela Universidade Bandeirantes de São Paulo, possui MBA em Gestão de Processos e MBA em Empreendedorismo e Inovação. É especialista em resíduos hospitalares e desenvolve projetos inovadores nessa área. Atualmente é coordenador de Governança, Hospitalidade e Hotelaria no Hospital 9 de Julho. Também atua no gerenciamento de projetos ESG com foco na operação hospitalar, além organização de eventos e palestras sobre o tema.

10:30 – INTERVALO PARA CAFÉ & NETWORKING 

11:15 – É COMIGO MESMO: MELHORANDO A GESTÃO E A COMUNICAÇÃO ENTRE AS EQUIPES E OS FACILITIES SERVICES EM PRÉDIOS DE SAÚDE

Nesta palestra, vamos compartilhar práticas e estratégias de gestão integrada de Facilities Services que podem alcançar uma comunicação fluída e integrada no ambiente hospitalar. Juntos, esses elementos trazem benefícios não apenas para as equipes, mas também para a jornada do paciente e um melhor custo-benefício para a área financeira. Exploraremos como os hospitais que adotam padrões de Acreditação Hospitalar aprimoram significativamente a comunicação entre as equipes, resultando em uma gestão mais eficiente dos contratos de Facilities Services.

Lúcia nunes, CEO da LN Comunicação, especializada em Assessoria de Imprensa. Com quase 30 anos de experiência como jornalista, atuou em mídias como Folha de SP, Revista Veja, Rádio Jovem Pan e Comcast Cable TV (EUA), além de ser executiva de comunicação na Eucatex e no Grupo Villares. Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, possui especializações em Marketing pela Faculdade Getúlio Vargas, Organização de Eventos pelo Senac e Jornalismo Integrado pela Florida Metropolitan University em Fort Lauderdale (EUA). Em 2002, fundou a LN Comunicação, focando em assessoria de imprensa e media training

gilvane lolato, graduada em Administração de Empresas, com MBA em Gestão em Saúde e Controle de Infecção. Especialista em Qualidade e Segurança do Paciente pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal, e mestre em Gestão e Metodologias da Qualidade e Segurança da Atenção em Saúde no Instituto Avedis Donabedian, Espanha. Com mais de 10 anos de experiência, atuou na implantação do modelo de Acreditação em Saúde em mais de 20 organizações. Ela é docente em Gestão da Qualidade, Segurança do Paciente e Acreditação, membro da Diretoria de Curadoria do HUB Gestão do Conhecimento da ABPRH e da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP). Além disso, é gerente operacional da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e coordenadora de vários cursos no IPOG e na ONA.

12h15 – OS MAIORES ERROS NA CONTRATAÇÃO DE FACILITIES SERVICES POR UNIDADES DE SAÚDE 

Esta palestra abordará os erros mais comuns na contratação dos Facilities Services Hospitalar (limpeza profissional, lavanderia, estacionamento etc.),  destacando as falhas que comprometem a operação no ambiente hospitalar. Discutiremos desde a falta de critérios rigorosos na seleção de fornecedores até a negligência na supervisão contínua dos serviços prestados. Ao identificar e evitar esses erros, os gestores poderão garantir um ambiente mais seguro e saudável para pacientes, acompanhantes e colaboradores (todos os stakeholders). 

giovanna araujo trovati, Diretora Executiva da CERT|FIX Health Services Solutions, a primeira empresa brasileira de consultoria credenciada pela ISSA (International Sanitary Supply Association). Com quase 25 anos de atuação no mercado de saúde, especializada em Facilities Services, Giovanna investiu em sua formação técnica e recentemente conquistou o título de I.C.E. (ISSA Certification Expert) para gerenciar serviços de excelência. Pós-graduada em Excelência Operacional e detentora do título de Green Belt pelo Instituto Israelita de Ensino Albert Einstein, ela possui vasta experiência em cargos de gestão de negócios, focando na otimização de recursos, melhoria da produtividade e redução de custos.

12h45 - ESTRUTURANDO PROCESSOS E CRIANDO UM CSC PARA EFICIÊNCIA OPERACIONAL EM SAÚDE 

Nesta palestra, discutiremos como estruturar processos eficientes e criar um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) para otimizar operações em instituições de saúde. Abordaremos temas como gestão centralizada de compras, fornecedores e contratos, além de logística de suprimentos para múltiplas unidades. Vamos explorar a centralização de cadastros e serviços administrativos, a automatização de processos e a modernização do atendimento. Serão apresentados projetos de eficiência operacional, padronização de unidades, e planejamento estratégico para garantir a sustentabilidade e crescimento da cooperativa de saúde. 

paula vasconcelos pereira, possui 24 anos de experiência em Administração, Facilities, Suprimentos, Logística, Estratégia e Projetos, Processos e Qualidade, Riscos e Finanças. Graduada em Administração, com pós-graduações em Gestão Financeira, Qualidade e Projetos. Completou o SingularityU Brazil Executive Program e vários cursos de liderança, qualidade, e metodologias ágeis. Voluntária no Migraflix e na Associação Voluntários da Saúde. Seus hobbies incluem fotografia, scrapbook, NFL, séries, cinema e teatro. Atualmente cursa Desenvolvimento de Liderança na FDC. Atualmente é Executiva de Projetos, Processos, Suprimentos, Facilities/Administrativa e Operações na Unimed Fortaleza.

13:30 – INTERVALO PARA ALMOÇO & NETWORKING 

14:45 – DISASTER RECOVER EM HOSPITAIS, DA PREPARAÇÃO À RESPOSTA EFETIVA 

Será destacada a importância da gestão de crise em ambientes hospitalares, destacando metodologia para prevenir, preparar, responder e recuperar de incidentes (climáticos, incêndios, facilities services etc). Incluiremos casos de estudo e boas práticas específicas para hospitais. 

15:30 –PRIMEIRO COMPLEXO MÉDICO COM SELO INTERNACIONAL DE SUSTENTABILIDADE NO NORDESTE 

Fortaleza (CE) está prestes a se destacar no mapa das construções sustentáveis com o lançamento do D Health, o primeiro hospital do Norte e Nordeste com selo internacional LEED Platinum. Nesta palestra, vamos explorar o desenvolvimento deste complexo médico inovador. Discutiremos como o D Health está estabelecendo novos padrões de eficiência, saúde, conforto e bem-estar, com destaque para a redução no consumo de energia e água, além do monitoramento avançado da qualidade do ar. 

guido petinelli, sócio-diretor da Petinelli, empresa de engenharia líder no Brasil em desempenho e bem-estar em edificações. Em 2019, foi premiado com o USGBC Leadership Award em reconhecimento pelo trabalho pioneiro com as primeiras certificações LEED Zero Energy e LEED Zero Water no mundo. Em 2018, recebeu em Chicago a distinção de LEED Fellow, também do USGBC, por sua contribuição significativa para o avanço do green building e do LEED no mundo. É Membro Fundador do GBC Brasil e foi Diretor de Desenvolvimento para o Conselho Mundial de Construção Sustentável (WorldGBC).

16:15 – A IMPORTÂNCIA DO VAREJO NAS INSTALAÇÕES HOSPITALARES 

Vamos demonstrar como a presença de varejo em hospitais pode melhorar a experiência dos pacientes e acompanhantes, aumentar a conveniência e gerar receita adicional para a instituição. Traremos os benefícios econômicos, impacto na satisfação do paciente, exemplos de sucesso e estratégias para implementação eficaz. 

lincoln aragoni gomes, Administrador, Graduado em gestão de negócios e Bacharel em Marketing pela universidade Anhembi Morumbi, cursou especialização em direito imobiliário pela FGV, MBA Executivo em Gestão de Saúde pelo Insper e se especializou em lideranças na inovação pelo MIT e em M&A e Valuation pela escola de negócios Saint Paul. Além de Planejamento Estratégico pela United Latino Student Association. Carreira consolidada como Facility & Property Management, tendo atuado nos últimos 22 anos em empresa como Microsoft, Cushman & Wakfield, Etna/Vivara, Grupo Fleury e Hospital Albert Einstein. Soma à sua trajetória a publicação de artigos e palestras em eventos do setor. É docente em cursos de MBA e pós Graduação, Mentor formado pelo instituto Rockets e foi fundador do grupo Facilities Hospitalar. Atualmente é Diretor Geral da R2H, empresa focada em Real Estate no Varejo Hospitalar.

17:00 – FINAL DO EVENTO COM SORTEIO E BRINDES DOS PATROCINADORES

Planos de investimento

LOTE 1

R$ 1.392,00

VENCIMENTO: 28 de junho de 2024

LOTE 2

R$ 1.573,00

VENCIMENTO: 12 de julho de 2024

LOTE 3

R$ 1.626,00

VENCIMENTO: 19 de julho de 2024

LOTE 4

R$ 1.681,00

VENCIMENTO: 26 de julho de 2024

LOTE 5

R$ 1.866,00

VENCIMENTO: 09 de agosto de 2024

BENEFÍCIOS

• Certificado digital;

• Palestras autorizadas em PDF;

• Interação com os palestrantes;

• Interação com os participantes para networking;

• Participação em uma visita técnica guiada (sujeito a disponibilidade de vagas); 

• Almoço e Coffee Break inclusos;

  

IMPORTANTE: Para negociações ainda não iniciadas, os valores ofertados nos LOTES podem sofrer alterações ao longo do período e sem prévio aviso. Conforme a demanda pelo evento e a disponibilidade de vagas nas visitas técnicas, a 

InfraFM reserva-se o direito de corrigir e ajustar as condições comerciais. 

Talen Editora Ltda. 

CNPJ 02.965.355/0001-40

Rua Machado Bittencourt, 361 – 7º andar   

04044-001 – São Paulo – SP

[email protected]  

11 5582.3044

Sobre a InfraFM®

Fundada em 1999, somos a única empresa de comunicação para os mercados de Facility, Property & Workplace Management da América Latina que fomenta a relação entre contratantes e fornecedores do setor. Temos como propósito conectar os profissionais que atuam no setor, o tempo todo, levando conteúdo e networking de qualidade através de nossas mídias: revista impressa, portal de conteúdo e eventos presenciais.

Sobre este conteúdo

Conteúdo destinado exclusivamente aos profissionais, empresas, convidados e visitantes do Congresso Infra FM e leitores cadastrados no portal Infra FM. 

Publicado em maio de 2023.    

Built with