Expo
 

Novo terminal do Aeroporto Internacional de Floripa inicia operação

Lean Construction, Design for Flow e modularidade de materiais e processos executivos foram alguns dos conceitos aplicados

Notícia publicada em 4 de outubro de 2019

A Racional Engenharia foi a empresa escolhida pela Floripa Airport, subsidiária do grupo Zurich Airport AG, para a execução do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Florianópolis - Hercílio Luz, em Santa Catarina. Com 49 mil metros quadrados, quatro vezes maior que o anterior e capacidade para 8 milhões de passageiros por ano, o terminal iniciou sua operação no dia 1º de outubro.

Para o empreendimento, a Racional desempenhou o papel de design-builder, sendo responsável pelo desenvolvimento dos projetos executivos (pré-construção) e construção do aeroporto. Esse modelo de contratação trouxe ganhos significativos de qualidade para o empreendimento, dando mais velocidade às obras e também garantiu o cumprimento do orçamento do Projeto e do prazo estabelecido, com maior eficiência em termos de custo, além de trazer um nível maior de governança e transparência.

"A Racional se colocou desde o início como braço de engenharia e construção da Floripa Airport, aportando inteligência de engenharia desde a fase de projetos até a entrega do Aeroporto em operação. Trabalhamos na pré-construção antes mesmo do leilão, apoiando o cliente na viabilização do seu negócio, com o objetivo de atingir o seu orçamento, o que aconteceu esse mês, nos confirmando automaticamente como a empresa que daria sequência à fase de construção", comenta Erika Matsumoto, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios da Racional Engenharia. "Fomos os primeiros entre os aeroportos concedidos no leilão em março de 2017 a dar início às obras. Não teríamos conseguido essa 'antecipação' se não fosse o modelo de contrato Design & Build", ressalta Erika.

A Racional atua como design-builder há mais de 20 anos. Entre os projetos de destaque executados nesta modalidade está a fábrica da Jaguar Land Rover, em Itatiaia (RJ), inaugurada em junho de 2016. Nesse caso, o desenvolvimento dos projetos aconteceu concomitantemente com a construção da obra, o que possibilitou entregar a fábrica em operação em apenas 14 meses. Outro exemplo é a Arena MRV, nova casa do Atlético-MG, que será executada pela Racional. Com o Aeroporto de Florianópolis, essa prática foi inaugurada também no mercado de Infraestrutura.

Entre as características do projeto estão: readequação da via de acesso, finalização do pátio de aeronaves, estacionamento térreo descoberto para 2530 vagas, novo Terminal de Passageiros com 10 pontes de embarque, e o aumento de acostamento em pista de pouso.

A Racional foi responsável por todos os projetos básicos e executivos do empreendimento, assim como de todas as disciplinas e fornecimentos, como arquitetura, fundações, estrutura, MEP, infraestrutura, paisagismo, mobiliário operacional, iluminação, Wayfinding, BMS (Building Management System) e sistemas eletrônicos aeroportuários, BHS (Baggage Handling System) apoio de engenharia na aquisição de equipamentos especiais, além de memoriais e anteprojeto para o PGI (Plano de Gestão da Infraestrutura) e construção.

No empreendimento foram aplicados os conceitos do VDC (Virtual Design and Construction) a partir do modelo BIM (Building Information Modeling) desenvolvido para o projeto. Na fase de planejamento foram aplicados conceitos de Lean Construction, Design for Flow e modularidade de materiais e processos executivos.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP