Sorteio Nespresso
 

Não esqueça: ambiente limpo é ambiente saudável

Confira as dicas da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional para uma higienização correta como aliada da saúde

Notícia publicada em 13 de setembro de 2019

Comprovadamente, a limpeza pode fazer toda a diferença para a saúde dos frequentadores de locais de ampla circulação, como escritórios, hospitais, transportes públicos, espaços de entretenimento, escolas, shoppings, entre tantos outros. Um processo de limpeza elaborado corretamente pode diminuir em até 80% a probabilidade de propagação de vírus comuns, como o da gripe, de acordo com a International Sanitary Supply Association (ISSA).

Com a missão de promover a limpeza e a saúde das pessoas e a preservação do meio ambiente, a Associação Brasileira de Limpeza Profissional (Abralimp), chama a atenção para exemplos de como a limpeza eficaz contribui para o bem-estar. A falta de limpeza adequada, no entanto, pode favorecer o surgimento de problemas de pele e intercorrências respiratórias, assim como asma, rinite e sinusite, e outras doenças.

Neste cenário, principalmente as empresas devem estar atentas, umas vez que colaboradores doentes podem afetar a produtividade e o desempenho de vendas de outros produtos ou serviços ofertados.

Confira algumas orientações sobre limpeza na prevenção de doenças em ambientes coletivos:

  • O processo de limpeza deve ser planejado e acompanhado por pessoas capacitadas. É fundamental a utilização de produtos químicos e equipamentos adequados que respeitem as variáveis máximas da limpeza profissional sendo elas: temperatura; ação química; ação do tempo e ação mecânica;
  • Para a limpeza de áreas industriais, recomenda-se menor utilização de mão de obra e o máximo de automatização. Esta estratégia está voltada para o controle da qualidade e o mínimo impacto na operação da indústria, pois a limpeza ocorre em paralelo ao processo de fabricação e produção;
  • Equipamentos como aspiradores de pó, secadoras de carpete, enceradeiras, vassouras, lavadoras de piso, sopradoras, carrinhos funcionais e outra série de produtos podem garantir eficiência e higiene;
  • Para a limpeza de carpetes, os métodos mais adotados são a varrição ou a aspiração. Periodicamente, também é comum a aplicação de shampoos para limpeza pesada, feita manualmente ou por máquinas;
  • Poltronas e cadeiras, além de aspiração, devem receber cuidados para proteger o revestimento. Quando há sujidades como líquidos derramados ou outros, dependendo do material da cadeira, é preciso o uso de um produto específico, pois podem danificar-se facilmente.

Curiosidades

Veja também alguns dos locais que possuem maior proliferação de germes e bactérias em ambientes coletivos e previna-se:

Bebedouros: 2.700.000 por polegada
Bandejas de refeitórios: 33.800 por polegada
Pias: 32.000 por polegada
Pratos de refeitórios: 15.800 por polegada
Teclados: 3.300 por polegada
Tampa de sanitários: 3.200 por polegada

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP