Sorteios 11ª Expo
 

Produto inteligente promete revolucionar engenharia elétrica

Solução lançada pela Schneider Electric permite gerir redes elétricas de indústrias e grandes instalações com a facilidade de um smartphone

Notícia publicada em 20 de maio de 2019

A cidade de Campinas, no interior paulista, foi palco de um importante evento da indústria, totalmente voltado à inovação. A Schneider Electric, líder global na transformação digital em gestão da energia elétrica e automação, promoveu no dia 25 de abril, no Royal Palm Hall, mais uma edição do seu Innovation Day, prestigiado por cerca de 500 profissionais, atuantes nos mais diversos campos, em especial indústria, tecnologia e varejo.

É a primeira vez que a operação brasileira da companhia do "Life Is On" escolhe uma cidade do interior para sediar esse que é um dos acontecimentos mais relevantes do seu calendário. "Sem dúvida, Campinas é, para nós, um polo industrial estratégico. Na região, que contempla 20 municípios, estão presentes organizações de vários setores: alimentos e bebidas, farmacêutico, químico, materiais plásticos, transporte, papel e celulose, e hotelaria, entre outros", declara Marcos Matias, presidente da Schneider Electric Brasil. "É um prazer receber nossos clientes e amigos e mostrar como podemos ajudá-los a ser mais eficientes e sustentáveis", completa o executivo.

Eficiência energética, sustentabilidade e, claro, transformação digital foram de fato palavras-chave nesse Innovation Day. Em apresentação inédita, o administrador e consultor Maurício Schneider - com vivências profissionais em mais de 60 países - falou sobre as megatendências e as tecnologias que estão revolucionando o mundo dos negócios. Para completar, representantes de diferentes tipos de indústria (tecnologia, máquinas, bens de consumo e edifícios inteligentes) compartilharam suas experiências com a Schneider Electric e o EcoStruxure na era da digitalização.

Gerencie redes elétricas de grandes instalações com a facilidade de um smartphone 

Outro ponto-alto do evento foi o lançamento de um produto inteligente que promete ser um divisor de águas na engenharia elétrica - um dispositivo pensado e projetado para prover uma experiência digital completa, totalmente voltada à IoT e à Indústria 4.0.

Estamos falando do novo disjuntor de baixa tensão: o MasterPact MTZ. Segundo a empresa, por meio do equipamento é possível obter precisão classe 1 para medição de energia, mais resistência para ambientes agressivos (aqueles com temperaturas muito elevadas ou muito baixas, locais sujeitos à altas vibrações etc.), customização a qualquer hora, por meio de módulos digitais (aplicativos), rápido reestabelecimento de energia no caso de quedas, e integração com outros produtos e plataformas de software da Schneider Electric (EcoStruxure).

O disjuntor pode ser aplicado em geradores e painéis elétricos para diversos segmentos, desde Data Centers, indústrias (manufatura, óleo e gás, mineração, alimentos e bebidas, automotivas), até grandes construções, como shopping centers, hospitais, estádios de futebol e até mesmo em meios de transporte como navios e trens.

"O MasterPact MTZ traz a realidade do mundo moderno para a indústria. Atualmente tudo está conectado por meio de dispositivos móveis (smartphones) e com o MTZ não é diferente. Ele permite uma interface de interação da rede elétrica com o usuário, de forma dinâmica e intuitiva. Com suas tecnologias embarcadas, todas as etapas do projeto, desde a concepção, configuração, compra, operação e manutenção, são otimizadas por meio dos recursos digitais do equipamento. O MTZ foi pensado para prover uma experiência digital completa, totalmente voltada para IoT e Indústria 4.0", afirma o vice-presidente de Building da Schneider Electric Brasil, Klecios Souza.

Customização 24x7

Apesar de ser voltado à proteção de cabos elétricos e barramentos, provendo segurança da instalação, assim como um smartphone, o MasterPact MTZ é totalmente customizável por módulos digitais (aplicativos) que acrescentam funcionalidades ao dispositivo, de acordo com as necessidades do usuário. É possível, a qualquer hora e qualquer momento, habilitar novas funções no produto, que aumentam e melhoram a proteção, a medição de energia, e que fornecem informações de manutenção e diagnóstico.

Economia na palma da mão

O MTZ contribui para melhor gerenciamento de custos, uma vez que fornece dados precisos sobre consumo de energia e necessidade de manutenção preditiva, além de evitar paradas de operação ao permitir rápido restabelecimento da energia em caso de falha. Além disso, por meio de um dos módulos digitais (aplicativo), o equipamento fornece um passo a passo para identificar rapidamente a causa raiz de uma possível pane e, por possuir comunicação Bluetooth e NFC, evita a necessidade de contato físico com o disjuntor, prevenindo riscos de ferimentos.

"A Schneider Electric é uma empresa que conta com mais de oito mil engenheiros de pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo, convertendo ideias ousadas em realidade e desenvolvendo produtos e soluções conectadas, eficientes e sustentáveis, para lidar com os principais desafios de transformação digital. Com base em pesquisas direcionadas às necessidades do mercado somadas aos conceitos de conectividade e IoT é que o MasterPact MTZ foi concebido", completa Souza.

Fotos: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP