Sorteio Nespresso
 

Schmersal reduz gastos de energia em 40% com migração ao mercado livre

Mudança conduzida com o apoio da Electra Energy também ajuda na diminuição do impacto ambiental das operações da empresa no país

Notícia publicada em 21 de março de 2019

Schmersal, empresa de soluções de segurança para operações industriais, conseguiu reduzir em cerca de 40% seus gastos com energia elétrica com a contratação do insumo no mercado livre. O processo, desenvolvido com o apoio da Electra Energy, também contribui para a diminuição do impacto ambiental das operações da multinacional alemã no país.

A migração foi feita por meio de contratos de energia incentivada. Isso significa que toda a eletricidade usada pela companhia é proveniente de empreendimentos como pequenas centrais hidrelétricas, usinas eólicas ou plantas a biomassa. "A Schmersal migrou ao mercado livre por questões econômicas e de sustentabilidade. A energia que compramos no mercado livre é de fontes renováveis, o que atende nossos valores e nossas propostas de trabalho focadas na sustentabilidade", afirma Rogério Baldauf, diretor-superintendente da Schmersal.

A empresa, cujos principais gastos de energia são verificados nas etapas de climatização e acionamento de maquinário (especialmente na área de injeção), também vê na economia de energia um apoio para os investimentos que pretende fazer em expansão: o plano é dobrar a capacidade produtiva em cinco anos.

Preocupação ambiental - O cuidado com o planeta está entre os principais valores da Schmersal, que tem a meta de minimizar e até mesmo eliminar o impacto gerado com suas atividades no meio ambiente. Para nortear as ações, seu Comitê de Sustentabilidade se reúne periodicamente para avaliar e estabelecer parâmetros de questões como redução do consumo de energia e água, substituição de materiais poluentes e aumento da reciclagem, entre outros pontos.

Há mais de três anos, a empresa faz o inventário de emissões dos gases do efeito estufa (GEE) e, desde 2017, compensa 100% dessas emissões com o plantio de árvores. Os cuidados incluem ainda a certificação ISO 14001, norma internacional que define os requisitos necessários para a implantação e manutenção do Sistema de Gestão Ambiental (obtida em 2013), a opção pelo etanol para o abastecimento de sua frota de veículos e o uso de construções eficientes. Sua sede administrativa, localizada em Boituva, foi o primeiro edifício do interior de São Paulo a receber a certificação LEED Gold. Os prédios fabris, apesar de não serem certificados, receberam diversos conceitos de eficiência da certificação.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP