Sorteio Nespresso
 

Entrevista traz os principais desafios do setor de impermeabilização no Brasil

Segundo Firmino Soares Siqueira Filho, vice-presidente técnico do IBI Brasil, formação técnica e normatização são fundamentais

Vice-presidente Técnico do Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI)Firmino Soares Siqueira Filho destaca no bate-papo a seguir fala da importância de ações na área de formação e divulgação do projeto técnico para o mercado. Entre os destaques está a criação da Câmara de Consultores, pois visa a estabelecer uma coesão entre o setor mais fundamental na garantia de um bom desempenho.

Quais são os principais desafios na área técnica do IBI?
A diretoria eleita para o biênio 2018/2020 tem muitos desafios pela frente. Manter-se atualizado em uma área crítica da engenharia como esta, com tantas variáveis e que não admite erros, por si só já é um grande desafio. Mas o maior é conscientizar o mercado da importância da impermeabilização, das consequências das falhas, e ao mesmo tempo, fornecer material informativo, como normas, boletins, apostilas, cursos etc. Neste momento, a criação da Câmara de Consultores é o passo mais importante, pois visa a estabelecer uma coesão entre o setor mais fundamental na garantia de um bom desempenho.

Por que é importante o foco na redação e implementação de normas técnica neste setor?
O foco nas normas técnicas, como a NBR 9575 e 9574 e 9952, é o que trará maior respeito ao setor, pois de um lado orienta as obras e os limites do que deve ser feito, por outro, ao surgirem litígios, trará referências para os peritos e juízes ao emitirem seus laudos e suas sentenças.

O IBI deverá ampliar sua atuação na realização de seminários e workshops?
A intenção é incrementar a oferta de cursos, seminários e workshops. Nosso diretor-executivo está atuante nesta área. A demanda será levantada pelo diretor de desenvolvimento e marketing, oferecendo a dimensão e o que precisa ser feito para atender. Encontros regionais fora de São Paulo e seminários em instituições são metas ambiciosas e buscamos material humano entre nossos associados e apoiadores para que seja possível atender à demanda.

Como ampliar a formação e oferta de serviços na área de projetos de impermeabilização? 
A norma de desempenho é a principal alavanca. Além dela, os casos de insucessos levam à busca por projetos. Os aplicadores fabricantes já percebem hoje como os projetos ajudam a melhorar seus serviços e produtos de forma qualitativa e quantitativa. Mas o principal fator é a realidade de que a impermeabilização é a ciência da durabilidade da edificação, pois a água é o maior agente da deterioração. Isto, o consumidor está aprendendo e cobrando mais uma boa especificação para que seu concreto, seu piso, sua pintura, seu gesso, suas madeiras, sua parte elétrica e seus bens durem mais, e que seja mais saudável em seu ambiente.

Como pretendem promover uma maior aproximação com universidades e cursos técnicos? 
A aproximação com universidades acontece através de cursos, apoio aos Trabalhos de Conclusão de Curso e pós-graduações em todos os níveis. E trazendo estudantes para participar da vida do IBI. Só há um caminho, como claramente demonstrado em nosso último simpósio, que é premiando os bons estudantes e seus trabalhos.

De que maneira a entidade pode contribuir para o crescimento do mercado de impermeabilização? 
O IBI contribui com o diálogo entre profissionais do setor, levando ao mercado a confiabilidade nos trabalhos, aliados um projeto, materiais normatizados, ensaios, consultoria e profissionais bem informados. Isto amplia de uma forma sensível a demanda. O diálogo interno do setor é a melhor fonte de trocas e de harmonização, e isto gera crescimento por reduzir conflitos.

Pode falar mais sobre as suas ações frente à área técnica? 
A criação da biblioteca com um acervo mais completo sobre o setor da impermeabilização é importante, assim como a Câmara de Consultores. A revisão da Norma Técnica, em um trabalho permanente de novas e de revisões, aproximação com o Instituto de Consultores dos EUA e a identificação de áreas que apresentam mais problemas para abordá-las sob o prisma de conceitos de engenharia, para que os estudos e soluções tenham respostas totalmente seguras, dentro do estado da arte. Para isto, o trabalho dos associados na realização de reuniões e estudos tem sido de uma dedicação e disponibilidade extraordinárias e os resultados surgindo o tempo todo. A formação de novas equipes e manutenção da atual... Estas são as principais ações a serem implementadas.
O desafio permanente é fazer com que nossa linguagem, cada vez mais, seja com base em conceitos de engenharia que sejam mais claros para os usuários. Preços e custos se formarão sobre a ciência e a técnica, e não no balcão de leilões.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP