Expo
 

Projetos da Allianz Partners para integrar políticas de inclusão social

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, empresa compartilha iniciativas empregadas para seus funcionários

Hoje, 21 de setembro, é comemorado o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência. Oficializada em 2005 e celebrada desde 1982, a data foi criada para conscientizar a população sobre a importância de se promover iniciativas de inclusão social. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 45 milhões de pessoas portadoras de deficiência no Brasil (cerca de 24% da população). No entanto, apenas 0,9% delas estão inseridas no mercado de trabalho formal (com carteira de trabalho assinada).

Luciana Montuanelli, diretora de Recursos Humanos da Allianz Partners, empresa especializada em assistência 24h e oferta de seguro viagem, reflete que um dos principais motivos para essa estatística alarmante consiste no fato de que as empresas ainda não adaptaram sua estrutura física para a criação de ambientes mais inclusivos. "Muitas organizações carecem de ferramentas de trabalho adaptadas para a acessibilidade digital desses profissionais", explica.

Na contramão desta realidade, a Allianz Partners disponibiliza recursos que visam facilitar o acesso das pessoas com deficiência visual. "Entendemos a importância de investir continuamente em uma disposição de navegação inclusiva e de fácil acesso. A tecnologia permite maior independência para os portadores de deficiência", comenta Luciana.

Deficiente visual de nascença, João Bernardelli é Técnico de Atendimento há sete anos e atende diariamente clientes de uma grande montadora que ligam solicitando assistência. Bernardelli conta que a empresa disponibiliza plataformas como a Virtual Vision, que auxilia profissionais com deficiência visual a acessar sistemas e aplicativos em seus computadores, proporcionando alta performance no atendimento ao cliente.

João Bernardelli, Técnico de Atendimento da Allianz Partners

Outra iniciativa inclusiva da Allianz Partners é o projeto Massoterapia com Deficientes Visuais. Todos os funcionários da companhia têm acesso a massagistas, e podem realizar o agendamento de sessões pela intranet. "Além de garantir bem-estar para os funcionários que recebem a sessão, os massoterapeutas cegos desenvolvem técnicas diferenciadas com toques que proporcionam alívio e relaxamento em qualquer sessão de massagem", explica a diretora. Durante os dois últimos anos, foram realizados mais de 5.400 atendimentos aos colaboradores em todas as unidades da empresa.

O benefício e a melhora na qualidade de vida, uma vez que a massoterapia tem como objetivo ativar a circulação sanguínea, aliviar dores e ajudar na prevenção de lesões por movimentos repetitivos, não ficam restritos somente àqueles que recebem a massagem. Luciana ressalta que "os massoterapeutas cegos sentem-se mais integrados à sociedade por conta da oportunidade concedida pela companhia".

Luciana diz ainda que essas iniciativas são motivações para seguir trabalhando por um futuro em que pessoas com deficiência sejam vistas de forma igualitária e tenham seus direitos garantidos. "Ter uma data como essa é um momento ainda mais importante para reflexão e buscas por soluções para as dificuldades que ainda existem, já que, mesmo com o avanço dos últimos anos, ainda temos preconceito, desigualdade, exclusão e falta de acesso a diversos serviços para pessoas com deficiência", finaliza Luciana Montuanelli.

Foto: Divulgação Allianz Partners

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP