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O que já é realidade no pós-pandemia:

Depende única e exclusivamente da cultura e estratégia organizacional de cada companhia

Muito se fala do que será o futuro do Workplace. Por isso, trazemos nesta edição três rápidos cases que mostram o que já é realidade no pós-pandemia. O objetivo aqui é no sentido de auxiliar, quem gere os espaços de trabalho, a construir o seu próprio modelo através de uma abordagem que atenda única e exclusivamente a cultura e estratégia organizacional de cada companhia.

CASE 1

LafargeHolcim Brasil

A transformação cultural em curso na LafargeHolcim Brasil, chegou às instalações físicas da companhia. O novo escritório de São Paulo, amplo, moderno e colaborativo, proporciona um ambiente de trabalho mais interativo e menos hierarquizado, fomentando a criatividade e a agilidade na tomada de decisões. As mudanças foram pensadas também para atender o regime híbrido de trabalho adotado pela empresa, no qual os empregados têm expediente flexível, sendo parte presencial e o restante em home office.

“Tudo isso reflete a cultura que fomentamos na companhia: ágil, colaborativa, não hierarquizada, que não cabia mais na concepção tradicional do escritório antigo. Hoje é uma tendência de mercado essa postura mais flexível e é dessa forma que queremos ser vistos. O bem-estar no ambiente de trabalho gera identidade, conexões e, consequentemente, maior desempenho. O objetivo é ampliar a convivência, porque o trabalho do dia a dia pode ser realizado por home office, conforme estamos vendo há mais de um ano”, explica Juliana Andrigueto, diretora de Recursos Humanos e Comunicação da LafargeHolcim Brasil.

O escritório passou por uma ampla reforma e conta agora com salas mindfulness e para lactantes, armários para objetos pessoais, chuveiro e maior área de convivência, com copa e espaços mais descontraídos. As mesas ficaram maiores e ganharam novo formato em ambientes sem paredes, aproximando os gestores de seus times. Foram eliminados os espaços para a diretoria. O conceito é que todos fiquem no mesmo ambiente. Para reservar um posto de trabalho, a LH fará uso de um aplicativo no qual o empregado agenda sua presença, assim como pode reservar sua própria mesa de trabalho e salas de reunião com antecedência. 

Para receber os empregados, a LafargeHolcim desenvolveu um kit de boas-vindas e lançou a campanha “Sua mochila, seu escritório”. O sistema híbrido também foi pensado em respeito aos colaboradores de São Paulo que precisam se locomover para chegar ao trabalho. Como 85% dos administrativos dos escritórios seguem em teletrabalho, o revezamento possibilita que os empregados mantenham a qualidade de vida, tanto no home office quanto no escritório.

Voltar às atividades presenciais no escritório depois de um ano e três meses trouxe vários sentimentos às pessoas. “Ver como o espaço foi preparado para nos receber, levando em consideração todos os protocolos contra o Covid-19, é sem sombra de dúvidas acolhedor mesmo que por hora seja sem um abraço. A comunicação feita com antecedência e o suporte para o trabalho híbrido mostra o quanto a LafargeHolcim está preocupada com o bem-estar de todos.” destaca Danielle Cibele da Silva de Lima, Analista Administrativo.

Uma pesquisa interna com os empregados apontou que 93% consideram que sua produtividade aumentou. Realizada mensalmente com todos que estão em home office, a sondagem é feita por meio de uma Assistente Virtual de RH - a Pilar - que interage com os colaboradores e visa avaliar não apenas a produtividade, mas a saúde mental e a segurança de todos. No último levantamento, 98% responderam que se sentem seguros com as medidas de segurança adotadas na pandemia pela empresa e 72% avaliaram o teletrabalho de forma positiva.

Desde 2020, as equipes da LafargeHolcim do escritório do Rio de Janeiro (RJ) e Pedro Leopoldo (MG) passaram a cumprir a jornada de trabalho definitivamente em suas residências e levaram para casa itens essenciais para o trabalho como equipamentos ergonômicos e de informática. A LafargeHolcim incluiu ainda ajuda de custo aos empregados que é creditada diretamente na folha de pagamento.

A desmobilização dos escritórios do Rio de Janeiro e Pedro Leopoldo foram feitas e em linha com a valorização do bem-estar e adotam o mesmo modelo de smart working, que favorece o equilíbrio entre a jornada profissional e a qualidade de vida. Dessa forma, a enpresa tem 85% dos empregados administrativos dos escritórios em regime de teletrabalho permanente e uma redução de 70% dos espaços físicos, o que gera uma economia de cerca de R﹩ 3 milhões por ano. Além disso, estima-se uma economia média de 780 horas de deslocamento do empregado por ano.

Coworking

Outra importante novidade na LafargeHolcim é o coworking. Os empregados, principalmente as pessoas em teletrabalho, que quiserem realizar reuniões com suas equipes de trabalho, com clientes e fornecedores, ou mesmo queiram trabalhar algum dia fora de casa, a empresa contratou uma rede de coworkings com mais de 1.000 espaços em todo o Brasil para estes momentos. São espaços colaborativos, modernos e com todos os protocolos de Saúde e Segurança necessários. Basta o empregado acessar o app e agendar o local que mais lhe agradar ou que for perto de

sua casa.

“Adorei minha primeira experiência no coworking. Foi fácil usar o aplicativo e procurar um lugar perto da minha casa. Fiz a opção por um lugar descolado, menos formal e com o selo de segurança. Recebi a confirmação e as orientações por e-mail. Chegando no local fui muito bem atendida e repassaram todas as informações referentes aos protocolos de segurança e senhas. É muito bacana ter novamente a sensação de ‘sair para trabalhar’”, relata Andrea Barreto, da equipe de RH da LafargeHolcim e responsável pela Mauá Prev (Previdência Privada).

 

CASE 2 

VIA, dona das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br

Via é líder no varejo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos no Brasil e há décadas está presente na mente, no coração e na casa dos brasileiros com o e-commerce e as lojas das marcas Casas Bahia e Ponto, além das vendas online do Extra.com.br, banQi da fábrica de móveis Bartira, Asap Log, I9XP, além da associação com o Distrito. Com cerca de 46 mil colaboradores, a companhia possui capital aberto na B3 desde 2013 e está presente em mais de 450 municípios brasileiros, 20 estados e no Distrito Federal, com a maior e mais digital rede logística do Brasil, conectando cerca de mil lojas físicas, 28 centros de distribuição e hubs de entregas com cerca de 97 milhões de clientes e oferecendo produtos, créditos, serviços e soluções desenvolvidas com a mais alta tecnologia.

O novo momento da Via e a proximidade com os grandes centros empresariais da cidade de São Paulo motivaram a empresa, dona das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br, a inaugurar uma nova sede de 8 mil m², distribuídos em quatro andares, no Eldorado Business Tower, localizado no bairro de Pinheiros, na capital paulista, com o projeto idealizado pela Athié Wohnrath – Construtora e Arquitetura.

Parte de um plano estratégico da companhia, de torná-la uma plataforma aberta e sem barreiras, o projeto traz um conceito mais colaborativo - sem estações de trabalho fixas - moderno e com ambientes de convivência e descompressão.

O local será mais uma opção de escolha para os colaboradores das áreas administrativas da Via, que também terão a opção de continuar em um prédio da companhia em São Caetano do Sul, na grande São Paulo. Juntos, os dois hubs somarão mais de
18 mil m² de área de trabalho para os mais de quatro mil colaboradores da área administrativa da companhia.

“Esse novo espaço retrata a nova fase da Via. Além de estarmos mais próximos dos centros comerciais de São Paulo, o novo escritório traz uma proposta mais integrativa, inovadora e com ambientes de convivência inspiradores para nossos colaboradores”, resume Roberto Fulcherberguer, CEO da Via. “Pensando em um modelo de trabalho flexível, com aproximadamente 30% dos colaboradores trabalhando de casa ou em um dos nossos locais físicos, não teremos mais mesas fixas ou salas. O objetivo é oferecer mais uma opção de ambiente e bem-estar para nossos profissionais”, conclui Fulcherberguer.

 

CASE 3 

SunsetDDB: novos tempos exigem novos ambientes

Com projeto de Melina Romano e execução da Construtora Linc, a agência de publicidade SunsetDDB realizou um retrofit completo em seu escritório na capital paulista, em uma área total 320 metros quadrados. 

O intuito da modernização foi o da agência de se modelar às novas formas de trabalho que a atualidade exige. Com a pandemia do coronavírus, a direção percebeu que muitos colaboradores poderiam atuar no modelo home office para garantir o distanciamento social necessário e a segurança de todos.  Com isso, o escritório passou a ser um lugar híbrido, onde é possível realizar reuniões e trabalhos pontuais.

Para colocar em prática esse preceito, uma grande mudança aconteceu.  O escritório da SunsetDDB ganhou espaços funcionais e híbridos com mesas amplas para serem compartilhadas e salas multidisciplinares. Ou seja, ambientes perfeitos para atender o novo estilo de trabalho adotado pela agência e seus colaboradores.

“Todos os espaços são amplos, arejados, bem iluminados e decorados com muito bom gosto. Além disso, foi criado um belíssimo rooftop pensado para a confraternização de colaboradores e demais parceiros da agência. Nessa cobertura, foi construído um bar, um local para de fato reunir, trazer clientes e realizar eventos no futuro. Para tanto, foi priorizado o uso de vidros, cores neutras e detalhes em tons quentes, bem como o verde das plantas para criar um lugar de convívio e bem-estar”, explica o fundador da Linc, Robson Nascimento.

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