Sorteio Nespresso
 

Comprar imóveis com bitcoins já é uma realidade

[Real Estate] Transação vem sendo usada em países como Estados Unidos e Portugal e mercado imobiliário brasileiro adere à novidade

A aquisição da casa própria está na lista dos principais sonhos dos brasileiros. Pesquisa realizada pelo Datafolha, publicada neste ano, mostrou que 87% da população deseja comprar um imóvel. Atentas a isso, as empresas do mercado imobiliário nacional têm inovado na tentativa de atrair mais consumidores.

Uma dessas novidades é a possibilidade de comprar um imóvel com criptomoedas. A transação, que já acontece em países do exterior, como Estados Unidos e Portugal, passou a ser utilizada no Brasil em 2022. O mercado imobiliário do Rio Grande do Sul foi pioneiro ao aderir à inovação.

No momento, as criptomoedas aceitas para a compra de imóveis no país são o Bitcoin (BTC) e a Ethereum (ETH), consideradas ativos digitais mais consolidados. O consumidor deve fazer a negociação diretamente com a empresa responsável pela venda. O pagamento é feito por meio da transferência do valor em criptomoedas entre as carteiras digitais.

Dinâmica das criptomoedas

As criptomoedas são ativos digitais que pertencem à modalidade de renda variável. Para investir, o interessado deve ter uma conta em uma plataforma de investimentos que faça a mediação com uma gestora de moedas digitais.

No mercado latino-americano, a Hashdex Criptoativos é a principal empresa gestora de criptomoedas, reunindo mais de US$ 2 bilhões em ativos.

Pela plataforma, o investidor decide quais criptomoedas vão compor a sua carteira digital. O BTC e a ETH estão entre as mais populares. Mas a orientação dos especialistas em finanças é estudar o mercado para identificar os ativos mais interessantes para o momento.

Vantagens e desvantagens da compra com criptomoedas

A compra de um imóvel com o uso de criptomoedas tem como principal vantagem a facilidade da transação, que é menos burocrática. A negociação é feita diretamente com a imobiliária, construtora ou incorporadora responsável pelo imóvel, eliminando a necessidade de autorização de bancos para a realização das etapas de compra.

Outra vantagem para o consumidor é a possibilidade de converter as criptomoedas, que são ativos de alta volatilidade, em um imóvel, um investimento considerado mais estável.

Para o vendedor, a transação também é vantajosa, pois permite receber o pagamento de forma instantânea e sem tributação. Outra vantagem é que, em contextos positivos, as criptomoedas passam por processos de supervalorização.

Entre as principais desvantagens para quem deseja comprar um imóvel usando criptomoedas está o fato de esse tipo de negociação ainda ser uma novidade no Brasil e, por isso, há poucas ofertas. Ademais, não é possível usar o sistema de crédito imobiliário oferecido pelos bancos.

Para quem aceita o pagamento em moedas digitais, a desvantagem está relacionada ao risco inerente das criptomoedas, que é a alta volatilidade. Se o cenário positivo implica a supervalorização, em momentos de retração, o prejuízo pode ser significativo.

Orientação geral

Atentos às vantagens e desvantagens da compra de um imóvel com criptomoedas, a orientação do mercado aos consumidores é agir da mesma forma como na compra do sistema tradicional.

Dessa forma, é necessário planejar-se financeiramente, avaliar se o imóvel é compatível com os objetivos da família e analisar se as condições oferecidas pelo vendedor atendem o esperado.

Foto: Divulgação. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP