Sorteio Nespresso
 

AVCB em dia - só isto resolve?

Será que a proteção das pessoas, dos ativos, das informações e insumos estão seguros?

Atualmente, a grande maioria dos condomínios comerciais e corporativos, logísticos, industriais, entre outros, no geral se preocupam apenas em obter ou renovar sua licença junto ao Corpo de Bombeiros (AVCB) dentro dos prazos e cumprindo os requisitos básicos para seu atendimento.

Sabemos que se trata de uma obrigação legal e do passo inicial para todo o processo de Segurança Contra Incêndios, porém o gestor não deve parar por aí, como afirma o Diretor da Safety2u, empresa de Gestão, Tecnologia e Projetos da área de Segurança Contra Incêndios, Alexandre Reche – Coronel da Reserva e Engenheiro com mais de 30 anos de experiência na área.

 “Junto a todas as medidas protetivas e demandas técnicas iniciais projetadas para a obtenção do AVCB, se faz necessário um processo de gestão, gerenciamento e controle de prazos, testes e treinamentos que garantam tudo em pleno funcionamento.

Desta forma, o objetivo primário deve ser a segurança e preservação da vida dos moradores, colaboradores e todos aqueles que convivem no cotidiano destes locais e suas edificações. Todo este trabalho diário de ações preventivas e rotineiras, dentro das melhores práticas e normativas vigentes, garantem um resultado efetivo, o que mantém a edificação segura e de acordo com as normas, fazendo com que o AVCB em dia seja consequência desta sequência e planos de ações contínuos “, relata Reche.

 Com a ocorrência de eventos de grande vulto, que ceifaram a vida de muitas pessoas, como o caso da boate Kiss, bem como diversos incêndios em condomínios, hospitais, galpões e outras edificações registrados no último ano em SP e em todo Brasil, inclusive com resultado de morte de dois moradores em um Condomínio de Alto Padrão, que estava com AVCB em dia, reforçam ainda mais a necessidade de uma gestão contínua nessa área de proteção.

 Tudo isto mostra a relevância de uma gestão efetiva com vistas à auditoria dos diversos processos da área de Segurança Contra Incêndios. Hoje contamos com algumas ferramentas e tecnologias que oferecem ao Síndico e ao Gestor Administrativo, uma gestão fácil e eficiente, como algumas funcionalidades interessantes:

- Tecnologia do Painel de Controle e Gestão, que atua com um Dashboard de todas as medidas protetivas e seus status em tempo real, alerta de próximos eventos e ações programadas, registros de não conformidades e plano de ação de correções, além de comunicações aos responsáveis e gestores em tempo real sobre os problemas bem como plano de ação envolvido, garantindo respostas e soluções rápidas e mais eficientes.

- Check List Sistêmico SafetyList, que consiste em uma plataforma de captação de dados com toda legislação embarcada, fácil e amigável para inspeções e verificações, gerando relatórios e ações em tempo real e um melhor desempenho nas visitas técnicas.

- Gestão de documentos e prazos “on-line”, com todos os documentos, projetos, relatórios de vistorias, ART´s, licenças e demais evidências, armazenamos no Oracle Cloud com acesso seguro e rápido, tudo com as boas práticas de segurança da informação da ISO 27001 e toda legislação da LGPD embarcada.

Junto a toda tecnologia aplicada, se faz muito importante o engajamento de colaboradores e as pessoas que frequentam os ambientes, com a participação de eventos de interesse, como também alguns serviços que fazem parte do escopo geral de Boas Práticas junto ao tema que vêm despertando interesse, como:

- Palestras para colaboradores e moradores sobre acidentes domésticos, pequenos incêndios, primeiros socorros, crianças e idosos e seus cuidados, de forma a engajar os moradores no processo de Gestão da Segurança Contra Incêndios.

- Participação Técnica para apoio ao Gestor ou Síndico na parte técnica e tomada de decisões na área de segurança contra incêndios, tirando dúvidas e garantindo assertividade na condução dos projetos da área.

Com a garantia de tudo em funcionamento e de acordo com as normas, não somente no ato de emissão ou renovação do AVCB, todo este processo é validado e homologado por seguradoras, proporcionando custos menores para o Seguro Predial Contra Incêndios e garantindo o recebimento do prêmio em casos de sinistro, pois as evidências e toda a gestão também deixam claro que todas as medidas preventivas e seus acompanhamentos foram feitos no dia a dia dos empreendimentos.

Marco Papa, fundador da empresa Safety2u afirma “Estamos iniciando uma disrupção nesta área, que hoje é muito técnica e trabalhada sempre para cumprir os prazos de última hora, ou depois de problemas e ocorrências negativas com resultados ruins para os moradores, onde estamos trabalhando justamente para trazer uma solução completa, que garanta uma inversão deste cenário, com segurança, tranquilidade jurídica das responsabilidades do Gestor/Sindico, e ainda atenda esta dor e este trabalho junto a gestão, deixando seus responsáveis mais livres para atuar em outros segmentos e demandas das empresas e condomínios, ficando nossa plataforma e gestão a cargo de tudo na área de Segurança Contra Incêndios .”

 Lembrando sempre, o foco na gestão perene garante a edificação e o ambiente das pessoas mais seguro contra incêndios e acidentes, com todos os equipamentos das medidas protetivas funcionando, pessoas treinadas e engajadas e documentações e testes com responsabilidade técnica (ART) expedidos e de acordo com as normas, de forma que o AVCB e suas renovações sejam automáticas e consequência destas ações no dia a dia.

 Sabendo também que muitos gestores/síndicos ainda estão no início do processo de regularização de seus condomínios, é importante salientar as necessidades básicas junto a projetos de AVCB, renovações, treinamentos e laudos de testes e manutenções constante dos equipamentos, ações estas que demandam tempo, conhecimento técnico e muito trabalho para se atingir os objetivos.

Com todo o exposto e considerando os dias atuais, para uma gestão mais ágil e eficaz para as edificações como um todo, soluções completas na área de segurança contra incêndio facilitam a atuação do gestor predial, garantindo melhor desempenho de suas tarefas, com menos riscos.


Diretoria Safey2u: Da esquerda para Direita, Anderson Azevedo, Alexandre Reche, Fábio e Marco Papa

Fotos: Divulgação.

CONFIRA AQUI A VERSÃO DIGITAL DESTA EDIÇÃO.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP