Sorteio Nespresso
 

Mercado de startups ganha nova espécie

[Real Estate] Com 100 milhões de faturamento, Housi é o novo camelo rosa

Em seu 3º ano operacional, a startup ultrapassará 100 milhões de faturamento. "Crescemos 350% ao ano. Atingimos o ponto de equilíbrio no final do ano passado, desde então, a Housi entrega resultados positivos para os seus acionistas e inaugura uma nova fase. Chegou a hora de uma nova espécie de startup: o camelo rosa", afirma Alexandre Frankel - CEO da Housi.

Enquanto unicórnios do setor de proptech, tem onda de demissões e questionamentos nos valuations, a Housi - pioneira mundial no serviço de moradia flexível 100% digital - dobrou o seu time e continua contratando.

De acordo com Frankel, a plataforma de moradia flexível se consolidou como uma "startup camelo" - que é aquela que possui crescimento sustentável, bom fluxo de caixa, estabilidade e estratégias de longo prazo. E assim também é a Housi: uma empresa sólida que cresce de maneira consistente e rentável.

Os números provam, a startup escalou de forma surpreendente:

"Ampliamos a presença de 2 cidades, logo antes da pandemia, para um total de mais de 120 atualmente. São 200 incorporadores parceiros e mais de 60 mil apartamentos embarcados com o sistema operacional da Housi. Isto representa um VGV próximo de R$20 bilhões com a marca Housi - o que faz dela virtualmente a maior incorporadora do Brasil - atingindo quase 3 vezes o volume de lançamentos do que a maior incorporadora nacional", afirma Frankel, e continua: "Crescemos 350% ao ano. Atingimos o ponto de equilíbrio no final do ano passado, desde então, a Housi entrega resultados positivos para os seus acionistas e inaugura uma nova fase. Chegou a hora de uma nova espécie de startup: o camelo rosa", afirma o CEO da Housi.

O lema da Housi é crescer com consistência, lucratividade e com estratégias bem delimitadas e sustentáveis no longo prazo: "Nunca concordamos com a tese que incentiva crescer a qualquer custo para um dia descobrir um jeito de inverter as coisas. Em apenas três anos, a Housi entrega lucro com consistência", explica Frankel.

"Analisamos os números e concluímos que vocês deveriam crescer mais rápido e aumentar o CAC (termo utilizado pelos fundos de venture capital para designar Custo de Aquisição de Cliente)". Cansei de receber feedbacks como este de vários fundos de VC (Venture Capital ou capital de risco tipicamente focado em empresas de tecnologia) nos últimos seis meses. Crescer com consistência, gerando resultado parecia uma grande heresia. A ordem do momento era gastar o quanto fosse necessário para adquirir novos clientes, mesmo perdendo muito dinheiro, e justificar que com a escala algum dia a conta iria fechar" - afirma Frankel.

Antigo modelo

"Começamos como uma gestora de apartamentos pertencentes a investidores focados em renda. Nossa proposta de valor era gerar o máximo de resultado sem nenhuma dor de cabeça para o investidor focado em uma renda passiva e sem trabalho. No entanto, durante a pandemia, visualizamos uma grande oportunidade de desenvolver um trabalho muito maior e com um poder de transformação arrebatador. Nos associamos aos melhores incorporadores do país", comenta Alexandre.

Novo modelo de gestão com o Housi AppSpace

A startup migrou de um modelo de gestão mais tradicional para um novo ecossistema - que agrega muito mais valor em todas as fases da moradia.

"O modelo de gestão de imóveis para locação passa a ser mais um serviço do Housi AppSpace, agora prestado por empresas especializadas conectadas pelo mesmo aplicativo", afirma Frankel.

Ao entregar edifícios com serviços conectados acessíveis pelo celular em um único app, as empresas experimentam um grande crescimento na rentabilidade, além do aumento na velocidade das vendas em 30%.

Com o AppSpace da Housi queremos mostrar para os incorporadores do Brasil que podemos transformar seus empreendimentos e ajudá-los a entrar na era digital, tornando-os mais tecnológicos, conectados e muito mais atrativos e vantajosos, com as soluções oferecidas pelo nosso ecossistema", explica Roberta Faria, CMO da Housi.

Housi é um sistema operacional e prédios são como hardwares

"Podemos dizer que a Housi é o sistema operacional dos prédios. De uma forma bastante simples, a mesma transformação que a Microsoft trouxe para os computadores pessoais ou que os sistemas Android, da Google, e iOS, da Apple, trouxeram para os aparelhos móveis, a Housi se propôs a trazer para um hardware ainda analógico: os imóveis. Conectamos prédios antes analógicos a serviços e soluções por meio do nosso sistema Housi AppSpace. No seu smartphone, você instala serviços como WhatsApp, Waze, Instagram, banco etc. Imagine que você possa instalar os principais serviços também no seu prédio: mercado de conveniência autônomo, abertura de porta, lavanderia autônoma, carro compartilhado, aluguel on demand de utensílios domésticos, apenas para citar alguns. Tudo conectado a um único aplicativo de moradia. Isso significa mais praticidade no dia a dia e tempo livre".

Dentre as empresas que integram o Housi AppSpace estão a Magalu, com o Vai e Volta Magalu, que disponibiliza aluguel de eletrodomésticos, como cafeteira, caixa de som, TV, climatizador, furadeira, videogame, Osten Go by Ucorp, serviço de compartilhamento de carros de luxo; Localiza Meoo, carro por assinatura; Omo Lavanderia; e muitos outros.

Em sintonia com a nova fase do negócio, a plataforma de moradia flexível criou uma nova solução, chamada "Housi Vendas" - um time especializado para ajudar as incorporadoras a venderem seus empreendimentos; fez a tokenização de imóveis da unidade On Jardins e ainda foi a protagonista da primeira venda de imóvel 100% pelo Metaverso no Brasil - que entrou para a história.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Siemens adquire a Brightly Software

A transação tem como objetivo acelerar o crescimento no negócio das ofertas digitais da Siemens para edifícios inteligentes

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP